Pós-CPMF. Lula é esperto o suficiente para fazer do limão uma limonada. Ou você duvida?
Desde ontem você não paga mais a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. A CPMF rendeu, em 2007, algo como R$ 38 bilhões. Estimava-se que, neste ano, o troco subiria para R$ 40 bilhões. É a cifra prevista no orçamento da União e que, claro, terá que ser modificado. Mas, o que fará o governo a respeito? E que tipo de prejuízo político poderá advir para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva? Hein? Confira trecho de nota publicada por Tales Faria, Editor Chefe do Jornal do Brasil. E, lá embaixo, o meu comentário. A seguir:
… O que dá para fazer é uma análise mais macro. Conhecendo a mecânica de raciocínio do Poder em geral, concluir como a coisa deverá ser encaminhada, em linhas gerais. Há pelo menos três princípios que deverão guiar o poder.
Primeiro princípio: O governo não vai fazer aquilo que a oposição queria que ele fizesse. Se a oposiççao derrubou a CPMF na expectativa de que Lula faça um ajuste draconiano das contas que o impediria de investir em obras durante os anos eleitorais que se avizinham (2008 e 2010), pode crer que ele vai tentar fazer justamente o contrario. Lula cortará o mínimo de verbas dos investimentos em programas com conotação de campanha, como o PAC, o Bolsa Família, etc.
Segundo principio: O governo vai tentar dar o troco. Ou seja, vai fazer a oposição pagar a conta. Primeiro, cortando do Orçamento todas as verbas que seriam destinadas a emendas de parlamentares da oposição.
Terceiro princípio: Como os dois primeiros pontos, por si só, não devem ser suficientes para fechar a contabilidade, o governo vai ter de fazer um mínimo de ajuste que evite um rombo nas contas públicas. Ou seja, de alguma maneira vai sobrar para todo mundo. Provavelmente com algum aumento de impostos. Mas Lula tentará bater o bumbo o mais que puder para jogar a culpa na oposição. Daí ele já ter ido à televisão e lamentado a derrubada da CPMF. Deu seu recado: o que vier de mau por aí, é culpa da oposição!…
COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: acredito piamente na primeira parte. Isto é, não haverá corte algum em PAC ou Bolsa Família. Lula cortará o que for, menos isso. E, portanto, o objetivo político (legítimo) da oposição dará em nada. Para desespero de uns e outros, especialmente os demistas. Os tucanos ficarão quietos, porque imaginam (com razão) que podem virar governo dentro três anos.
De outra parte, tenho sérias dúvidas se o governo vai cortar todas as emendas parlamentares oposicionistas. Aí, não. No máximo, será seletivo. Isto é, tratará à míngua os principais adversários. Mas não todos. E alguns até serão afagados. É o que penso. Ah, em relação a um novo imposto? Não duvido: mas a oposição terá que concordar. O que é muito complicado. Ou não.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota O que fará o governo sem a CPMF, escrita por Tales Faria, Editor Chefe do Jornal do Brasil, no Blog dos Blogs.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.