EducaçãoSaúdeTrabalhoUFSM

PEGOU MAL. Na UFSM, restrições à MP que criou estatal para gerir hospitais

A Medida Provisória 520, assinada por Luiz Inácio Lula da Silva nos estertores do governo passado, cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A., definitivamente não agradou. Há argumentos diversos, mas todos em direção contrária à aprovação.

Felipe Müller: reitores vão tratar do assunto em fevereiro

No âmbito da UFSM, por exemplo, há duas fortes opiniões a respeito do tema. Uma, do reitor Felipe Müller; outra, do diretor do Centro de Ciências da Saúde, Paulo Burmann. Varia o tom e o viés, mas ambos têm restrições claras a respeito. Você pode conferir as duas avaliações, em reportagens distintas produzidas pela assessoria de comunicação da Seção Sindical dos Docentes (Sedufsm). A foto é da CCS/UFSM. Confira:

Reitor da UFSM diz que MP 520 não vem ao encontro do que a universidade precisa

…O reitor da UFSM, Felipe Müller, declarou na tarde desta segunda-feira (24/01) em conversa com a Assessoria de Imprensa da SEDUFSM, que a Medida Provisória 520, que trata da questão dos hospitais universitários, não contempla o que a universidade almeja em termos de reposição de pessoal. “Inicialmente é possível identificar que a MP evitou um caos, por ter adiado a questão do ajuste de conduta dos 24 mil servidores irregulares que estão hoje nos hospitais universitários. Porém, ela não vem ao encontro da reposição de pessoal através de concursos que a universidade precisa. Não tenho um juízo de valor formado, até porque essa MP pode ser revogada”.

Conforme o reitor, a Medida Provisória 520 está entre os assuntos a serem tratados na próxima reunião da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) que acontece nos dias 02 e 03 de fevereiro, em Brasília. O procurador-geral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), José Umberto Nozella, observou em reunião com dirigentes e procuradores das universidades, que o papel da Andifes é muito importante no acompanhamento da MP: “Devemos ter consciência de que se a empresa for criada quem vai mandar nos HUs é ela..”. (PARA LER A ÍNTEGRA,CLIQUE AQUI)”. 

Diretor do CCS da UFSM defende a revogação da Medida Provisória 520

…Em meio às incertezas geradas pela Medida Provisória 520 dentro das universidades, uma importante voz da área da saúde se levantou contrária ao decreto. Essa voz é de Paulo Burmann, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e professor do departamento de Odontologia da UFSM. Burmann destaca que a recente criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (EBSERH) ameaça o caráter público dos hospitais universitários e abre caminho para a terceirização. “Os hospitais universitários precisam de investimento em recursos humanos e em estrutura, não de privatização”.

O diretor do CCS vê somente uma saída para a manutenção do caráter público dos hospitais universitários: “Essa MP não deve sofrer emendas, ela deve ser rejeitada. E isso deve…” (PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI).

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo