EstadoPartidos

CÂMARA (2). Oposição é minoria entre os deputados federais gaúchos. Na prática não é beeem assim

 

É verdade que Marco Maia (PT) será, salvo um desastre que ninguém imagina seja possível, o presidente da Câmara dos Deputados – como você leu na nota imediatamente anterior, abaixo. Isso já dá uma força importante para o governo, naquela Casa do Congresso. Também é verdade que, dos 31 parlamentares (de um total de 513), a grande maioria faz parte da bancada que apóia a presidente Dilma Rousseff.

Marchezan Jr, do PSDB, e de Santa Maria, uma das poucas vozes da oposição, no RS. É?

Dos partidos que obtiveram cadeiras na Câmara, no Rio Grande do Sul, apenas dois, PSDB e DEM, são oposicionistas. Isso significa, então, que só Nelson Marchezan Jr (que também se coloca como representante de Santa Maria, onde obteve 10 mil votos) e Ônix Lorenzoni estarão no outro lado da trincheira, em contraposição ao governo? É? Não, não é.

Na prática, embora sejam tão governistas quanto o PT, deputados eleitos pelo PMDB e PP, na maioria, se colocam na oposição. Já, em princípio, PTB, PSB, PC do B e PDT devem se aliar junto à base dilmista.

Quem produziu, inclusive com dados oficiais, um didático trabalho a esse respeito – e também levantando outras informações relevantes – foi o jornal eletrônico Sul21. Vale a pena conferir a reportagem assinada por Igor Natusch. A seguir:

 “Na Câmara Federal, maioria dos gaúchos fará parte da base de Dilma Rousseff

Na próxima terça-feira (1º), 513 representantes eleitos pelo povo brasileiro serão empossados para a 54ª legislatura da Câmara Federal. Trata-se de um grupo heterogêneo, formado principalmente por avogados, médicos e educadores, e que deve oferecer ampla base de sustentação para a presidenta Dilma Rousseff. Desses, 31 são gaúchos – mesmo número de deputados eleitos pelo RS nas eleições de 2006. Nosso estado contribuirá com 11 novos nomes para a legislatura que inicia no dia 1º, além de trazer uma bancada mais alinhada com o governo federal. Embora, infelizmente, com uma diminuição sensível no número de mulheres: ao invés das quatro eleitas em 2006, teremos apenas Manuela D’Ávila (PCdoB) assumindo de fato seu lugar no parlamento em 2011…

… Três deputados eleitos pelo povo gaúcho, porém, não ficarão na Câmara Federal por muito tempo. Devem assumir e, quase imediatamente, licenciarem-se de seus mandatos, de forma a ocuparem espaços no executivo estadual ou federal. São os casos de Beto Albuquerque (PSB), que ocupa a secretaria de Infraestrutura e Logística do RS; Luiz Carlos Busato (PTB), designado para a secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano; e Maria do Rosário (PT), ministra da Secretaria dos Direitos Humanos do governo federal. No lugar de Beto Albuquerque, ficará o suplente Luiz Noé (PSB), enquanto Busato será substituído por Ronaldo Nogueira (PTB) – já que o primeiro suplente do partido, Maurício Dziedricki, também ficou com um lugar no secretariado de Tarso, na pasta de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa. No lugar de Maria do Rosário, entra o primeiro suplente petista, Fernando Marroni.

Abaixo, a lista completa dos deputados federais gaúchos na legislatura que começa em fevereiro:

PT (8)

Paulo Pimenta *
Henrique Fontana *
Marco Maia *
Pepe Vargas *
Dionilso Marcon
Ronaldo Zülke
Elvino Bohn Gass
Fernando Marroni *

PP (6)

Luiz Carlos Heinze *
Vilson Covatti *
José Otávio Germano *
Renato Molling *
Afonso Hamm *
Jerônimo Goergen

PMDB (4)

Osmar Terra *
Darcísio Perondi *
Mendes Ribeiro Filho *
Alceu Moreira

PDT (3)

Giovani Cherini
Enio Bacci *
Vieira da Cunha *

PSB (3)

José Luiz Stédile
Alexandre Roso
Luiz Noé

PTB (3)

Danrlei de Deus Goleiro
Sérgio Moraes *
Ronaldo Nogueira

PCdoB (2)

Manuela D’Ávila *
Assis Melo

DEM (1)

Onyx Lorenzoni *

PSDB (1)

Nelson Marchezan Jr.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo