EconomiaTrabalho

DESEMPREGO. 6,1% em janeiro. Não, não é bom. Mas também não é ruim. É?

De um lado, o aumento da confiança do consumidor brasileiro, como registra PESQUISA habitual feita pela Fundação Getúlio Vargas. Isto é, o cidadão acredita no futuro. De outro, o aumento do índice de desemprego em fevereiro, na relação direta com janeiro, conforme levantamento do IBGE.

Mas, e veja só porque o dado, embora não seja bom, ruim também não é. Afinal, a série histórica mostra que nunca antes, desde 2003, era tão baixa a taxa de desemprego no segundo mês do ano. Logo… Ah, para saber mais, acompanhe material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Thais Leitão. A seguir:

Taxa de desemprego aumenta para 6,1% em janeiro, mas é a menor para o mês desde 2003

A taxa de desemprego em janeiro ficou em 6,1%, superando a de dezembro de 2010, que atingiu 5,3%. Embora tenha sido registrada alta de 0,8 ponto percentual na passagem de um mês para o outro, essa foi a menor taxa para um mês de janeiro, desde 2003. Já na comparação com o mesmo período de 2010 houve queda de 1,1 ponto percentual. Em janeiro do ano passado, a taxa de desocupação foi de 7,2%.

Os dados da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) foram divulgados hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o contingente de trabalhadores desocupados totalizou 1,423 milhão e cresceu 13,7% em relação a dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, no entanto, houve queda de 15,6%. Por outro lado, a população ocupada, que somou 22,08 milhões de trabalhadores, diminuiu 1,6% em relação a dezembro e cresceu 2,2% em relação a janeiro de 2010.

O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada (10,474 milhões) ficou estável no mês e cresceu 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o rendimento médio real dos trabalhadores nas seis principais regiões metropolitanas do país teve uma leve alta de 0,5% na passagem de dezembro para janeiro e fechou o mês de janeiro em R$ 1.538,30. O valor representa alta de 5,3% se comparado ao de janeiro do ano passado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo