ECONOMIA. Há quase três meses, só o que os doutos fazem é projetar inflação maior. Estarão certos?
Desta vez, não vou fazer a habitual brincadeira semanal com os doutos do mercado financeiro – os analistas ouvidos pelo Banco Central, para a produção do boletim “Focus”, divulgado sempre às segundas-feiras.
Na verdade, vai que os caras estejam certos e que o vinagre que tomam diariamente no café da manhã faça sentido? Então, fiquemos apenas com a informação, que chega através de material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Kelly Oliveira. A seguir:
“Projeção de analistas para a inflação oficial chega a 5,79%, na 11ª alta seguida
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela 11ª semana seguida a projeção para a inflação oficial este ano. A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,75% para 5,79%, segundo o boletim Focus, publicação do BC divulgada toda segunda-feira.
Para 2012, a estimativa para esse índice também subiu, ao passar de 4,70% para 4,78%. As projeções para o IPCA estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta tem margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite superior é de 6,5% e o inferior, de 2,5%.
Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e para isso, a instituição usa como principal instrumento de controle da demanda por bens e serviços a taxa básica de juros, a Selic. Quando considera que a economia está muito aquecida, com trajetória de inflação em alta, o BC eleva a Selic, que atualmente está em 11,25% ao ano…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Quando projetam, sinalizam conforme a “fotografia” do mercado. Cabe às autoridades monetárias adotarem medidas para reverter as projeções, caso negativas ou confirmá-las, se positivas. Quando uma projeção não se confirma, nem sempre ela estava errada. Pode ser que as variáveis que influenciavam nos resultados tenham sido alteradas.