Cultura

EM PRIMEIRA MÃO. Projeto milionário que une educação e turismo será inaugurado este ano em Itaara

Postado por MAIQUEL ROSAURO

Maquete do Museu Astronômico Cosmos. Divulgação / Cosmos

O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo, de Itaara, irá ganhar um vizinho a sua altura. Em outubro deste ano, está prevista a inauguração do Observatório Bioastronômico Cosmos. O projeto que custa mais de R$ 1 milhão terá caráter educacional e turístico. Seu objetivo será divulgar a ciência da Astronomia de forma educacional, comprometendo-se com a erradicação do analfabetismo científico nesta área. Além disso, visa ter um fluxo intenso e permanente de turistas, sobretudo, aos finais de semana.

O Observatório será independente do Museu, mas também será administrado pelo historiador Hernán Mostajo. Ele afirma que, apesar do alto valor investido, o projeto não recebe verbas públicas.

– Não recebemos emendas ou leis de incentivo para o Observatório, é tudo com recursos próprios. Este é um projeto ousado. Isso se chama empreendedorismo – ressalta Mostajo, que admite estar negociando com a Sony uma parceria para conseguir equipamentos.

"Este é um projeto ousado", afirma Hernán Mostajo. Foto Maiquel Rosauro

A estrutura terá três andares e um auditório em anexo com capacidade para 150 pessoas sentadas. O que torna o projeto tão caro é a tecnologia empregada. No 3º piso, por exemplo, haverá um Telescópio Newtoniano retrátil. Microscópios Eletrônicos e monitores com 50 polegadas com tecnologia 3D também entram nesta conta.

– Teremos tecnologia de ponta. O Observatório poderá até ser usado para pesquisa científica, embora esta não seja nossa meta inicial – salienta.

Veja abaixo o que está reservado para cada andar do Observatório.

Observatório Astronômico Cosmos
1º Piso – Sala de Exposição

Painéis temáticos e informativos apresentarão a importância da Astronomia e sua relação com outras Ciências, a evolução histórica da Astronomia, a constituição do Universo, sua composição, estrutura e dinâmica; o Sistema Solar, sua composição e dinâmica; mecanismos dos eclipses solar e Lunar, Sistema – Sol – Terra – Lua.

O ambiente com design atrativo e interativo permitirá ao visitante clareza nas explicações sobre o funcionamento e os conhecimentos científicos envolvidos, destacando-se as imagens simultâneas oriundas do Telescópio projetada em uma tela de 16m².

Também no primeiro piso, estarão instalados um conjunto de Microscópios Eletrônicos para utilização e experiências com mais de 300 lâminas de amostras de materiais orgânicos: animais e vegetais, e materiais rochosos: fragmentos meteóricos e rochas terrestres possibilitando assim que o visitante faça uma viagem do micro ao macro cosmos.

Anexo – Auditório Cosmos
Com capacidade para 150 pessoas sentadas, sistema de climatização, telão multimídia em 3D, som de cinema.

Telescópio Newtoniano do 3º piso. Divulgação / Cosmos

2º Piso – Sala Técnica
Sala destinada ao sensoriamento remoto do telescópio, Processamento e informatização dos dados referentes às observações astronômicas, astrofotografias, observação de super novas, nebulosas, galáxias.

Os equipamentos: computadores, monitores de 50 polegadas com imagens em 3D.

Os equipamentos poderão ser utilizados para os Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado nas áreas da Física, Astrofísica, Cosmologia, Astrobiologia, Astronomia, Geografia e Geografia Planetária.

Turismo educativo para alunos e professores: Educação Infantil, Ensino Fundamenta e Ensino Médio.

3º Piso – Observatório
Observatório BioAstronômico Cosmos, com Telescópio Newtoniano com base Equatorial, 450mm a f/4.5 com sistema computadorizado com sensoriamento remoto conectado a rede de computadores e distribuído via internet e cúpula giratória eletrônica.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. O futuro é feito com os sonhos dos loucos, esperem que tenho certeza deste magnifico projeto NÃO UTILIZADO VERBAS PÚBLICAS vai ser em breve apresentado, tanto que a parte da edificação já esta de pé e pintada!!

    @Alarico

  2. –Iniciativas como essa deveriam ter mais apoio do Poder Público e da Comunidade. De parabéns Itaara e a Região pois sem dinheiro público só um Guerreiro da Educação como o Prof Hernán Mostajo para essa grandiosa realização.

  3. Esse Sr. Mostajo e seus projetos estão ficando cada vez mais parecidos com as viagens do Xirme, Divulgadas com a seriedade e comedimento do Departamento de Imprensa e Propaganda da Prefeitura Municipal.
    Mas há quem festeje…

  4. Parabéns a comunidade itaarense, a minha querida Itaara e sobretudo ao Mostajo, por este grande empreendimento, que com certeza, trará um desenvolvimento econômico, social e turístico ao município!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo