AssembleiaCinemaCulturaEducaçãoSaúdeUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. E o SAMU?, Ulysses e a oposição, deputados e o IFF, Pimenta e a MP 520, trilogia das cores…

* É só uma pergunta: quando é mesmo que entrarão em uso as ambulâncias do SAMU, que estão em Santa Maria desde junho do ano passado?

* Credita-se a Ulysses Guimarães, um dos baluartes da oposição parlamentar ao regime autoritário, a seguinte frase: “lugar de oposição e governo conversarem é o parlamento”.

* Cá entre nós, na boca do monte até faria sentido. Se houvesse oposição, claro.

* Ficou para a manhã desta segunda-feira o trololó entre os deputados Chicão Gorski (PP) e Valdeci Oliveira (PT), com o reitor do Instituto Federal Farroupilha, Carlos Alberto Pinto da Rosa.

* O trio tratará da reivindicação dos parlamentares – que gostariam de transformar a antiga escola estadual Rubem Machado Lang, de Santiago, em Escola Técnica Federal.

Reinert e Pimenta. MP 520, o tema

* O deputado federal Paulo Pimenta papeou sexta-feira com o reitor em exercício da UFSM, Dalvan Reinert, e a diretora do Hospital Universitário, Elaine Resener.

* O assunto: as conseqüências da Medida Provisória 520, que criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, encarregada de gerir os hospitais universitários.

* O parlamentar e os educadores fizeram uma análise do reflexo da MP e o que ela poderá repercutir no âmbito da UFSM e do HUSM.

* Como resultado do encontro, ficou definido que Pimenta e a direção do HUSM buscarão, junto ao MEC, o esclarecimento de pontos que ainda geram dúvidas.

* Pimenta, antes de firmar posição sobre a MP (que será votada no Congresso), pretende reunir-se com entidades de classe, sindicatos e trabalhadores ligados ao tema. O encontro de sexta foi o primeiro.

* Conforme material da assessoria do parlamentar, para Pimenta, “o assunto deve ser tratado com a seriedade que merece.”

* E ainda: “temas como esse são propícios para uma disputa político-partidária. Há muita imprecisão na abordagem, sem que todos os aspectos sejam considerados, e o melhor caminho é o debate”

* O Centro de Ciências da Saúde da UFSM teve aprovado pela CAPES projeto – em conjunto com UFRGS, UFPel e UFC).

* O trabalho tem como foco principal, segundo a professora Eliana Wendland, do Departamento de Saúde da Comunidade, o estudo de intervenção para prevenção de diabetes em mulheres com diabetes gestacional prévio.

* O projeto está previsto para ser executado em cinco anos e vai consumir cerca de R$ 2 milhões – metade bancados por recursos do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas).

* O restante está sendo buscado junto a outras agências de governo ou internacionais.

* Para fechar, cultura. Termina nesta segunda o ciclo de cinema “Trilogia das Cores”, dedicado ao diretor polonês Krzysztof Kieślowsk. A promoção é do Cineclube Lanterninha Aurélio.

* O último filme a ser exibido é “A Fraternidade é Vermelha”, de 1994, com a atriz francesa Irene Marie Jacob.

* A sessão e o debate subseqüente começam às 7 da noite, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga. Ah, a entrada é franca.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. “quando é mesmo que entrarão em uso as ambulâncias do SAMU, que estão em Santa Maria desde junho do ano passado?”
    Escutei na rádio ontem o assunto referente as ambulâncias.
    Meu caro Clademir! Acredito que está faltando é força de vontade de algumas pessoas para solucionar este problema.
    Coloquem pessoas que realmente queiram trabalhar, para fazerem alguma coisa, pois isto é uma vergonha.
    Abraços.

    Rogério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo