A propósito de manifestação feita hoje, pelo deputado federal Paulo Pimenta, na tribuna da Câmara, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do parlamentar. O petista quer mais vigor, restrições e fiscalização da publicidade de bebidas alcoólicas.
A preocupação do deputado se amplia espeficicamente nesse período pré-carnavalesco, em que se atinge o ápice no consumo de cerveja, por exemplo. Confira o texto assinado pelo jornalista Ricardo Lopes. A seguir:
“Deputado Pimenta cobra do Congresso medidas de restrição à publicidade de cerveja
– O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) criticou no Plenário da Câmara o incentivo ao consumo de álcool em todo país. De acordo com o parlamentar gaúcho, restringir a publicidade de bebidas alcóolicas deve ser uma das prioridades do Congresso Nacional.
Segundo Pimenta, dados da Organização Mundial da Saúde revelam que o álcool é o agente causador de quase 4% das mortes do mundo, vitimando mais do que a violência e doenças como AIDS e Tuberculose. O público jovem, especialmente do sexo masculino, representa a maior parte das vítimas.
Para Pimenta, tratar com mais vigor, restringir e fiscalizar a publicidade de bebidas alcóolicas são estratégias fundamentais para reduzir o número de acidentes de trânsito e os índices de violência no país. “O Brasil é o único lugar do mundo onde não há uma relação direta entre publicidade de cerveja e mortes de jovens no trânsito. Agora no período que antecede o carnaval, por exemplo, o incentivo ao consumo de álcool chega ao seu ápice, originando uma verdadeira guerra das cervejas”, criticou Pimenta.
O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, aproximadamente 12 bilhões de litros por ano. A estimativa é que o mercado movimente mais de R$ 108 bilhões em 2011. Segundo Pimenta, o sucesso do mercado da cerveja é diretamente proporcional ao aumento do prejuízo do sistema de saúde e dos indicadores de mortes de trânsito.
Estudos apontam que o Ministério da Saúde compromete R$ 28 bilhões de seu orçamento, montante que representa mais de um terço dos recursos da saúde, no tratamento de vítimas do trânsito. Hoje, mais 50% dos leitos em hospitais estão ocupados com pessoas que se envolveram em acidentes.”
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OPA! Peralá! Meger com borpaganda de cerveja até pode, mas dem que mescher em todos tragos, cajaça, fodka, finho,… tudo schunto reunido uma veiz.
Até dos tais “alergéticos”, aguelas pepidas que o gurrizada toma para bular nos vestinhas.
@Luiz
Peço escusas.
Reformataram meu computador após as férias e – como de hábito – deram um sumiço em todos os e-mails e senhas que possúo.
Abri nova conta de e-mail:
[email protected]
Peço que centralize nela seus contatos diretos.
Abraço
Luiz
PS: não sou Fabricio Minuzzi, como alguns pensam… rs…
Lembro que outros tentaram restringir a propaganda de bebidas alcoólicas e nunca conseguiram.
Tomara que Pimenta consiga, pois o Brasil é o único país que conheço (e conheço mais de 20) onde se vê propaganda de cerveja a qualquer hora do dia.
Poderia inclusive incluir artigo em um projeto de lei que obrigue as cervejarias a arcar com os custos de morte, invalidez, hospitalização e danos materiais originados por quaisqier tipos de acidentes que tenham o consumo de bebidas alcoólicas como fato causador.
@Saúl
Mais a propaganda nos ajuda a escolher a melhor, tem que ter senão a ressaca é pior depois!
Óia! Goncordo com o itéia, zigaro mata, tem bropaganda nos mazos, trago mata outras bessoas quando um Pêbado tirige. O tapaco mata quem fuma.
Margos Rolim é aguele debutado antes do Bimenta, ele teve esdar pem orculhozo de zeu herteiro bolitico.
Boa noite.
Concordo com o Deputado Pimenta. Fico triste quando aparece na TV aberta o Técnico da Seleção Brasileira fazendo propaganda para uma marca de cerveja. Que belo exemplo esse Senhor está dando para a nossa juventude. Bem que o Ministério da Saúde deveria tomar providências urgente para a acabar com essa patifaria.
A ideia é excelente. As propagandas sempre associam bebida alcolica a prazer, conquista, merecimento, etc. A questão é torná-la realidade.
O Marcos Rolim apresentou excelentes ideias relacionadas a propaganda para as crianças.