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NA TRIBUNA. Pimenta quer adoção de medidas restritivas para a publicidade de bebidas alcoólicas

A propósito de manifestação feita hoje, pelo deputado federal Paulo Pimenta, na tribuna da Câmara, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do parlamentar. O petista quer mais vigor, restrições e fiscalização da publicidade de bebidas alcoólicas.

A preocupação do deputado se amplia espeficicamente nesse período pré-carnavalesco, em que se atinge o ápice no consumo de cerveja, por exemplo. Confira o texto assinado pelo jornalista Ricardo Lopes. A seguir:

Deputado Pimenta cobra do Congresso medidas de restrição à publicidade de cerveja

– O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) criticou no Plenário da Câmara o incentivo ao consumo de álcool em todo país. De acordo com o parlamentar gaúcho, restringir a publicidade de bebidas alcóolicas deve ser uma das prioridades do Congresso Nacional.

Segundo Pimenta, dados da Organização Mundial da Saúde revelam que o álcool é o agente causador de quase 4% das mortes do mundo, vitimando mais do que a violência e doenças como AIDS e Tuberculose. O público jovem, especialmente do sexo masculino, representa a maior parte das vítimas.

Para Pimenta, tratar com mais vigor, restringir e fiscalizar a publicidade de bebidas alcóolicas são estratégias fundamentais para reduzir o número de acidentes de trânsito e os índices de violência no país. “O Brasil é o único lugar do mundo onde não há uma relação direta entre publicidade de cerveja e mortes de jovens no trânsito. Agora no período que antecede o carnaval, por exemplo, o incentivo ao consumo de álcool chega ao seu ápice, originando uma verdadeira guerra das cervejas”, criticou Pimenta.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, aproximadamente 12 bilhões de litros por ano. A estimativa é que o mercado movimente mais de R$ 108 bilhões em 2011. Segundo Pimenta, o sucesso do mercado da cerveja é diretamente proporcional ao aumento do prejuízo do sistema de saúde e dos indicadores de mortes de trânsito.

Estudos apontam que o Ministério da Saúde compromete R$ 28 bilhões de seu orçamento, montante que representa mais de um terço dos recursos da saúde, no tratamento de vítimas do trânsito. Hoje, mais 50% dos leitos em hospitais estão ocupados com pessoas que se envolveram em acidentes.”

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7 Comentários

  1. Luiz :Lembro que outros tentaram restringir a propaganda de bebidas alcoólicas e nunca conseguiram.Tomara que Pimenta consiga, pois o Brasil é o único país que conheço (e conheço mais de 20) onde se vê propaganda de cerveja a qualquer hora do dia.Poderia inclusive incluir artigo em um projeto de lei que obrigue as cervejarias a arcar com os custos de morte, invalidez, hospitalização e danos materiais originados por quaisqier tipos de acidentes que tenham o consumo de bebidas alcoólicas como fato causador. (NOTA DO EDITOR – houve uma tentativa de contato via e-mail com o leitor. Assunto de interesse. Lamentavelmente, a correspondência retornou. Provavelmente a caixa de entrada está lotada. Se puder fazer contato, o editor agradeceria)

    OPA! Peralá! Meger com borpaganda de cerveja até pode, mas dem que mescher em todos tragos, cajaça, fodka, finho,… tudo schunto reunido uma veiz.

    Até dos tais “alergéticos”, aguelas pepidas que o gurrizada toma para bular nos vestinhas.

  2. @Luiz

    Peço escusas.
    Reformataram meu computador após as férias e – como de hábito – deram um sumiço em todos os e-mails e senhas que possúo.
    Abri nova conta de e-mail:
    [email protected]

    Peço que centralize nela seus contatos diretos.
    Abraço
    Luiz

    PS: não sou Fabricio Minuzzi, como alguns pensam… rs…

  3. Lembro que outros tentaram restringir a propaganda de bebidas alcoólicas e nunca conseguiram.
    Tomara que Pimenta consiga, pois o Brasil é o único país que conheço (e conheço mais de 20) onde se vê propaganda de cerveja a qualquer hora do dia.
    Poderia inclusive incluir artigo em um projeto de lei que obrigue as cervejarias a arcar com os custos de morte, invalidez, hospitalização e danos materiais originados por quaisqier tipos de acidentes que tenham o consumo de bebidas alcoólicas como fato causador.

  4. Óia! Goncordo com o itéia, zigaro mata, tem bropaganda nos mazos, trago mata outras bessoas quando um Pêbado tirige. O tapaco mata quem fuma.

    Margos Rolim é aguele debutado antes do Bimenta, ele teve esdar pem orculhozo de zeu herteiro bolitico.

  5. Boa noite.
    Concordo com o Deputado Pimenta. Fico triste quando aparece na TV aberta o Técnico da Seleção Brasileira fazendo propaganda para uma marca de cerveja. Que belo exemplo esse Senhor está dando para a nossa juventude. Bem que o Ministério da Saúde deveria tomar providências urgente para a acabar com essa patifaria.

  6. A ideia é excelente. As propagandas sempre associam bebida alcolica a prazer, conquista, merecimento, etc. A questão é torná-la realidade.
    O Marcos Rolim apresentou excelentes ideias relacionadas a propaganda para as crianças.

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