CidadaniaPrefeitura

OBRAS. Associação comunitária da Vila Caramelo está embrabecida com a prefeitura

Canos do esgoto foram destapados, na rua José Vinadé - diz o líder comunitário

Segue o relato (e fotos) do colaborador eventual deste sítio, o jornalista Fritz R. Nunes – que traz o depoimento de representante (o vice-presidente) da Associação Comunitária da Vila Caramelo, Luiz Antonio Dias. Que não está nada faceiro com a prefeitura, como você pode facilmente perceber. A seguir:

Vila Caramelo – Comunidade irritada com prefeitura

Os moradores da Vila Caramelo não andam nada contentes com obras da prefeitura de Santa Maria na região. Quem garante é o vice-presidente da Associação Comunitária, Luis Antonio Dias. Ele fez uma vistoria em algumas regiões da vila cuja situação considera mais preocupante. O principal motivo, mas não o único da insatisfação, é o alagamento de várias ruas em função de recente obra que deveria ter servido para uma melhor drenagem do esgoto.

A empresa contratada pela prefeitura, identificada pelo líder comunitário como a ‘Sul Cava’, finalizou o serviço deixando um monte de problemas para trás: ruas esburacadas, sem cobertura asfáltica; bocas de lobo entupidas pela terra e, o mais grave, alagamentos em dias de chuva forte, que teriam aparecido após a colocação de canos de esgoto, possivelmente feitos de forma inadequada. Na semana que passou, funcionários da prefeitura estiveram em alguns locais cujas reclamações dos moradores são mais intensas. Foram destapados os canos, como por exemplo, na rua José Vinadé. Uma cratera estava aberta em frente a uma casa, com parte da calçada construída pelo morador totalmente destroçada.

Na rua Lavras do Sul, asfalto cortado e não reposto totalmente, passados três meses

Luis Dias também enfrentou problema semelhante em frente a sua residência, que fica na rua Generoso Almeida da Rocha, ao lado da Escola Altina Teixeira. Após a obra feita pela construtora, a primeira chuva mais forte gerou estouro dos canos de esgoto e alagamento, com detritos e sujeira se espalhando pela vizinhança. Na condição de morador e de líder comunitário, buscou a empresa para saber o que estava acontecendo, mas diz ter sido destratado pelo fiscal da obra. Segundo o funcionário, o trabalho da empresa se resumia a colocar os canos de esgoto. E, que, tapar buracos, recobrir os pontos da rua com asfalto ou mesmo desentupir bocas de lobo não era papel da empresa e sim da prefeitura.

Em relação ao esgoto, Dias ficou intrigado, pois se o trabalho foi feito, mas aconteceu algo errado, a empresa teria que responder à prefeitura. Entretanto, diz ele, o que estaria acontecendo é que simplesmente funcionários da prefeitura estariam desmontando o que a construtora fez. Mas, algumas perguntas ficam no ar: a prefeitura fiscalizou a obra enquanto ela estava em andamento? Quem vai pagar pelo serviço que, ao que tudo indica, foi mal feito, a empresa ou a prefeitura?

SAÚDE– Motivos de indignação não faltam para os moradores da Vila Caramelo. Na rua Lavras do Sul, via em que passa o transporte coletivo, foi feito o corte do asfalto para a colocação dos tubos do esgoto. Passados cerca de três meses, a rua, no trecho próximo à radialista Osvaldo Nobre continua com cobertura asfáltica em apenas parte dela, com metade pelo menos desnivelada e coberta por pedriscos, prejudicando o trânsito dos veículos. A alegação é a mesma de sempre por parte da Sul Cava: o trabalho deles era só colocar a tubulação do esgoto.

Na rua Raineri Danesi, além das ondulações no calçamento, devido à colocação do esgoto, um outro problema também afeta os moradores. Há poucas semanas foi reinaugurado, após uma reforma, a Unidade de Saúde Roberto Binato. Apesar de já estar funcionando, o posto estaria com uma série de problemas. A energia elétrica estaria funcionando apenas parcialmente, não haveria telefone instalado e nem computadores. Contudo, a pior deficiência é a falta de funcionários, o que teria levado a que os agentes de saúde estivessem fazendo o papel de atendentes na unidade, função que não tem relação com o trabalho para o qual foram contratados. Não estariam disponíveis ainda no posto, profissionais da área de odontologia e enfermagem e apenas um médico disponível para uma população que chega a 12 mil pessoas.

Para Luis Dias, pior do que os problemas que a comunidade tem enfrentado são as respostas recebidas pela prefeitura. Em uma audiência que havia marcado com o secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, enquanto Dias esperava na recepção, a secretária informava que Tubias havia saído pela porta dos fundos. Já na visita que fez esta semana aos locais com o problema, o próprio Tubias teria eximido a prefeitura de erro. Preferiu dizer que a comunidade era uma das principais culpadas, pois foram encontrados diversos objetos jogados e que seriam os responsáveis pelo entupimento dos canos. Com a palavra a prefeitura municipal de Santa Maria.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. apesar que existem quem duvide mas sei do trabalho que a prefeitura esta fazendo em cada uma DAS SUAS SECRETARIAS E AS VEZES TEMOS QUE VER PARA DEPOIS FALAR E UMA ADMINISTRAÇAO OTIMA ESTAO DE PARABENS

  2. para alguns e mas para mim e uma administraçao que escolhi e estou contente por estaren no meu bairro trabalhando que nao se via a muito tenpo isso agredeço ao secretario tubias calli e o nosso prefeito cezar shirmer e a toda a equipe pelo trabalho em nossa comunidade e isso o que queremos a prefeitura trabalhando

  3. Essa é a “administração” que a população elegeu pra governar a cidade por 4 anos. É o caos, em todos os lugares.
    Mas a propaganda da prefeitura anda a mil, inclusive aquele programa de rádio. Só tomando Plasil pra ouvir tanta mentira. É campanha eleitoral antecipada e descarada. Quem duvidar faça o teste, mas corra o risco de vomitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo