AssembleiaSaúde

SAÚDE. Pozzobom vai ao secretário. Quer grupo de trabalho para gerir Hospital Regional

Deputado com o secretário: trinca de temas, com destaque para o Regional

O deputado Jorge Pozzobom foi ontem papear com o secretário de Saúde, Ciro Simoni. Entre vários temas, um sobressai: a proposta de criação de um grupo de trabalho para planejar a gestão futura do Hospital Regional. Eis um tema pra lá de interessante. É verdade que a resposta do secretário ainda não é conhecida, mas que o HR terá que ser debatido, não há dúvida.

Para saber mais sobre isso, e outras questões tratadas pelo tucano com o secretário, acompanhe material produzido pela assessoria do parlamentar. O texto é assinado por Ana Maria Jung. A seguir:

Pozzobom leva demandas de Santa Maria ao Secretário da Saúde

O líder da bancada do PSDB, deputado Jorge Pozzobom, reuniu-se no final da tarde de ontem (16), com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. Na pauta do encontro as demandas da área de saúde de Santa Maria e região.

Na audiência, o parlamentar citou pesquisa realizada pelo Instituto Methodus em Santa Maria que apontou como prioridade para a população, (74%), melhorias na área da saúde. O deputado propôs a criação de um grupo de trabalho que fique responsável por planejar a gestão do Hospital Regional de Santa Maria. A Governadora Yeda Crusius assinou em março de 2010 ordem de serviço para construção do hospital que deverá ser uma unidade de reabilitação física nos moldes da Rede Sarah, beneficiando portadores de deficiência de todo o Estado, além de cerca de 1 milhão de usuários de 40 cidades da região. “E eu assinei como testemunha”, relembrou

O parlamentar informou que deverá reapresentar o (PL C 348/2010), arquivado no final da legislatura anterior, que estendia o atendimento do Hospital da Brigada Militar aos convênios e particulares, mediante ressarcimento. De acordo com o Pozzobom a ampliação do atendimento médico-hospitalar no departamento de saúde da Brigada Militar, desde que não haja o comprometimento do atendimento dos brigadianos e seus dependentes, tem como mérito o aproveitamento da eficiente rede de saúde existente na BM hoje. “Com a lei aprovada será possível o reinvestimento local de receita gerada, com consequente e permanente aperfeiçoamento e qualificação do serviço público prestado.

O deputado também falou ao Secretário da importância da contratualização da alta complexidade junto ao Hospital de Caridade, que a partir de agora terá 130 leitos para usuários do SUS. Pozzobom disse a Ciro Simoni da sua alegria da primeira UPA do Estado estar sendo construída em Santa Maria, já em fase de finalização. No final da reunião, o deputado entregou documento solicitando a continuidade do repasse de R$ 200mil para rede regional integrada de apoio ao Hospital Universitário, para amenizar os problemas de saúde da região. “Com estas ações estou reafirmando meu compromisso com a população de Santa Maria de priorizar, em meu mandato, a área da saúde, além das de segurança e infraestrutura”.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. @Ivo Cassol Tchê eu não sou filiado ao PT e a nenhum partido. Mas dou uma dica aos petistas, já que o Schirmer coloca no intervalo do jornal nacional aquela propaganda se vangloriando sem dar mérito a todos, sem humildade nenhuma, tá na hora do partido se mexer, pegar uma grana e colocar uma propaganda daqueles que estão ficando de fora da propagagando do Cézar. Acho que seria justo. Ah o Pozzobom é mais um que já se rendeu ao sistema a muito tempo. Infelizente hoje em dia é mais fácil acreditar em ET do que em político, seja ele quem for. Tá braba a coisa…

  2. @Ivo Cassol
    Meu amigo Ivo
    Duas ou qantas perguntas quizeres fazer pode fazer pessoalmente para mim, no jantar da Universidade que sentamos lado a lado eu ja tinha proposto a formacao deste grupo, tanto para e ex secretaria de saude do estado Arita como para as entidades de santa maria, cito como exemplo a CACISM. O que tu deves estar estranhando e o fato de que eu vou ensinar o PT como se faz uma oposicao com responsabilidade, respeito as pessoas e principalmente PROPOSITIVA, tudo que o Governador Tarso propor e para o RS for BOM tera o apoio do Jorge Pozzobom. Mas convenhamos a criacao de quase 1000 ccs em dois meses ninguem merece. Um abraco e pode ter certeza tenho carinho e respeito por ti.

  3. Outro trecho bem interessante da nota produzida pela assessoria do parlamentar é o seguinte:

    “O parlamentar informou que deverá reapresentar o (PL C 348/2010), arquivado no final da legislatura anterior, que estendia o atendimento do Hospital da Brigada Militar aos convênios e particulares, mediante ressarcimento. De acordo com o Pozzobom a ampliação do atendimento médico-hospitalar no departamento de saúde da Brigada Militar, desde que não haja o comprometimento do atendimento dos brigadianos e seus dependentes, tem como mérito o aproveitamento da eficiente rede de saúde existente na BM hoje. “Com a lei aprovada será possível o reinvestimento local de receita gerada, com consequente e permanente aperfeiçoamento e qualificação do serviço público prestado.”

    Mas sobre este tema, que possui algumas semelhanças com outro tema sobre saúde apresentado insistentemente aqui no site, falamos depois.

  4. Realmente não me recordo de ter lido ou ouvido que o agora deputado Pozzobom tenha feito semelhante sugestão ao Secretário de Saúde anterior para criação de algum grupo de trabalho para “discutir” a gestão do Hospital Regional. Se o fez, deve ter sido ignorado pela governadora, intertida que estava com a “criação” do déficit zero.

    Quanto a nota de sua assessoria parlamentar fiquei com uma dúvida. Nela está contida a seguinte afirmação:

    “A Governadora Yeda Crusius assinou em março de 2010 ordem de serviço para construção do hospital que deverá ser uma unidade de reabilitação física nos moldes da Rede Sarah,…”

    Minha dúvida: É isso mesmo que será o Hospital Regional, uma unidade de reabilitação física nos moldes da Rede Sarah?

  5. UPA! Acht! Parra reçolfer broplemas de saúte eu uso o UPA, upa upa cavalinho, fou com meu petiço, pois berto do meu caça non tem bosto de zaúte.

    Upa é apraço em golonês.

  6. Avisa o nosso Deputado…vamos ver quem inaugura primeiro…noticia tirada do SITE da Prefeitura de Novo Hamburgo- endereço- novohamburgo.rs.gov.br.

    As obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do bairro Canudos (UPA), em Novo Hamburgo, estão em ritmo intenso. A casa de saúde, que deverá atender cerca de 300 pessoas por dia, já teve sua fundação construída e a equipe da empresa contratada para execução do serviço já trabalha na alvenaria e na estrutura de concreto do novo prédio. Esta será a primeira UPA concluída do Estado com recursos do governo federal. Conforme o prefeito Tarcísio Zimmermann, a importante melhoria está associada ao momento de expressivo crescimento do País. “Com ela, nossa cidade atenderá melhor suas necessidades da área da Saúde”, cita. Segundo o engenheiro da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) e responsável pela fiscalização da obra, Renato Baum, desde 12 de junho, quando iniciaram os trabalhos no local, já se concluiu mais de 25% da obra. “Também já foram iniciadas as instalações da rede elétrica, de água e esgoto”, explica. A previsão da Administração é que, se houverem boas condições de tempo, a construção da unidade seja concluída em dezembro.

    E tem mais …Novo hamburgo ja esta construindo mais uma UPA no Centro daquela cidade.Avisa

  7. Duas perguntas:
    – Pq o tucano não propôs este grupo de trabalho quando era o Governo Yeda que dava as cartas?
    – O Governo LULA/dILMA, que deu a maior parte dos recursos… Terá algum dia o reconhecimento de Schirmer/pozzobom?Que papel terá o governo federal na gestão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo