TENDÊNCIA? Inflação de 0,77% em janeiro sinaliza aumento da inflação anual de 2011 em Santa Maria
Ok, ok, ok. O editor não é economista. Mas também sabe ler números. Se estiver errado, os doutos que o corrijam. No entanto, a tendência apontada no título desta nota é baseada na relação entre a inflação de janeiro deste ano e a verificada no mesmo mês, em 2010.
Acaba de ser divulgado, e é a base da afirmação, o Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria, em pesquisa feita pelo Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano. A coordenação geral é do professor José Maria Pereira.
Segundo o levantamento, o ICVSM teve uma elevação de 0,77% em janeiro, nos preços médios dos cerca de mil itens em produtos e serviços pesquisados. Conforme o Boletim, o aumento foi “influenciado principalmente pela elevação dos preços dos alimentos e educação”. Ah, a inflação anualizada em Santa Maria alcança 6,8%.
Agora, a sinalização percebida pelo editor.
A tendência de alta, já percebida em dezembro (quando o índice apontou crescimento de 0,87%), é bastante superior à verificada em idêntico período de 2010, comparando com o último mês de 2009.
Para facilitar: em janeiro do ano passado, a inflação verificada em Santa Maria foi de 0,46%, quase dois terços da atual. E mais: vinha de uma base baixa. Dezembro do ano anterior havia registrado deflação de 0,05%. Isto é, os preços médios haviam baixado, ao contrário dos 0,87% de aumento que se verificariam 12 meses depois.
Dedução claudemiriana: a tendência é obviamente de uma inflação maior em 2011. A menos, claro, que parâmetros novos sejam incluídos ao longo do ano. E que serão, certamente, analisados pelos economistas e acompanhados por este sítio. Mas que a sinalização não é boa, as dúvidas são muito poucas. Ou não?
PARA LER A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ICVSM, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.