CidadaniaMundoPolítica

AMÉRICA DO SUL. Só Brasil ainda não julga crimes políticos cometidos na ditadura

Não avançar em minha própria opinião. Que, de resto, é bastante conhecida: crimes, como a tortura (para ficar no exemplo mais óbvio), não são contra um cidadão de um determinado país, mas contra a humanidade. E, como tal, não podem seus autores ser anistiados. Sim, têm que ser punidos. É o que penso.

Mas fiquemos com uma decisão internacional, de uma instituição da qual o Brasil é membro integrante: a Corte Interamericana dos Direitos Humanos. O país foi condenado, lá. E por quê? Porque, ao contrário de outros países que dela fazem parte, aqui não se julgaram (muito menos puniram) os acusados de torturar, assassinar e sequestrar durante a ditadura.

Beeem diferente de Argentina, Chile e Uruguai, como mostra excelente material publicado originalmente no jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Felipe Prestes. Confira:

Países do Cone Sul investigam e punem crimes cometidos pelas ditaduras. Só falta o Brasil

Brasileiros que foram torturadores, assassinos e sequestradores durante a ditadura militar são, hoje, os privilegiados entre seus pares do Cone Sul. Os últimos anos têm servido para argentinos, chilenos e uruguaios colocarem dezenas de responsáveis por crimes de lesa-humanidade na cadeia.

Nos três países, a Justiça passou a considerar que estes delitos são imprescritíveis, tendo como base tratados internacionais – o que é um alento para o Brasil. Condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em dezembro do ano passado, devido ao assassinato e desaparecimento de 62 pessoas entre 1972 e 1979, o país irá, mais cedo ou mais tarde, investigar e punir os responsáveis pelos crimes cometidos durante o regime militar.

“Boa parte das supremas cortes latino-americanas tiveram, inicialmente, a mesma posição que a vista no Brasil, de ler a sentença da Corte Interamericana como uma invasão em seus assuntos domésticos”, recorda um integrante do governo brasileiro. Otimista, ele acredita que, assim como os vizinhos, o país avançará para cumprir a determinação da corte internacional…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. Boa tarde.
    Bem que o Editor poderia conseguir para alguns visitante do site, onde me incluo um cursinho de interpretação de textos. Só assim eu poderia entender alguns coisas que escrevem por aqui.

  2. Bom dia.
    Também acho que uma lei não apaga a história, oque apaga (muda)história são as mentiras repetidas que acabam virando verdade, oque não é o caso das toturas. Então,o Lulla esteve governando por 8 anos, e oque fez para estampar a vardade, muito pouco ou quase nada. Agora estamos com a Dona Dilma no comando da Nação. Será que lhe interessa como torturada exclarecer a verdade? Ela tem uma maioria “democraticamente” acachapante na Camara e no Senado, bem poderia atenter os anseios de muitos brasileiros.
    Ficamos por aqui, não gosto de contra argumentos monossilábicos e marotos, e muitos menos aqueles que tentam desqualificar posições interpretando de forma maldosa e sacana, atacando quem os faz.

  3. @Saúl E se fosse um filho seu, um irmão, um primo, tu gostaria de receber dinheiro de indenização ou ver os torturadores serem julgados. Todos que fizeram algo errado e desumano que tenham seu julgamento, sejam eles os “guerrilheiros” ou militares.

  4. Boa noite.
    Tática do avestruz, eu heim! Você acha que eu desconheço que houve tortura Brasil a fora, claro que não. Mas continuo acreditando que a Lei da anistia está de bom tamanho. Interessante o comentário aqui nesse Post, oque eu gostaria é de ver a posição de você sobre o tema. Será que sou eu que estou usando tática do avestruz??? Quanta as minhas posições são frutos da incoerência dos nossos politicos e de certo Partido Politico. Se tratando de desinfetante certos camaradas deveriam tomar banho com a velha e tradicional Crelolina, risos.

  5. Boa noite.
    Bueno, tortura é uma coisa horrenda seja de que lado for. sabe-se que muita tortura aconteceu, e dizem que acontece até hoje nas delegacias e prisões para que as pessoas confessem, e contem seus crimes. Isso faz com que muitos até se digam culpados de crimes que não cometeram para se livrar do sofriemento. Penso que a Lei da Anistia foi oque de melhor aconteceu para pacificação da Nação brasileira. Na minha terra se diz que não se deve mexer em cinzas, porque abaixo sempre há brasas, e poderemos nos queimar. Era moço, rapagão em 31 de março de 64 quando estourou a “Redentora”. Ninguem era anjo, quer os militares quer os guerrilheiros que também não eram santos. Na verdade eles não defendiam a democracia. Quando servi a Pátria a Ditadura estava no seu alvorecer, muito dura, risos. Vi acontecer muitas coisas, mas nunca vi ou soube de torturas na minha cidade. Penso que deixar quieto ainda é o melhor remédio, já alguns amigos dizem: – Oque não tem remédio, remediado está!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo