Câmara de VereadoresCidadaniaHistória

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Tribos que estão ou vêm para Santa Maria fazem reivindicações

Indígenas de SM querem espaço para comercializar seus produtos. Uma das reivindicações feitas durante a audiência pública no plenário do Legislativo

Aconteceu agora de manhã audiência pública na Câmara de Vereadores. Objetivo: debater a presença dos indígenas em Santa Maria – para ficar no genérico. Afora representantes dos poderes públicos, professores e militantes da causa indígena também participaram do debate.

Entre as reivindicações apresentadas por lideranças das tribos há desde o pedido de espaço para comercialização de produtos até a demarcação de território, num caso específico. Detalhes? Acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa do parlamento. O texto é de Clarissa Lovatto e Beto São Pedro. Confira:

 “Demandas de povos indígenas discutidas em reunião pública

A Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais da Câmara de Vereadores e o Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (GAPIN) promoveram, nesta segunda-feira (28), reunião pública para tratar da presença indígena no município de Santa Maria. O principal objetivo da reunião pública, iniciada com apresentação artística do grupo indígena Guarani, foi tratar dos direitos e demandas indígenas Mbyá Guarani e Kaingang que moram ou vem a Santa Maria para comercializar artesanato, acessar serviços ou adquirir bens. “A reunião é um ponto de partida para discutir a questão indígena em Santa Maria”, explicou Matias Rempel, do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas.

Matias afirmou que o Gapin luta pelos direitos dos povos indígenas, tendo como bandeira principal a autodeterminação dos povos. “Não basta pensar só em manutenção básica dos indígenas em Santa Maria. A política pública tem que respeitar toda questão cultural desses povos específicos em Santa Maria”, enfatizou, criticando a ausência de representantes da Funai e do Ministério Público na reunião.

O arqueólogo e professor do departamento de História da UFSM, Saul Milder, afirmou que as pesquisas arqueológicas comprovam a presença indígena em todo território nacional, defendendo que “os guaranis têm e devem ter seu espaço físico e geográfico em Santa Maria”. Segundo Milder, a partir do ano 500 da era cristã os guaranis já habitavam o município de Santa Maria.

Já o professor Luiz Augusto Farinatti, também do departamento de História da UFSM, explicou que pesquisas acadêmicas confirmam a presença da tradição guarani em Santa Maria desde as primeiras décadas do século 19. Segundo ele, essa afirmativa é comprovada no trabalho final de graduação de Max Roberto Ribeiro, pelo curso de História da Unifra, sob orientação da professora Nikelen Witter. Pesquisando os batismos na capela de Santa Maria, entre 1814 e 1822, Max Ribeiro percebeu que cerca de 25% dos registros eram de índios guaranis. Essa ocupação, conforme o trabalho, provavelmente…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Ops… TRIBO? nóis não é tribo seu branco kaí Guassu, nós somos povo ou etnia…
    vivemos em uma tekoá e moramos em casas tradicionais ou oga no caso Gurani…

    AAjuma

  2. Só faltava essa agora.
    Como se não se tivesse nada mais importante a fazer nessa cidade.

    Tomara que tenha sido apenas o atendimento do capricho de um filho de vereador.. nada mais que isso…

    Por quê nossos queridos indígenas não ficam em suas aldeias, onde a FUNAI lhes presta (ou deve prestar…) a assistência que precisam e merecem?

    Sinceramente, sei que não é nada politicamente correto ir contra as tais “minorias”, e na verdade estou pouco ligando para o que considerem politicamente correto, por isso afirmo aquilo que a maioria das pessoas pensa mas se enverghonha de falar: lugar de índio é na aldeia!

  3. Indígenas indigentes vamos lutar contra isto.
    Sou a favor de um espaço público para que vendam seus produtos com dignidade e divulguem sua cultura (danças, cânticos,…) num espaço longe do sol e chuva. Para mim tinha que ser na Praça Saldanha Marinho.
    Porem, sempre há um porem, tem que evitar a exploração dos menores no Calçadão. Acabar com a mendicância.
    Este Matias Rempel bem que podia explicar sobre a função deste GAPIN frente a exploração dos menores indígenas… alguem tem o telefone do tal GAPIN? Email?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo