AssembleiaCinemaCultura

CULTURA/CINEMA. Valdeci quer fortalecer o “RodaCine” também em Santa Maria

Comitiva santa-mariense esteve também com o presidente da AL, Adão Villaverde

Aconteceu ontem à noite, em Porto Alegre, a comemoraçãodos 10 anos do RodaCine, que leva o cinema de qualidade, gratuitamente, às pequenas comunidades gaúchas. As obras são exibidas normalmente em locais públicos, facilitando o acesso às populações mais carentes.

Acerca da solenidade, da iniciativa e também do objetivo do RodaCine para Santa Maria, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira (PT), que esteve presente aos atos de ontem, assim como o santa-mariense Luiz Alberto Cassol, diretor do Instituto Estadual de Cinema. O texto e a foto são da jornalista Rita Barchet. A seguir:

Valdeci quer fortalecer Rodacine em Santa Maria

O Projeto Rodacine, iniciativa do Governo do Estado, Instituto Estadual do Cinema (IECINE) e Fundacine e que exibe produções do cinema nacional em municípios gaúchos que não possuem cinema, está completando 10 anos de atividades.

A comemoração oficial da data aconteceu na noite de segunda (28) na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. O deputado Valdeci Oliveira (PT) prestigiou o evento a convite do diretor do Iecine, Luiz Alberto Cassol e assistiu o longa metragem “Em teu nome” ao lado do presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde e do secretário de Cultura, Luiz Antônio Assis Brasil.

Após o ato, Valdeci já começou a tratar da possibilidade de fortalecer a atuação do projeto em Santa Maria apesar da cidade possuir cinemas. Conforme o deputado, o fato de Santa Maria promover o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema ( SMVC) e de ser pólo de produção audiovisual e  de cineclubes justifica a presença maciça do Rodacine na cidade. Atualmente, a ação já é desenvolvida no município durante o SMVC,  a ideia é ampliar ainda mais o trabalho: “queremos o Rodacine mais vezes na cidade. Vamos trabalhar para levar o projeto para os bairros e vilas e aumentar a presença dele durante o SMVC, que é um festival nacional. Santa Maria é o segundo pólo audiovisual do estado. Credenciais não faltam para nós”, afirmou o deputado.
Nos próximos dias Valdeci vai tratar especificamente do tema com o diretor do Iecine, Luiz Alberto Cassol, que também é natural de Santa Maria e já demonstrou apoio a ação: “somos favoráveis a esta iniciativa e agora vamos discutir formas de viabilizar isso”, disse Cassol.

Comitiva santa-mariense presente – Durante a tarde de segunda (28), uma comitiva de profissionais de audiovisual de Santa Maria esteve presente na capital do estado para divulgar sua produção. O grupo visitou o gabinete do deputado Valdeci Oliveira e também foi recebido pelo presidente da Assembléia, Adão Villaverde. A comitiva foi integrada por Luiz Alberto Cassol, diretor da Iecine; Clayton Coelho, representante da Federação dos Cineclubes do Rio Grande do Sul; Airton Amaral, diretor da TV comunitária Santa Maria; Marcos Borba, representante da TV OVO; Ricardo Ritzel, jornalista e produtor de audiovisual; Franciele Rebelatto, representante do Fórum Entre Fronteras; Luiz Carlos Grassi, presidente da Estação Cinema e Fernando Vieira, cinegrafista da Paz Produtora. O grupo apresentou os trabalhos que vem realizando no setor e pediu que os incentivos e apoios do setor devem ser descentralizados e investidos no interior do estado.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo