EconomiaEsporteNegócios

DO JEITO QUE VAI… Globo (com suas coligadas) tende a manter o monopólio de transmissões no futebol brasileiro

Ao que consta, a Rede Globo de Televisão já fechou acordo com 11 clubes, entre os maiores, dos 20 que participam do campeonato Brasileiro. Entre eles estão o GRÊMIO, por exemplo. Assim, manterá o monopólio de transmissões do futebol pelo menos até 2015. Mas há uma dúvida importante – e que talvez seja sanada em algum momento.

Qual? A empresa (e suas coligadas) está assinando contrato também em outras mídias e, igualmente, na TV fechada. Isso não estaria contrariando a lei, na medida em que tudo ficará com ela, bem diferente do entendimento (até aqui, ao menos) do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o xerife da livre concorrência?

Bueno, é uma questão. Ah, para saber mais, confira nota publicada na Folha de São Paulo, assinada pelos jornalistas Ricardo Itri e Eduardo Ohata. A seguir:

No futebol, Globo manterá seu monopólio sobre mídias

Ao assinar com a Globo, os clubes descartam a possibilidade de negociar os direitos do Brasileiro por mídias separadas. Nos contratos firmados com os 11 times, a Globo comprou os direitos de transmissão de todas as mídias: TV aberta, TV fechada, pay-per-view, internet e telefonia. A emissora também será responsável por realizar a venda das placas de publicidade.

Dessa maneira, a Globo manterá seu monopólio sobre a transmissão do Campeonato Brasileiro, pelo menos, até 2015.

Isso vai frontalmente contra a orientação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que informou ontem não ter recebido denúncia. A dúvida deve-se à condição do Clube dos 13 como representante de seus 20 associados.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. enquanto os glubes forem mais funcionario da globo eles sempre irao fica de pires na mao esta na horas dos cartola tomarem vergonha nba cara porque pra essa conceituada emissoura so exeste futebol no eixo rio e sao paulo

  2. Esse ano a Globo irá explorar recursos de placas de publicidade eletrônicas nos jogos?
    – Está passando da hora até quando a serie A será um campeonato sem estilo?
    – Plim Plim, anda logo modernize o nosso campeonato, vai te render lucro não percebes? Invista em placas publicitárias de midia eletrônonicas.!

  3. A Globo/RBS tem o melhor equipamento porque tem bons amigos na Receita, e os equipamentos deles não ficam apodrecendo na alfândega pela camaradagem. A Guaíba é que diga o que sofreu nas mãos destes desgraçados.

    Tá na hora de mudar, nem que seja para melhorar a qualidade das outras emissoras. Afinal, a globo nem sempre foi um exemplo de “melhor em tudo”. Melhorou porque tinha que melhorar. Agora não justifica a perpetuação da transmissão dos jogos só o fato dela ter ficado “20 anos” transmitindo quase que exclusivamente o brasileirão.

    Tá na hora de dar uma chance para as outras também crescerem.

    Só ter a Globo, é não ter nada!

  4. Belíssima notícia!

    A Globo (tanto em sinal aberto quanto fechado) tem – disparadíssimo!! – as melhores emissoras de TV do país.

    Tem os melhores equipamentos, a maior rede, a maior possibilidade de qualidade e quantidade de imagens, os melhores narradores e comentaristas, o melhor índice de audiência (o que ajuda muuuito os clubes na questão de patrocínio e publicidade nos estádios).

    A única coisa a lamentar é o esvaziamento do Clube dos 13, que não conseguiu administrar a insatisfação daqueles que – queiramos ou não – representam quase 50% dos torcedores de clube no Brasil: Flamengo e Corínthians.

    Tivesse maior “sensibilidade política”, o Clube dos 13 teria percebido que em um país onde a Rede Globo possui índices de audiência avassaladores, é nela que seu “produto” tem maior visibilidade e – portanto – maior capacidade de mercado.

    Ah… sempre é bom lembrar que futebol é NEGÓCIO, que a CBF é uma entidade privada, que os Clubes de Futebol também são, e que quem olha futebol com paixão é o torcedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo