CidadaniaEconomiaNegócios

EM MUDANÇA. E não é que a “Classe C” agora é mais da metade da população?!

Sim, definitivamente, algo mudou no Brasil. Há quem não goste, claro. Há quem, como este editor, acredita que ainda não está bom. De outro lado, com os números é impossível brigar. Eles estão aí, a desafiar os analistas e doutos em geral.

Os da hora são os trazidos ontem, por pesquisa idônea, e que mostram a ascensão vertiginosa da chamada Classe C, que simplesmente parece ignorar quaisquer efeitos negativos da economia e já é composta de mais da metade da população brasileira.

A tendência é que isso não se repita em 2011. Isto é, os “Cs” não avançam. Mas não decrescem. E quem sobe são os cidadãos das classes D e E. Gostaram? Não sei. Mas o caso é que vale a pena ler o material publicado originalmente na versão online do jornal O Globo. A reportagem é de Karina Lignelli. A seguir:

De pirâmide a losango Classe C cresce e muda formato da pirâmide social no Brasil, mostra pesquisa

Com a migração de 19 milhões de brasileiros para a classe C em 2010, que representa no total 101 milhões de pessoas, a pirâmide social passa por uma mudança de formato. Dados da pesquisa “O Observador 2011”, encomendada pela Cetelem BGN à Ipsos Public Affairs, mostra que, com 25% da população nas classes DE (47,9 milhões) e 21% nas classes AB (42,19 milhões), a classe C mais ampla domina, com 53% do total – o que transformaria essa pirâmide em um losango. A pesquisa, realizada desde 2005, faz uma radiografia do comportamento do consumidor brasileiro.

Segundo o presidente da Cetelem Marcos Etchegoyen, mesmo com a crise, a classe C continuou em destaque, comportamento que vem se construindo ao longo dos últimos quatro anos e mostra reflexos diretos no crédito, no consumo e nos planos para o futuro.

– Aposto na tendência de mudança desse formato mesmo depois das medidas macroprudenciais do governo, porque o consumo vem se mantendo, apesar do crédito mais caro. Não me surpreenderia nada se as classes DE se igualassem à C no próximo ano – explicou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo