Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Já começou a humilhação de calouros (sujos) no centro da cidade. E a lei?

Especificamente sobre esse tema, leia a “Luneta Eletrônica , publicada no início desta madrugada. De todo modo, garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. @roberto Não é o que se diz por ai. Bem que os milhares de estudantes da federal que não são da cidade trasferissem o título para Santa Maria ano que vem só para não votar no Schirmer e aliás nem no candidato petista pois são todos farinha do mesmo saco.

  2. Luiz :
    A culpa é do Schirmer.
    Ah…
    E se acontecerem trotes assim nas unidades da UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, a culpa também é do Schirmer!!

    Como tudo que acontece de errado e ruim nesta cidade é culpa da administração municipal atual. Isso sim é ranço de derrotado. Perderam em 2008 e vão tomar outra surra em 2012. Aguardem!!!!!!!!!!!

  3. Dentro do arco da UFSM e dos portões das univesidades privadas, quem controla os trotes e/ou recepções são suas respectivas reitorias. Abusos e excessos são punidos conforme cada instituição. Tenho minha opinião sobre as punições, mas esse não é o tema da hora.
    Nos espaços público da cidade, entendamos Santa Maria, as regras de civilidade são regidas pelo Código de Postura do Município, cartilha que entre tantos adendos, tem uma lei específica sobre a questão dos trotes.
    Dito isso, é evidente que quem garante o cumprimento da lei é a fiscalização da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Não existindo fiscalização a lei não é cumprida e estabelece um deboche para com a população.
    Por isso caro Roberto e meu caro Fabri…opa, Luiz, concluo duas coisas: a culpa dos trotes no centro de Santa Maria é de uma cultura estúpida e reacionária que estabelece um rito de passagens à esses jovens, que mesmo não sabendo, se submetem a uma humilhação e uma inferioridade boba na sua entrada nos cursos superiores.
    Só que a culpa de que jovens DESCUMPRAM uma lei e nos seus excessos, sujem a cidade, constranjam pessoas, é daquele que fiscaliza, no caso a Prefeitura Municipal de Santa Maria.
    Eu não jogo lixo no chão da Praça Saldanha Marinho, não grito palavrões na mesma praça e não fico pedindo dinheiro para beber nesse lugar.
    Lembro que se não pagar meu IPTU, vou para a Dívida ativa da prefeitura. É lei.
    Se é lei. Cumpra-se. Ou mude-se a lei.

  4. A culpa é do Schirmer.
    Ah…
    E se acontecerem trotes assim nas unidades da UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, a culpa também é do Schirmer!!

  5. Caríssimos: a Lei está no site da UFSM – Resolução Nº 03/2000 regulamenta a recepção aos calouros e proíbe trotes agressivos, desumanos e degradantes. http://bit.ly/gtV03G

    Mas quem fiscaliza o centro? O Reitor?

    Em caso de danos físicos, morais e psicológicos aos novos estudantes, os “veteranos” (futuros médicos, bacharéis, engenheiros, dentistas, que estão a apenas um semestre ou dois à frente dos calouros) serão sumariamente punidos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo