Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. O maior problema? E a maior virtude? Sim, de Santa Maria

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

12 Comentários

  1. @Jose Delcatti
    Não existe santo nesta história.
    Desde que mudei para Santa Maria vi SEMPRE uma oposição radical e raivosa (de TODOS os partidos) cujo objetivo se resumia a alcançar o poder.
    Os diversos maus exemplos que vimos no passado e vemos ainda hoje pelo Brasil a fora são a prova concreta que fazer greNAL (NAL em maiúsculo porque o Inter é maior!) político é o caminho mais rápido para o fracasso, o atraso, o desperdício de oportunidades.
    É isso que chamam por aí de “caranguejismo gaúcho”, que em Santa Maria parece alcançar proporções cada vez maiores.
    É por isto que cidades como Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Santiago (entre outras) agradecem o “cisma” santamariense, pois enquanto aqui cada um puxa a corda para um lado diferente e a cidade fica cada vez mais estagnada, eles aproveitam para atuar de maneira conjunta e colaborativa, crescendo, se desenvolvendo e gerando prosperidade para os seus.

  2. @Luiz
    E principalmente fazendo oposição radical e irracional quando não é governo e concedendo tudo quando do contrário.
    Assim foi essa gente que hoje governa a cidade, atrazram tuod que podiam na oposição para depois fazerem quando situação.
    Esse é o maior problema dessa cidade!
    Aqui a coisa não é fácil, até americano que por aqui se meteu viu seus decendentes imprimirem sobre si uma interdição covarde na velhice!
    Éééééééé´não há Mister que aguente!

  3. Mudando de mala para saco,em toda a minha vida não vi maior COVARDIA daqueles ” policiais ” na Amazonia com aquele jovem indefeso. E parabens a Secretaria Maria do Rosario que pede apuração rigorosa e punição exemplar.

  4. @Luiz
    Luiz

    Existe a Santa Maria que queremos, merecemos e precisamos… como bem disseste. Existe a Santa MAria que NÃO queremos.
    A que Não queremos, alguns, é esta daqui: http://santamariaquenaoqueremos.blogspot.com/

    Já que queremos é discutida aqui:
    http://asantamariaquequeremos.com.br/

    NUma um sorriso, na outra poderia haver uma imagem de tristeza… espero que tristeza passageira, ver e discutir os problemas e mazelas não é puxar a cidade para baixo, pode ser a chance de tirar a cidade do buraco.

  5. MAIOR PROBLEMA:
    Poderia cair no “lugar comum” e listar as diversas e históricas carências físicas da cidade, mas acredito que um desafio como o proposto pelo blogueiro merece abordagens mais profundas, por isso me socorro em dois ícones da literatura brasileira: Sérgio Buarque de Hollanda e Nelson Rodrigues.

    O pensamento dominante em Santa Maria confirma com exatidão o “homem cordial” de Sérgio Buarque de Hollanda, segundo o qual o brasileiro, tido como cordial, generoso e hospitaleiro é na verdade superficial e apegado às aparências, que se deixa levar pela emoção em detrimento da razão, abrindo flanco aos personalismos que historicamente fundamentam a sociedade brasileira.
    Isto nos leva a outra característica do homem cordial: o “jeitinho brasileiro”, burlando normas e/ou convenções sociais para “se dar bem”.

    Enquanto o cidadão “comum” continuar achando que não há como reprimir o “jeitinho”, aceitando bovinamente o desrespeito às regras de convívio – parando o carro no lado esquerdo da Valandro, pichando paredes, circulando de carro com som alto nas madrugadas, urinando nas portas de edifícios no entorno da Praça Saturnino, fechando o trânsito na Duque, botando fogo em containers de lixo, deixando o mato crescer em terrenos baldios, desenhando folhas de maconha em sinaleiras – estará não só reproduzindo um modelo de comportamento nefasto à boa convivência social, mas também validando no imaginário das pessoas que Santa Maria é terra de ninguém, onde todos podem tudo em todos os lugares a toda hora.

    A condescendência com o excesso, com o desrespeito, com a falta de empatia, revela não só a face espúria do homem cordial, mas também um outro aspecto de personalidade abordado de maneira seca, vulgar e genial pelo também genial Nelson Rodrigues: o “complexo de vira-latas”.

    Complexo de vira-latas era como Nelson Rodrigues entendia a indulgência brasileira para com os outros, colocando-se em papel de subserviência e inferioridade voluntária em relação ao mundo, mesmo em temas nos quais é comprovada e reconhecidamente correto e superior.

    Tanto a falsa cordialidade quanto o complexo de vira-latas encontram campo fértil em Santa Maria, onde o “inconsciente coletivo” parece carregar uma culpa social inexistente e inexplicável, levando a crer que devemos ser condescendentes com todo tipo de excesso cometido – em larga escala – por pessoas que vivem temporariamente na cidade, em atitude evidente de “cordialidade” misturada com “complexo de vira-latas”.

    Na minha visão, este é o cerne da questão… tudo mais é decorrência desta postura.

    MAIOR VIRTUDE:
    A maior virtude – em face dos problemas – é exatamente a possibilidade de aproveitar as oportunidades de mudar a estagnação histórica e começarmos a construir a Santa Maria que nós – santamarienses natos ou adotivos – queremos, merecemos e precisamos…

    PS:
    Poderia também ter abordado um outro aspecto que dizem de nós em outros Estados: o “caranguejismo gaúcho”, que é a capacidade que temos de puxar para baixo qualquer um que queira subir na vida, mas este comportamento é tão visível em nossa cidade que me permito deixar para abordá-lo em futuro próximo.

  6. Edilson Ribas :Arquimedes que feio te formou aqui e fala assim da nossacidade, alguma virtude ela tem foi te formar.

    Uma grande virtude da cidade é que Arquimedes e assemelhados deixam a cidade para quem a respeita. Sejam de dinheiro ou pelados.

  7. O maior problema reside na incompetência da atual “administração” da cidade.
    Os exemplos são muitos e pretendo voltar ao assunto. Por enquanto gostaria que todos soubessem que a Farmácia Popular, aquela que vende medicamentos a preços muito baixos, um programa do governo federal, criada durante o segundo mandato do Valdeci, somente está funcionando até as 13h. Motivo: o Xirme não fornece funcionários pra atuarem na farmácia. Continuando assim, vai fechar. Se pudesse, o Xirme privatizava.

  8. A maior Virtude de Santa Maria é a capacidade de sobrevivencia do povo e o maior problema nosso sem dúvida nenhuma é o Coloradinho!

  9. O maior problema de Santa Maria é não reconhecer seus méritos, suas potencialidaes, esquecer seus nome, não valorizar seus representantes…. Isso gera disputas mesquinha que não acrescentam em nada para nosso desenvolvimento. Ainda bem que me formei e fui embora daí. Tem gente que acha que é cheia de dinheiro e, na verdade são uns pelados….

  10. Maior problema: pagar excessivamente por certos serviços. Alugar equipamentos que se destroem por uso e não são repostos. Pagar valores absurdo para arrumar praças com acabamentos de segunda, pagar 80 mil para o prefeito desfilar numa escola de samba em Porto Alegre que nem perto do título ficou, pagar para cortarem as árvores da Rio Branco…

    Virtude: virtude… virtude? … a gente reclamar, reclamar e reclamar…

    Por minha conta: a maior Vergonha: reclamar, reclamar e reclamar e ninguem fazer NADA.
    Cadê as explicações dos 80 mil? Já se passaram 10 dias desde o pedido e nada.

    Aproveito para divulgar um evento para o dia 1º:
    http://santamariaquenaoqueremos.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo