Artigos

Uma nova praça para Santa Maria! – por Jorge Pozzobom

A obra não é simples ou rápida, “mas toda a espera e o esforço valem a pena”

Prefeitura Municipal e construtora Jobim dão início à revitalização da Praça Saldanha Marinho (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Revitalizar o Centro Histórico de Santa Maria é um dos grandes objetivos do nosso governo. Não é um trabalho fácil, tampouco simples, mas, com muito trabalho e persistência, o meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu temos visto o resultado desse empenho.

Na semana passada, começamos a revitalização da Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade. Quem passa pelo Centro já percebe os tapumes e o movimento diferente, principalmente o barulho e a poeira, características comuns de qualquer obra em realização. Afinal, é como eu sempre digo, o transtorno passa, e a obra fica.

A reforma da nossa praça é realizada pela Construtora Jobim e será executada em oito etapas, dividida por áreas. Assim como vocês, eu também não vejo a hora de estar com tudo pronto, mas precisamos ter paciência. Depois da remoção do piso, será feito um novo contrapiso e pavimento, assim como a drenagem pluvial. Etapas importantíssimas em uma obra, para que não venha a dar problemas mais adiante. Na sequência, partimos para a iluminação, o paisagismo e a restauração do coreto e do chafariz da Saldanha Marinho.

Vale lembrar que, desde janeiro, estamos trabalhando nesse projeto, quando as nossas equipes fizeram a substituição das galerias no subsolo da praça, entre o prédio que abrigava a Casa de Cultura e os banheiros públicos. Sabemos que nenhuma dessas fases é simples ou rápida, mas toda a espera e o esforço valem a pena para termos uma Praça Saldanha Marinho linda, como Santa Maria merece.

E as obras não param por aí. Enquanto começamos a revitalização da nossa praça central, a reforma do Calçadão está na reta final. Essa fase inclui a instalação dos postes de iluminação e das lixeiras e o paisagismo, seguindo, então, para a pintura do piso.

Além do Centro, temos obras em andamento em todas as regiões da cidade. O tempo bom do feriado estendido, por exemplo, foi aproveitado para a realização de mais uma Operação Tapa-Buracos pela Prefeitura, além de limpeza de redes pluviais, construção de bueiros e serviços de patrolamento e empedramento em diversos locais, como nos bairros Camobi, Pinheiro Machado e Nova Santa Marta, entre outros.

Ainda, na última sexta-feira (9), trabalhamos na pavimentação asfáltica do último trecho da Rua Adi João Forgiarini, no bairro Pinheiro Machado, e na etapa final da construção do passeio público da Rua João Franciscatto, no bairro São José. Já na Rua Cassemiro de Abreu, no bairro Perpétuo Socorro, demos seguimento à construção de uma rede pluvial em frente à Escola Estadual Érico Veríssimo.

Também na semana passada, avançamos em mais uma etapa na obra que vai melhorar a trafegabilidade na Rua Floresta, no trecho que vai até a Rua Valentim Farias de Lima, em Camobi. No local, nossas equipes já colocaram os meios-fios junto à via e, também, está sendo feita toda a preparação para a pavimentação e a sinalização. E, ali próximo à Rua Floresta, na Rua Cruz e Souza, entre as avenidas Prefeito Evandro Behr e João Machado Soares, foram concluídos os serviços de drenagem pluvial, pavimentação e sinalização viária. Essas obras são necessárias para melhorar o escoamento da água, principalmente em períodos de chuva mais intensa na Região Leste do Município.

Poderia citar muito mais obras. Como já disse, a Prefeitura, por meio da nossa Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, tem trabalhado em todas as regiões de Santa Maria. Meu pedido é para que, todos nós, que amamos a nossa cidade, façamos a nossa parte, ajudando a preservar as nossas vias, praças e calçadas. É com muita responsabilidade, transparência e cooperação de todos, que seguimos trilhando um caminho seguro em direção ao futuro!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo