Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Secretário Farret anunciou SAMU funcionando em abril. Será?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

17 Comentários

  1. Correção: onde lê-se “a” SAMU, é “o” SAMU, pois refere-se ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ah sim, é MÓVEL e não Médico.

  2. Bem, pra começo de conversa, caso o Sr. Secretário não tenha falado, a SAMU é apenas um dos serviços de Urgência. Existe o Serviço Pré-hospitalar fixo (Pronto Atendimento e UPA), o Serviço Pré-hospitalar móvel (SAMU e alguns incluem os Bombeiros) e o Serviço Hospitalar (Emergências ligadas a Hospitais e os próprios Hospitais).
    Para que tudo isso funcione, é necessário um Plano Municipal e Regional de Urgência que define responsabilidades. Aponta quem fará a regulação e quem irá disponibilizar a assistência, até porque, não dá pra fazer da Ambulância da SAMU um leito hospitalar.
    É importante salientar que tudo isso deve ser pactuado junto ao Conselho Municipal de Saúde e aos Gestores (Secretarios de Saúde) de todos os Municípios da Região. Mas ainda, pra tudo isso funcionar é necessário ter profissionais (médicos planistas, médicos socorristas, médicos reguladores, coordenador clínico, enfermeiro socorrista, técnico de enfermagem socorrista, motorista socorrista) em quantidade suficiente para cobrir todas as escalas. Aí eu pergunto: Já passou pelo Conselho Municipal de Saúde? Já foi pactuado na Microrregião, junto aos Gestores? Já foram contratados todos os profissionais? Já foram capacitados os profissionais? Até porque, não é só entrar em uma ambulância ligar a sirene e pronto. Tem dinheiro pra isto tudo? Já foram pactuadas as referências junto aos serviços pré-hospitalares e hospitalares? O HUSM faz parte do complexo pactuado? A Central de Regulação Regional já está funcionando? Foram contratados os atendentes do 192?
    Pois a última pergunta…Começa mesmo em abril????

  3. Boa tarde.
    Certa feita ouvi alguem dizendo que o SAMU não é para atender acidentes de trânsito, será verdade? Alguem sabe algo a respeito? Seja lá com for, a muito deveria estar funcionando.

  4. Leandro Passos Rodrigues :Acredito que não há problemas nisto afinal por que as pessoas de São pedro do Sul não tem direito a um atendimento rápido. Que egoísmo vejo no discurso de alguns. Parece até pessimismo pensar que vão acontecer 6 acidentes ao mesmo tempo. Vamos ser um pouco mais democráticos com a questão da saúde. Com a vida das pessoas não se brinca.

    santa maria tem quase 300 mil habitantes …A prefeitura tem que se preocupar com a população daqui…quem tem que se preocupar com a população de são pedro e o escambau e o governo do estado .
    depois de dar 80 mil para escola de samba de porto alegre.
    destruir as arvores da rio branco …tem mais essa ..

    MAL FEITO
    MAL FEITO

    PElo jeito querem fgazer média com a região pois sabem que na prefeitura não ficam mais.

  5. Acredito que não há problemas nisto afinal por que as pessoas de São pedro do Sul não tem direito a um atendimento rápido. Que egoísmo vejo no discurso de alguns. Parece até pessimismo pensar que vão acontecer 6 acidentes ao mesmo tempo. Vamos ser um pouco mais democráticos com a questão da saúde. Com a vida das pessoas não se brinca.

  6. mas beleza e que depois de dar 80 mil para escola de samba de porto alegre quer dar uma das ambulancias para outro municipio da região…como eles mesmos diziam >>>MAL FEITO

  7. Jaci Borreau :

    SERGIO RENATO :Que maravilha, em abril o SAMU vai começar a funcionar na nossa cidade, isso é muito bom, mais um ponto positivo para a nossa saúde, assisti o debate e achei muito bom, e exclarecedor…

    SAMU tudo bom

    Fassendo biatinha com meu scheito de valar?

  8. SERGIO RENATO :Que maravilha, em abril o SAMU vai começar a funcionar na nossa cidade, isso é muito bom, mais um ponto positivo para a nossa saúde, assisti o debate e achei muito bom, e exclarecedor…

    SAMU tudo bom

  9. Realmente o Farret deve ter vários clones. Acho que o lugar que menos vai é no gabinete. E ninguém controla os horários dos secretários, afinal eles não assinam pontos. Um secretário deveria trabalhar de forma comprovada as 40 horas semanais e sem compensar as jantinhas, encontros e outras politicadas…

  10. Na verdade o Dr Farret ( grande ser humano ) já esta ultrapassado, deverie ser vice prefeito apenas, onde poderia contribuir mais com o governo do sendo secretário.
    A saúde exige hoje mais tecnologia e um administrador mais atualizado.

  11. Uma pergunta: Qual o regime de trabalho de um secretário?vice prefeito? São 40 horas? Dedicação exclusiva?
    Como é que o Dr. Farret consegue atender em consultório em pleno horário comercial? Pela UNIMED e outros planos.
    Fico curioso, pois soube de atendimentos em plena sexta pela manhã.
    Quem controla o horário do secretários?

    Antes dos CCs correrem defendendo, dizendo que prefeito e secretário não tem horário, fica claro que existe um horário comercial e de atendimento e se há plantões notrunoe de final de semana, que peçam hora extra… A equipe TEM< que estar a disposição da população em horário oficil de atendimento e ao que me consta , sexta pela manhã é hora do secretário estar no seu gabinete ou trabalhando PELA prefeitura.

    Estou errado? e Não é só o FArret …

  12. Que maravilha, em abril o SAMU vai começar a funcionar na nossa cidade, isso é muito bom, mais um ponto positivo para a nossa saúde, assisti o debate e achei muito bom, e exclarecedor…

  13. Realmente o Dr. Farret deixa MUITO a desejar nesta função. Todos achavam que por ele ter uma boa gestão como prefeito em Santa Maria e ser médico poderia ter soluções para melhorar a saúde pública na cidade. Foi escolhido para ser vice e aceitou para servir de manobra eleitoral nas eleições municipais e assim o Schirmer conseguir inúmeros votos de pessoas que já foram atendidas de graça por ele, outras que acreditavam que ele sendo médico seria bom para o munícipio. Quando foi escolhido como Secretário de Saúde acreditamos, agora a saúde vai melhorar um pouco. E melhorou, parece que há entraves burocráticos que essa administração não agiliza mesmo. Como é que para liberar R$ 80.000 para a homenagem, foi rápida a solução. Sei que são coisas distintas, mas só estou exemplificando que quando há boa vontade ( e interesse político diga-se de passagem) existe agilidade. Antes que a cavalaria Schirmeniana ataque, não sou PT, aliás acredito que o partido cada vez mais se torna farinha do mesmo saco na política nacional.

  14. Claudemir bomdia!
    asisti o debate deste assunto no ANÁLISE última segunda.
    o que ficou claro realmente é que o Dr. Farret além de não dominar/conhecer este assunto, não tem mais condições de estar a frente de uma, função pública.
    Em especial, o médico da unimed deu uma aula sobre o funcionamento do samu, suas preocupaçõess e das necessidades haver integração entre os setores que prestam serviço de atendimento de emerg~encia na cidade.

  15. Prezado Claudemir
    Eu não acredito que a samu seja implantada ainda em abril visto que no programa de 2ª feira no canal 19 ficou bem claro que ainda falta muita coisa. Agora fiquei perplexo ao ouvir o Dr Farret dizer que uma ambulância com CTI vai ficar parada e só deverá ser usada nos municípios que não teem SAMU, será o nosso prefeito Schirmer foi eleito Prefeito REGIONAL?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo