Arquivo

Federais. Além da Rodin e da Xadrez, que pegaram S. Maria em cheio, festival de ações em 2007

É época de divulgação de balanço de trabalho de todas as corporações. A Polícia Federal, por exemplo, tem bons e grandes números a apresentar, em termos de ações realizadas ao longo de 2007. Só no território gaúcho foram quase três dezenas de operações, com 465 pessoas presas. Duas delas, aliás, pegaram Santa Maria em cheio. Ambas em novembro.

 

A Operação Rodin, que investiga fraude no Detran, coom o envolvimento da Fatec e da Fundae, fundações vinculadas à UFSM, levou à prisão temporária muita gente ilustre da cidade. Foi em 6 daquele mês. Exatamente duas semanas depois, era a Operação Xadrez, que provocou um redemoinho na cidade, com a averiguação de jogo ilegal e contrabando. Será um ano para não esquecer, nessa área, com toda a certeza.

 

A propósito das ações da PF em todo o Brasil, confira o material produzido pela Agência de Notícias da corporação. A seguir:

 

“PF APRESENTA BALANÇO DE 2007

 

Em 2007, pesquisa da Associação dos Magistrados do Brasil apontou a Polícia Federal como a instituição com maior credibilidade no país (75,5% dos entrevistados). Essa confiança é reflexo do fortalecimento do órgão e da intensificação das ações de combate à corrupção e ao crime organizado em todo o país.

 

Com a cooperação de outras instituições do Executivo, do Ministério Público e do Poder Judiciário, a PF realizou este ano 188 operações especiais que resultaram na prisão de 2876 pessoas.

 

Entre as ações, destacam-se:

 

– Operação Navalha, que desarticulou um esquema de desvio de recursos públicos por meio do direcionamento de verbas para obras superfaturadas, irregulares ou mesmo inexistentes nos âmbitos federal, estadual e municipal;

 

– Operação Persona, realizada em conjunto com a Receita Federal, e que descobriu um esquema de fraudes de comércio exterior criado por empresários brasileiros para beneficiar uma empresa multinacional americana, líder no segmento de serviços e equipamentos de alta tecnologia para redes corporativas, internet e telecomunicações;

 

– Operação Taturana, que desmontou uma organização criminosa instalada na Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas. A quadrilha se apropriava de recursos da casa através de sua folha de pagamentos, com a inclusão de funcionários fantasmas e laranjas;

 

– Operação Farrapos, que prendeu o traficante colombiano Juan Carlos Abadia, um dos criminosos mais procurados pelas autoridades dos Estados Unidos e que tinha o Brasil como sede de empresas usadas para a lavagem do dinheiro obtido na venda de entorpecentes.

 

Corrupção – Em 40 operações especiais de combate à corrupção, a PF descobriu e atacou focos de desvio de dinheiro público em todo o país. As investigações atingiram setores do Legislativo, do Executivo e do Judiciário e resultaram na prisão de 316 servidores públicos e 13 policiais federais.

 

Lavagem de dinheiro – As operações de combate à lavagem de dinheiro e fraudes em licitações públicas também ganharam destaque no ano de 2007. Foram 29 ações especiais, com a prisão de 592 pessoas. Em apenas cinco delas, a PF identificou mais de R$ 3 bilhões em fraudes.

 

Tráfico de drogas – No combate ao narcotráfico foram realizadas 33 operações especiais. As apreensões de ecstasy em 2007 foram dez vezes maiores que em 2006. Foram apreendidos ao longo do ano 209 mil comprimidos contra 19 mil no ano passado. Foram apreendidas ainda, mais de 15 toneladas de cocaína e 173,7 toneladas de maconha.

 

Armas – Como parte da Política de Controle de Armas do governo federal, a PF realizou uma campanha nacional de recadastramento. O Sistema Nacional de Armas (Sinarm) do DPF recadastrou 116.362 armas, registrou 17.917 novas armas, emitiu 1.900 portes e apreendeu 12.614 armas irregulares…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra desta e de outras reportagens produzidas pela Agencia de Notícias da Polícia Federal.

Especificamente sobre as ações dos federais no Rio Grande do Sul, vale ler a reportagem  PF no RS encerra o ano com 26 operações e 465 presos”, de Felipe Daroit, da Rádio Gaúcha, reproduzida por ZeroHora.Com.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo