Acabo de receber material da assessoria de imprensa de Faxinal do Soturno, com uma informação triste, aos moradores daquela comuna. E que chama a atenção porque, afinal de contas, quem vive mais de um século, cá entre nós, merece respeito e homenagem.
É o caso da nona Cátia, ou Catharina Socal Pigatto, falecida ontem e que será sepultada na tarde de hoje, naquela cidade. Os detalhes vem com o texto assinado por Norton Avila. Confira:
“Morre a faxinalense Catharina Socal Pigatto aos 107 anos
Faleceu às 20h30min desta segunda-feira, no Hospital São Roque de Faxinal do Soturno e em decorrência de falência múltiplas de órgãos, a faxinalense Catharina Socal Pigatto aos 107 anos.
Nascida no dia 11 de agosto de 1903, Cátia, como é conhecida, vem de uma família de 21 irmãos, cujo pai era italiano nascido em Pieve D’Alpago, Beluno, no Vêneto, teve oito filhos, 26 netos, 35 bisnetos e 2 tataranetos. Para ela, a receita da longevidade era uma só.
– Meu marido sempre me servia café com banana antes de dormir. Hoje, continuo a comer a fruta todos os dias e um pouco de vinho para me deixar mais calma – explica dona Cátia.
Cátia era a mais idosa moradora da Quarta Colônia, tanto que no ano pasado, durante as comemorações do 64º Aniversário da República Italiana e os 135 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, foi homenageada pela Agência Consular da Itália em uma cerimônia em Santa Maria.
– Ela marcou a história do município, principalmente na loja Pigatto, uma das lojas tradicionais e mais antiga – relembra o prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner.
O corpo de Cátia está sendo velado no necrotério municipal, às 16h haverá missa de corpo presente na igreja matriz São Roque e em seguida será sepultada no cemitério municipal.
“Nasci no mesmo ano que o Grêmio. Talvez seja esse o segredo da minha longevidade”
Catharina Socal Pigatto
1903 – 2011”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Não podemos esquecer do exemplo de vida que a nona Catharina S.Pigatto deixou a seus descendentes.
Considerada uma grande pioneira da Famiglia Pigatto"
Saudades de todos.