Caso Renan. É tão certo quanto 2 e 2 são 4: o Presidente do Senado terá denúncia arquivada
Ficou para sexta-feira. Mas poderia ter sido nesta quarta. O fato é que o relator da representação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, o maranhense Epitácio Cafeteira, pediu o arquivamento do processo de quebra de decoro parlamentar, requerido pelo PSol. E por muito pouco tudo não se decidiu na reunião do Conselho de Ética, na qual o relato foi lido e discutido.
Tenho sérias restrições em relação ao procedimento político-jurídico de Calheiros. Entendo, mesmo, que dificilmente (pra não dizer que nunca) ele teria condições de arcar com as despesas que diz ter assumido com dinheiro próprio. E, portanto, sobram suspeitas (que precisariam ser investigadas, antes de uma condenação prévia) de que algo de estranho ocorreu.
No entanto, não posso deixar de concordar que o relator tem lá suas razões para acreditar, ou pelo menos propor, que o presidente do Senado (e, em conseqüência, do Congresso) seja inocente. E que a representação dos liderados da Heloísa (Helena) se basearam única e exclusivamente em matérias jornalísticas. E que elas não passaram, agora quem escreve sou eu, de fofocaiada propagandeada pela revista Veja.
Resumindo: o caso parece ser, tem tudo para ser, e muito provavelmente é sério. E, no entanto, foi transformado, o que acaba por beneficiar Renan Calheiros, em mera futrica de fundo sexual – envolvendo inclusive uma jornalista, Mônica Velloso, o outro lado do negócio, e mãe de uma filha do senador alagoano. Que pena. A sociedade sai perdendo nessa.
Ah, a Comissão de Ética terá nova reunião sexta. E, nela, salvo uma hecatombe, o processo ganhará o lamentável caminho do arquivo.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira a reportagem Cafeteira pede arquivamento de processo contra Renan, de Soraia Costa, do Congresso em Foco.
Leia também o que publicou Leandro Colon, da sucursal de Brasília do G1, o portal da Globo, na notícia Renan: relator pede para arquivar processo
Por fim, vale a pena conferir também a notaO relatório de Cafeteira ponto a ponto, publicada por Ricardo Noblat.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.