Foi protocolado na Câmara dos Deputados projeto do santa-mariense Paulo Pimenta (PT), que restringe a publicidade de cerveja no País. O parlamentar, ao explicar sua idéia – que visa a redução das mortes no trânsito do país, que, em boa parte dos casos, têm como causa o consumo de bebida alcoólica pelos motoristas – disse pretender corrigir um equívoco da legislação.
Em 1996, restringiu-se a publicidade de cigarro, uísque, cachaça e outras bebidas, mas não da cerveja. Os detalhes da idéia de Pimenta vêm através de material produzido por sua assessoria. O texto é de Fabrício Carbonel, com foto é de Leonardo Prado, da Agência Câmara de Notícias. Confira:
“Propagandas de cerveja no Brasil podem sofrer restrições
A Câmara dos Deputados recebeu projeto de lei 703/2011 que estabelece restrições à publicidade de cerveja. O autor da proposta, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), aponta a medida, também defendida pela Organização Mundial da Saúde, como uma solução estratégica frente ao aumento do consumo da bebida e à violência no trânsito, uma das principais causas de mortes no mundo.
Com a iniciativa, o deputado pretende que o parlamento corrija o “equívoco” na lei 9.294 de 1996, que restringiu a publicidade de cigarros, uísque, cachaça, entre outras bebidas, mas foi “tolerante” com a cerveja. “Na época, o Congresso sofreu um lobby muito forte e cedeu à pressão das empresas de bebida, das agências de publicidade e de atores, esportistas e cantores, garotos propagandas das grandes marcas”, lembra Pimenta.
Segundo o parlamentar, a medida é necessária uma vez que a própria indústria da cerveja não admite a relação entre a publicidade, o consumo e as mortes no trânsito. “As orientações do CONAR são constantemente desrespeitadas. As propagandas abusam do apelo à sexualidade, de símbolos nacionais ou regionais para criar maior identificação com os consumidores e reforçam a idéia equivocada de que quem bebe são pessoas com êxito profissional e pessoal, normatizando o consumo de álcool no país”, critica o deputado, que também vê conivência na atuação do CONAR às publicidade de cerveja na mídia brasileira.
Carnaval
Durante o feriado de carnaval, foram 4.165 colisões. Desse total, 2.441 mil ficaram feridos e 213 pessoas morreram nas estradas federais. O número de mortes representa 47,9% maior que em 2010.
Restrição ao cigarro diminui índice de fumantes
Após 15 anos da lei que restringiu a propaganda de cigarros no país, conforme dados do Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no Brasil, que entre a década de 80 e 90 era de aproximadamente 30%, hoje apresenta índice de 15,5%.“
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mescheu com meu zerfeschinha, mescheu comigo… se o Bimenta infentar de proipir zervescha…. fou nos tendes dele…
O texto do Fabricio Carbonel é bem claro quanto ao conteúdo do projeto.
Como forma de ratificar meu apoio a iniciativa do deputado Pimenta, sugiro a leitura do seguinte artigo de Ilana Pinsky, coordenadora do ambulatório de adolescentes da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) – UNIFESP.
http://www.propagandasembebida.org.br/artigos/integra.php?id=12
Quido ninguém ta “proipindo” nada, estão fazendo resstrições a horarios…como o cigarro
Zaganaschem! mescher com meu zerfeschinha..
Entón tem que proibir o bropacanda de tudo quanto é pepida algoólica e até dos alergéticos, inté do que te dá aazzzas
Tchê… esse Pimenta está mexendo num vespeiro! Tem que estar bem amparado prá cutucar esse tema. As poderosas ganham muito, mas muito dinheiro com essa publicidade. Tem artista que complementa a “renda de casa” com o cachezinho de comercial. E as empresas de bebidas, de acordo com o artigo, pagam os artistas e toda mídia com sangue de mais e mais inocentes. Bem, esse artigo é “bão”! Muito bom trazer isso aqui… Mesmo sendo persona non grata, vou torcer, como sempre, pelo lado gaúcho, que agora é o lado do nosso Brasil.