MULHER. Faxinal do Soturno reúne líderes femininas para expor suas experiências
Várias mulheres da região estão em posição de liderança em suas comunas. Isso acontece em Santa Maria, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine e Dona Francisca, por exemplo. Algumas delas estiveram hoje em Faxinal, para um evento em comemoração ao Dia da Mulher.
O que elas fizeram lá? E o que disseram? Confira no relato de Norton Ávila, da assessoria de imprensa da Prefeitura de Faxinal do Soturno. A seguir:
“Câmara promove encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Uma tarde dedicada somente para as mulheres. Assim foi o encontro de diversas personalidades femininas da região na Câmara de Vereadores de Faxinal do Soturno, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A data da comemoração é dia 8 de março, porém, a homenagem a elas no município foi realizada hoje. Durante toda a tarde, cada convidada pode expor suas experiências de vida e expectativas para o futuro. Sempre como tema principal a mulher.
Com o local lotado, inclusive com personalidades masculinas, o encontro iniciou ao som da faxinalense Vanessa Lago Sari, que cantou “Como nossos pais”, de Elis Regina, e arrancou muitos aplausos. Em seguida a vereadora, presidente da casa e uma das organizadoras do evento, Carmem Gutheil Zacarias, iniciou as atividades oferecendo o encontro em memória da faxinalense Catharina Socal Pigatto, falecida no último dia 22 de março aos 107 anos.
– Hoje o espaço é de vocês mulheres. Devemos nos unir para aumentarmos a nossa representação na sociedade – pediu Carmem.
A primeira rodada de debates teve como tema a mulher na política, onde Sandra Rebelatto, presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Denise Predebom Milanesi, prefeita de São João do Polêsine, e Maria do Carmo Tronco Vargas, vice-prefeita de Dona Francisca, contaram suas experiências pessoais frente aos órgãos públicos.
– É preciso atitude para garantir ela também na política. Precisamos convencermos as mulheres a votarem também em mulher – salientou a Sandra.
Já a prefeita de São João do Polêsine lembrou da versatilidade com que a mulher deve ter ao assumir um cargo público.
– Devemos saber administrar, mas devemos também conhecer, por exemplo, uma patrola ou retroescavadeira – explica Denise.
Os debates continuaram durante toda a tarde. Ao final foram realizados sorteios de brindes aos presentes.
A comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi promovido pela Câmara de Vereadores e contou também com o apoio da Prefeitura de Faxinal do Soturno.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Muito interessante a iniciativa.
Acredito que mobilizações com esta conseguem dar sentido ao Dia Internacional da Mulher.