Os dois maiores entre os menores de Santa Maria. Ou as grandes entre as médias siglas. Enfim, gostem ou não, o protagonismo ainda passa longe deles. Me refiro ao PSDB e ao PP, partidos que fazem parte da base do governo municipal, mas numa posição secundária – ainda que os progressistas tenham o vice-prefeito (e secretário de Saúde) José Farret e os tucanos ostentem o nome do único governista local eleito para o parlamento, o ex-vereador e secretário Jorge Pozzobom.
Mas, e daí? Daí que, enquanto PT e PMDB, os maiores, têm sua situação praticamente definida, na sua direção – os petistas sequer têm convenção este ano e o peemedebismo deve reeleger a atual executiva em outubro – PP e PSDB vivem um momento que pode ser decisivo inclusive para a discussão de alianças em 2012.
Mas, e em que pé está a situação interna das duas siglas que, a despeito de seu tamanho menor, são muito importantes para a definição do pleito do próximo ano?
No PP, a indefinição faz morada, ainda que o fenômeno possa ser momentâneo. Há uma deliberação de antecipação para maio, da renovação dos Diretórios Municipais. Originalmente, a data é outubro – mas há quem imagine que a discussão sobre o pleito do próximo ano não pode esperar tanto.
Haveria uma reunião nesta terça, em Porto Alegre, para tratar do assunto. Mas o encontro ficará mesmo é para depois do carnaval. A morte do ex-senador Otávio Cardoso, sepultado nesta segunda, levou ao adiamento. Em Santa Maria, a reunião do Diretório segue marcada para o dia 22 – quando se poderá ter uma idéia mais precisa do que pensa a maioria do partido.
Segundo o atual presidente, Marcelo Dalla Corte, e que se diz indiferente, se submetendo ao que o partido decidir, a data da reunião local também pode mudar. Mas seria por uma questão de dias, apenas.
Melhor situação, aparentemente, se percebe no PSDB. No partido, conforme fonte importante na sigla, que ouvi nesta segunda, há clara disposição de montar-se uma chapa de consenso. E isso deverá ocorrer ainda nesta semana, com a definição dos 45 integrantes titulares do Diretório. Deste sairá a Executiva.
Também aqui há poucas dúvidas. Quem deve assumir a presidência é o advogado Álvaro Rochedo, que já ocupou o cargo e, entre outras atribuições, assessora o deputado Pozzobom. Que, disso ninguém duvida, dá as cartas e joga de mão. Ele é a primeira e a última palavra, ao mesmo tempo, no PSDB da boca do monte. Seus vinte e tantos mil votos são a credencial. Faz sentido!
SIGA O SITÍO NO TWITTER
A questão não é criar polêmica, mas sim mudarmos a forma de como as pessoas veêm e falam a respeito do PSDB em Santa Maria. O próprio Deputado Pozzobom que já foi presidente deste partido tinha como bandeira de campanha um partido para todos. O nome do Álvaro é muito bem vindo, e agrada a grande maioria dos filhados. Mas a minha observação, e torno a repetir é que este partido não é comandado por um,ou por um único grupo. O PSDB local vem mostrando no decorrer de sua caminhada que tem em seu quadro pessoas de altíssimo nível, capazes de atuar na política, aprova disto é visível, elegemos o Vereador Admar, o Deputado Estadual Jorge Pozzobom, contribuimos com mais de nove mil votos que elejeram o Tabém Deputado Federal Nelson Marchezan Junior, e estamos contribuindo no município na administração do Prefeito Chirmer para que tenhamos uma Santa Maria que esteja a altura de seus cidadãos.
Um grande abraço
Adriano S. Rodrigues
Bom pessoal estamos novamente a frente duma convenção da social Democracia Brasileira e com certeza estamos sim trabalhando encima de um consenso com apoio de todos os demais filiados ,e para esclarecer o Deputado Jorge Pozzobom nem um momento impôs quem deveria ser o Presidente .
Na realidade o nome do Dr. Alvaro Rochedo foi sugerido em reunião pelo Tucanafro MOVIMENTO DE BASE e assim apresentado aos demais representantes ,e Lideranças do PSDB do partido na cidade e assim foi pegando mais força não estamos aqui tirando o direito de nenhum filhado que queira ser presidente do partido em concorrer mas ao mesmo tempo entendemos ,que o nome em evidencia a ser Presidente do Partido da social Democracia Brasileira em santa Maria é o de Álvaro Rochedo com meu apoio e dos demais Lideres comunitários ,movimentos e filhados que correspondem a estas agremiações .
E com certeza aonde juntos estaremos trabalhando pelo surgimento de novas lideranças dentro do partido para fortalecer mais nosso Deputado e nosso vereador que junto representam a social Democracia Brasileira em nossa cidade e estado.
ESTE FOI É E SEMPRE SERA O NOSSO LEMA.
COMPROMETIMENTO E SERIEDADE .
ALVARO ROCHEDO PRESIDENTE E TUCANAFROMOVIMENTO DE BASE PRESENTE.
Grande irmão Tucano Seixas sou um profundo admirador do teu trabalho, da tua postura política e principalmente do teu caráter. Ser presidente de um partido não é tarefa fácil e tu realizou esta tarefa com maestria. E aproveito estas palavras para pedir aos nossos irmãos e irmãs Tucanos que sigam o teu exemplo, e que sejamos contaminados por ele. O espaço democrático Claudemiriano é o melhor ponto de referência para tratarmos destas questões, sendo assim resolvi mostrar aos santamarienses que o PSDB de Santa Maria deverá nos próximos anos ser o maior formador de lideranças políticas e cabe a todos nós Tucanos divulgarmos o nosso quadro local e o que estamos fazendo para contribuir com um sociedade mais justa e livre dos desmandos políticos.
Um grande abraço
Adriano S. Rodrigues
@Vilmar Seixas
Eu tambem apoio o Alvaro Rochedo!
Meu irmão Adriano. Grande tucano, anos juntos na militância. No momento, apenas o Álvaro se declarou candidato a presidência. Discutimos nomes na última reunião do diretório, tem outros, mas o Álvaro já esta em campanha. Defendo que o Presidente não pode ser candidato na próxima eleição e nem ocupar cargo de confiança, pois diminui o espaço para novos líderes. Neste momento também apoio o Álvaro, já fui vice dele, ele é muito experiente e tem muito conhecimento e tempo para exercer a política de verdade. Grande abraço Adriano.
Um breve aparte caro Claudemir! Mas não sejamos afoitos, se a linha de pensamento tucana for esta de quem dá as cartas é o nosso Ilmo Deputado Pozzobom, não seremos mais sociais democratas e este não será um partido e sim uma sigla de áluguel. O que quero dizer é que, quem deve dar as cartas dentro do partido são os filiados do referido, todos nós sabemos das incontestáveis virtudes do nobre Deputado Pozzobom, mas não devemos tomar isto como regra. Ao apontarmos dentro de um partido uma unica liderança como o Salvador da Pátria,ou tornarmos este ou aquele detentores de super-poderes estaremos correndo um sério risco de mantermos o partido sempre do mesmo tamanho. Se o PSDB de Santa Maria quiser crescer como partido deve tomar outros rumos, seus filiados devem participar muito mais na tomada das decisões, pois este é seu direito estatutário de voz e voto. Nosso Partido tem grandes lideranças, como o próprio Àlvaro Rochedo hora cotado a presidir o partido. Mas também temos outros nomes como: Professor Dida, Luiz Alberto Carvalho Jr.(Sec. Meio Ambiente), Adriana Rodrigues Krum (Zuca),Vitélio Freitas, Dr.Edison Domingues, e muitos outros. Está mais do que na hora do PSDB de Santa Maria valorizar e dar mais espaço para que outros lideres ocupem a cadeira de presidente. Fica aqui meu caloroso abraço ao Deputado Pozzobom, ao Verador Admar Pozzobom, todos os nossos irmãos e irmãs tucanos, ao jornalista Claudemir. E o pedido que o PSDB mostre a sociedade santamariense que temos muito a oferecer.
Adriano S. Rodrigues
PSDB Santa Maria
Uma coisa tenho que admitir. O Jorge Pozzobom sabe escolher os presidentes do PSDB aqui de Santa Maria.