PISO. Docentes municipais fazem ato público, antes de reunião com a Prefeitura
Conforme decisão de assembleia da categoria, na semana passada, os professores da rede pública municipal realizam amanhã, na Praça Saldanha Marinho, um ato público pela implementação do piso nacional da categoria. Depois, têm reunião com representantes da prefeitura.
Os detalhes do que acontecerá no centro da cidade e do que pretendem os docentes no contato com as autoridades da comuna chegam através de material produzido pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Professores Municipais. O texto é de Camila Klein Severo. A seguir:
“Professores Municipais mobilizados pelo Piso Nacional
Os Professores Municipais realizarão amanhã, dia 23, um ato público pela implementação do Piso Nacional da categoria em Santa Maria.
A mobilização inicia às 9h na Praça Saldanha Marinho com caminhada até a Secretaria de Educação, onde coordenação do Sindicato dos Professores Municipais (SINPROSM) estará reunida com a Secretária de Município de Finanças, Ana Beatriz Maia Rodrigues de Barros, com o Secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Antônio Carlos Lemos, e com o Secretário de Município da Educação, João Luiz Roth, para o debate sobre o Piso Nacional e reajuste de 5,91% no salário dos professores. À tarde, a mobilização continua a partir das 14h na Praça Saldanha Marinho.
Neste dia, as escolas da Rede Municipal irão paralisar as atividades pela luta dos professores pela valorização do magistério. A categoria entende que a implementação do Piso Nacional representa o resgate das perdas salariais que, desde 1989, ano de criação do Plano de Carreira, ultrapassa os 80%.
Paralisação pelo Piso Nacional
Dia: 23 de março
Horário: a partir das 9h
Local: Praça Saldanha Marinho”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
quem diria o Bieri que recentemente criticava o governo municipal agora saindo em defesa e desviando críticas para o governo estadual. Errados os dois se não pagarem o piso, um direito legal. Mas aproveitando, é importante dizer que o Governador encontrou os professores sem o piso, pois a Yeda Crusius entrou com uma ação alegando inconstitucionalidade. O Governador Tarso afirmou recentemente que irá debater com a categoria e negociar uma alternativa, até porque o orçamento deste ano foi elaborado pela ex-governadora. Lembra Bieri????
Mas no caso do Schirmer a situação é muiiiiiiiiiiito diferente. Lembram quem foi o relator da Lei que criou o Piso Nacional da Educação???????? Pois é, ele mesmo, o cara que hoje prefeito nega esse direito aos professores municipais. Isso sim é falta de coerência, pois no parecer ele afirma que os educadores, a partir da aprovação do Piso, receberão o reconhecimento dos poderes públicos. No entanto, quando tem a oportunidade de fazer cumprir a Lei, até porque foi o relator da matéria, ele simplesmente ignora seu passado recente de deputado federal. Lamentável, no mínimo.
Espero que isso seja novidade para o Bieri, pois não acredito que ele, um lutador das causas dos servidores municipais, estaria se manifestando assim se soubesse da verdade. Espero que eu esteja certo.
S.m.j o Piso do Magistério Municipal é de competência do Poder Executivo Municipal, neste momento lembro que o Prefeito é o Sr. Schimer. Portanto, os professores da rede municipal devem e tem o direito de dialogar pela implantação do mesmo, isto quer dizer que o Governador do Estado do Rio Grande do Sul não tem nada a ver com isto.
Não desvie o foco da discussão!!!
E o Genro vai pagar o Piso aos Professores do Estado, conforme amplamente prometido em campanha eleitoral? Ou vai ser só blá, blá, blá???