Você, homem ou mulher, leitor habitual ou eventual deste sítio, está mais careca que o editor de saber que, pelo menos aqui, não se acredita em nada parecido com reforma política. Não se vê como seja possível compatibilizar o interesse dos atuais congressistas, com um mínimo necessário de votos para aprovação, de propor e implantar medidas que os possam prejudicar. Logo…
Em todo caso, deputados e senadores formaram, cada casa parlamentar, uma comissão para tratar do assunto. No início, separados. Agora, pretende-se em algum momento UNIFICAR os trabalhos preparatórios. Está bem. Que assim seja. Amém!
Ah, uma discussão, por sinal importante, se dará na comissão senatorial, na terça-feira. Vão debater o tipo de voto, se proporcional (como é hoje), proporcional em lista fechada ou majoritário para estados e municípios. O que é isso? Confira no material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Ricardo Koiti Koshimizu e Iara Altafin. Leia e divirta-se você também, a seguir:
“Voto proporcional na pauta da reforma política
A forma como são eleitos deputados federais, deputados estaduais e distritais e vereadores é um dos temas centrais e mais polêmicos da reforma política e será o primeiro item da pauta da reunião de terça-feira (22) da comissão do Senado que estuda o assunto.
A discussão sobre propostas que alteram o sistema eleitoral brasileiro é considerada uma das mais importantes da reforma política e será feita em conjunto com o segundo tema do dia, as coligações partidárias.
O sistema proporcional de lista aberta, atualmente utilizado nas eleições para esses cargos, tem recebido inúmeras críticas, mas não há consenso sobre o modelo que poderia substituí-lo. O PSDB defende o voto distrital misto, enquanto o PT se mantém a favor do voto proporcional com lista fechada. Já o PMDB e o presidente da Comissão de Reforma Política, Francisco Dornelles (PP-RJ), defendem o chamado “distritão”, ou seja, o voto majoritário para estados e municípios…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.