O tal Partido Democrático Brasileiro (PDB), a ser comandado pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deverá estar instalado bem antes de setembro. E, portanto, em condições de disputar o pleito de 2012. Ah, e um punhado de graúdos, especialmente do DEM, se mandaria pra ele. Inclusive, acredite, o candidato a vice de José Serra, Índio da Costa, carioca hoje sem mandato.
No início, o governo via com bons olhos essa estratégia. Enfraqueceria a oposição. E fortaleceria uma sigla governista, no caso, o PSB. Mas agora a idéia aparentemente já é outra. E olha que a adesão ao socialismo (quem diria) só se daria, inclusive para evitar problemas legais, após o pleito do próximo ano.
Mas, que temor é esse? E quem mais estaria entrando no PDB? E as articulações, como estão? Tudo isso, e outras informações, estão em reportagem publicada neste sábado pela Folha de São Paulo. Quem a assina são as jornalistas Natuza Nery e Andreza Matais. Confira:
“Planalto agora teme manobra de Gilberto Kassab
O governo começa a temer a operação que deve tirar do DEM o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e jogá-lo nos braços do PSB. Entusiasta da ideia de provocar uma baixa na oposição, o Planalto agora passou a ver alguns riscos nesse movimento.
O assunto entrou na pauta de reuniões da presidente Dilma Rousseff. A ideia agora é que seria melhor para o governo que o futuro PDB (Partido da Democracia Brasileira, segundo última versão de seu estatuto) seja o destino definitivo do prefeito e seu grupo, não o trampolim para burlar a lei eleitoral promovendo uma fusão com o PSB.
O maior receio é dar musculatura ao PSB que, apesar dos laços tradicionais com o petismo, trabalha para ter, no futuro, candidato próprio à Presidência. Já há até um virtual nome: o governador Eduardo Campos (PE), em seu segundo mandato e com altos índices de aprovação.
Há, ainda, outros efeitos colaterais: a adesão pode engordar a bancada do PSB em cerca de 30 deputados federais, ameaçando a hegemonia PT-PMDB no controle das cadeiras do Legislativo…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.