VALDECI ACOMPANHA. Fumicultores vão a Tarso pedir apoio contra consultas da Anvisa

É um enrosco e tanto. De um lado, a questão da saúde, sempre invocada quando o assunto é tabaco. De outro, os produtores de fumo, cujas famílias dependem do cultivo. E daí? Daí é pressão de todos os lados, ora a favor, ora contra as consultas públicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que restringe a produção.
Representantes dos fumicultores gaúchos foram hoje ao Palácio Piratini, em busca de apoio do governador Tarso Genro. Entre os que os acompanharam estava o deputado Valdeci Oliveira. É da assessoria do parlamentar o relato do encontro. O texto e a foto são da jornalista Rita Barchet. A seguir:
“Fumicultura: Valdeci acompanha audiência entre Tarso e prefeitos
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) acompanhou a audiência entre os prefeitos da região do Vale do Rio Pardo e o governador do Estado, Tarso Genro, no final da tarde desta quarta (23). Os representantes dos executivos municipais pediram o apoio de Tarso em relação às consultas públicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que restringem a produção, comercialização e venda de cigarros no país. A reunião ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini em Porto Alegre.
Prefeitos de cidades com base econômica no cultivo de fumo estiveram presentes na reunião, além de entidades ligadas à fumicultura e empresas produtoras de cigarro. O presidente do SindiTabaco, do Rio Grande do Sul, Iro Schünke, relatou ao governador que há alguns anos vem crescendo uma onda de ataques antitabagistas na sociedade. “Entendemos que o consumo de cigarro é prejudicial, mas este tipo de política de repúdio afeta principalmente os agricultores que dependem da produção para manter suas famílias, ”declarou.
O governador afirmou ser permanentemente solidário às bases produtivas das regiões e cidades que trabalham com fumo. Ele ainda disse que dialogará com a presidenta Dilma sobre a questão. “Tenho certeza que a presidenta trabalhará com prudência. Mas, temos que ressaltar que o consumo de cigarro é um problema de saúde individual e pública e que cada vez mais o ataque contra este produto, que mata milhares de pessoas por ano no mundo inteiro, só tende a crescer,” afirmou o governador. Tarso encerrou a reunião afirmando que fará um trabalho político intenso junto ao Governo Federal para que os pequenos produtores gaúchos não precisem arcar com as duras consequências das determinações da Anvisa.
O deputado Valdeci Oliveira disse que a audiência com o governador foi produtiva e esclarecedora para os fumicultores. “Existem outros produtos que são prejudiciais e mesmo assim são comercializados. Não pode haver uma devastação econômica em virtude destes fatos. Estamos em um processo de transição e necessitamos adequar nosso movimento político.” disse Valdeci.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ofumo e um mal a saude porem os trabalhadores nao podem ser penalisados tem que haver uma alternativa
Schóia! Schóia! Zou blandator de tapaco. Vumo. Pom zaper que Falteci nos tevende.