DestaqueSanta Maria

LUNETA. Prazo para parcelamento do IPVA, limpeza em áreas verdes e matrículas nas escolas estaduais

Horários nos ginásios e boas práticas agrícolas em Dilermando de Aguiar

Não será mais possível escolher essa opção a partir de fevereiro. Imagem Secretaria da Fazenda / Reprodução

Por Paulo André Dutra

* Quer parcelar o IPVA? O prazo para pagar a primeira parcela vai até 31 de janeiro.

* A divisão em seis vezes oferece desconto nas três primeiras parcelas. A primeira, paga até 31 de janeiro, tem 6% de desconto. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 29, com redução de 3%; e março, até o dia 28 do mês em questão, com desconto de 1%.

* Para fazer o parcelamento é obrigatório o pagamento em seis vezes dentro dos prazos estipulados.

* Outros descontos são possíveis pelo Bom Cidadão (Nota Fiscal Gaúcha) e Bom Motorista.

* Se encerra na quarta-feira (17) o último período para realização de pré-matrículas para o ano letivo de 2024 nas escolas estaduais.

* As inscrições ocorrem diretamente pelo site da Secretaria da Educação (Seduc), na aba Matrículas, e são destinadas aos alunos que não fizeram a solicitação em novembro de 2023.

* Contempla o ingresso para o 1º Ano do Ensino Fundamental e o 1º Ano do Ensino Médio, em modalidade regular, Curso Normal, Aproveitamento de Estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (Cursos Técnicos) integrados ao Ensino Médio, concomitante ou subsequente.

* Na mesma data termina o prazo para as solicitações de transferência e de pré-matrículas para os interessados no ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

* Atenção desportistas: aberto o canal para solicitação de horários de treinamento nos ginásios São Marcos (Arroio Grande), Oreco (Tancredo Neves) ou Centro Desportivo Municipal.

* As solicitações devem ser feitas através de formulário online no site da Secretaria de Esporte e Lazer.

* Informações com a Secretaria de Esporte e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, no telefone (55) 3174-1526, opção 1, ou pelo e-mail [email protected].

* Verão chuvoso, mato que toma conta. Para evitar, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos intensifica corte de grama e limpeza de áreas verdes.

* Praças Graciosa Vitória Marin (Rua Euclides da Cunha) e Antônio Ademar Cantarelli (Camobi), e Parque Jockey Club (Juscelino Kubistchek) são alguns locais atendidos nos últimos dias.

Para solicitar serviços como esse, contato pelo telefone (55) 3174-1566 e de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min. Foto João Vilnei / Prefeitura

* Curso oferecido pela Emater capacita 28 produtores rurais de Dilermando de Aguiar em Boas Práticas na Aplicação de Defensivos Agrícolas.

* O treinamento faz parte do Inspeciona/RS, programa que tem por objetivo capacitar os aplicadores e realizar inspeções nos pulverizadores agrícolas a fim de aumentar a eficiência, reduzir os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, além de gerar economia.

* Desde sua criação, há três anos, o programa capacitou 15 mil aplicadores e realizou mais de 2 mil inspeções de pulverizadores. 

Gratuito, o curso na Comunidade do Rincão do Pinheiro nesta terça e quarta-feira (17) incentiva a adoção de boas práticas agrícolas. Foto Emater / Divulgação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo