Prefeitura

AEROPORTO, CENTRO DE EVENTOS… Confira a agitada (e produtiva) agenda de Schirmer em Brasília, hoje

Primeiro encontro, com a presidente da Câmara, foi com Jobim: vários temas

Acabo de receber material acerca do primeiro dia do périplo do prefeito Cezar Schirmer em Brasília, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. É um relato bastante amplo do que ocorreu, na versão do Executivo. Acompanhe o texto, assinado por Fabrício Minussi. A foto é de Bruno Fontenele. A seguir:

Plataforma Multimodal, Aeroporto Internacional, Trem Turístico e Centro do Eventos na pauta do prefeito em Brasília

O prefeito Cezar Schirmer cumpriu, na tarde e noite desta segunda-feira (04), em Brasília, agendas em diferentes ministérios para tratar de importantes temas que dizem respeito, diretamente, a projetos considerados prioritários pela atual Administração Municipal.

Foram encontros, segundo Schirmer, em que a cidade avançou, por exemplo, nas tratativas para a implantação de uma plataforma logística multimodal no Município. Nesse sentido, acompanhado da presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelato, e da diretora de Captação de Recursos do Escritório da Cidade, Valserina Gassen, o chefe do Executivo esteve reunido com o ministro da Defesa, o santa-mariense Nelson Jobim.

Nas tratativas, Jobim solicitou ao prefeito que fosse encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) requerimento para a internacionalização do Aeroporto Civil de Santa Maria. “Já existe a documentação necessária para darmos andamento nesse processo, que também deverá tramitar no Ministério dos Transportes”, explicou Schirmer.

A internacionalização do terminal de embarque e desembarque de passageiros situado em Camobi integra o planejamento que viabilizará a instalação de uma plataforma multimodal, utilizando as vias terrestre, ferroviária e aérea para incrementar operações portuárias de diferentes perfis.

 “Isso é importante dentro de uma visão de que Santa Maria oferece todas as condições para que esta unidade possa ser construída. Seria um passo muito importante dentro da nossa política de desenvolvimento e uma conquista para toda a Metade Sul do Rio Grande do Sul”, afirmou o prefeito.

No final da tarde, Schirmer foi recebido pelo Ministro do Turismo, Pedro Novaes Lima. As tratativas giraram em torno do projeto do trem Turístico, que já recebeu sinal verde do Governo Federal para início de sua implantação, tendo sido tecnicamente aprovada a proposta já encaminhada pela Prefeitura, através da secretaria de Município do Turismo.

 “Reforçamos o interesse de que esse projeto seja executado, com recursos federais, por isso, encaminhamos de forma oficial o pedido de liberação de verba através de programa específico do Ministério do Turismo”, explicou Schirmer.

No mesmo encontro o prefeito também tratou da liberação de recursos já empenhados para obras em andamento e com ordem de serviço para ser assinada. É o caso do projeto de revitalização da Vila Belga que está com a licitação concluída e empresa responsável pela execução do projeto definida. A obra tem recurso empenhado mas ainda não foi liberado.

 “Também cobramos a liberação dos recursos para as obras de revitalização da Avenida Rio Branco, que vêm de uma emenda do deputado Ibsen Pinheiro, e da Praça dos Bombeiros. No mesmo encontro, também tratamos do projeto de revitalização da Gare da Viação Férrea, que está pronto e fecha o ciclo de obras que visam devolver à população um importante espaço de convívio do Centro da cidade”, explicou o prefeito. 

A liberação da terceira parcela dos recursos anunciados em junho de 2010 pelo Ministério do Turismo, para a obra do Centro de Eventos foi outro assunto tratado no encontro que Schirmer teve com o ministro do Turismo.

“Obtive, do governo anterior, a garantia destes recursos. Parte da verba foi liberada e aplicada na obra que agora precisa avançar”, afirmou o prefeito.

A agenda de Schirmer foi organizada pela diretora da Captação de Recursos do escritório da Cidade. Ainda para esta segunda-feira, estava prevista uma reunião com o diretor do Departamento de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), Geraldo de Souza Neto.

Nesta terça-feira (05), Schirmer, Rebelato e Valserina serão recebidos por mais ministros de Estado. Estão previstas agendas no Ministério das Cidades, da Agricultura, da saúde e na Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. @Paulo Carvalho Vamos aos fatos. Quem elaborou e apresentou o projeto do Aeroporto Regional de Santa Maria foi o Departamento de infraestrutura portuaria do governo Germano Rigotto.A proposta não foi descartada e retomada pelo atual governo municipal, mas sim engavetada pela administração anterior que não deu andamento ao pleito regional, faltou fôlego.

  2. @Lazarolento
    O que eu sei, pelo tempo que vivi dentro da Base aérea de Santa Maria é que aquilo lá é uma base áerea e ponto..e que eles liberariam uma área para a construção de um aeroporto civil…
    O que estou criticando é o Prefeito voltar a bater numa tecla que já foi descartada… Apesar que o Jobim é amigo dele e na campanha até no programa de TV apareceu…
    Lazaro lento, tu te perde nas palavras… porque Valdeci apresentou plantas…ora, pq era necessário construir um novo aeroporto…
    Para finalizar…eu quero um aeroporto INTERNACIONAL em Santa Maria! Se o prefeito conseguir tirar este da mão dos milicos…ele é o cara!

  3. @Paulo Carvalho
    Onde estava o senhor quando o ex-prefeito Valdeci mobilizou autoridades, o chefe do 5º COMAR, o Fórum de Entidades Empresariais er toda uma casta de políticos que foram pressionar, em Brasília, pela transformação do aeroporto civil em aeroporto regional.Até a planta do novo aeroporto foi divulgado nos jornais da cidade, sendo que a Base Aérea de Santa Maria já havia liberado trecho da pista para a construção de um terminal de embarque e desembarque de passageiros de estrutura modular. Naquela época podia se falar na transformação do nosso aeroporto. Hoje não. Não substime a inteligência das pessoas com falsetes políticos sem fundamentação.

  4. @Saúl
    amigo, só para refrescar a memória, a parceria público-privada entre prefeitura e Cacism foi firmada na administração anterior, no governo Valdeci. Um faria o centro de Eventos, o outro, o parque da Nonoai que, comparado com o andamento da obra do Centro de Eventos anda a passos de cágado. O parque da Nonoai ficou na solenidade e o Centro de Eventos, no ano passado o então candidato a deputado federal, Fabiano Pereira, articulou verbas com o ex-ministro do Turismo. Dinheiro que foi empenhado mas não liberado na sua totalidade. Entra ano e sai ano, a Cacism utiliza o Centro Desportivo Municipal para seu grande evento. Entra ano e sai ano o parque da Nonoai vai se transformando numa selva, num mato. Imagina se a Prefeitura resolve atuar o responsável pelo local? Vão esperar uma cobra picar alguém?

  5. Impressionante. Essa é realmente a cidade do arbusto. Desculpem, mas não canso de falar a respeito disso. Pq só o que vejo aqui é isso. Saibam que sim, essa cidade tem capacidade de ter seu próprio aeroporto, sim, tem capacidade para ter seu próprio centro de eventos. E se conseguirmos que bom para nós. Pq vamos ter condições de ter um transporte aéreo descente, não um arremedo do que temos até então, teremos um centro de eventos realmente focado para eventos, e não um centro desportivo tranformado, e o que vier mais que venha, que seja progressivo para nossa cidade. Alguém ajuda a colaborar? Ou ainda ficarão aí criticando, criticando?

  6. Não se pode internacionalizar o aeroporto de Santa Maria pq simplesmente nossa cidade não possui aeroporto!!
    Temos sim é um aeroporto militar que permite o pouso e decolagens de aeronaves civis…
    Tanto é que os controladores de vôo daqui são os militares da nossa gloriosa Base àerea de Santa Maria.
    Impressionante que ninguem tenha falado isso ao Prefeito!

  7. Bom dia.
    Mais dinheiro Público para o futuro Elefante Branco da Boca do Monte. Não vai demorar muito, e outro Centro deverá ser construido na Boca do Monte. Foi um desproposito esse convêncio Prefeitura/CACISM. MAL FEITO, Como diriam os marqueteiros do PMDB na campanha passada para escolha do Alcaide. Quem viver verá!

  8. Ainda bem que a Sandra Rebelatto foi senão….quá quá quá
    O Schirmer se presta para esquentar as andanças à toa da presidente da Camara às custas do dinheiro público.
    A festa continua na Vale Machado, o Admar assume a presidencia sabe-se lá para quê, a Sandra embolsa diárias e só quem apanha é o Romero.
    Está uma vergonha o esquemão montado nessa cidade por essa coligação que assumiu a prefeitura!
    As coisas são aprovadas sem discussão,o que os vereadores condenaram no passado recente é aprovado sem o menor constrangimento e por aí vai.
    No futuro a cidade vai descobrir que custou muito caro esse cheque em branco na mão do Dr.schirmer, mais aí será tarde!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo