Arquivo

Reportagem deste site (e de Observatório) são tema de discursos na Câmara

Olha (ou leia) só o que disseram três parlamentares, na sessão ordinária de hoje, da Câmara de Vereadores de Santa Maria, conforme material enviado à imprensa pela Assessoria de Comunicação do Legislativo:
     
      Em referência à reportagem sobre a participação dos vereadores em comissões, o vereador João Carlos Maciel, (do PMDB), ressaltou que os integrantes das comissões são indicados por líderes de bancadas. Lembrou que fez mais de 6 mil votos na última eleição, mas, na Câmara de Vereadores, não é escolhido pela sua bancada para compor as comissões. Segundo o vereador, o regimento interno não representa a vontade do povo.
     
      Em comunicação de liderança do PMDB, a vereadora Magali Adriano defendeu a permanência dos integrantes da comissão em razão de os vereadores terem participado de cursos. A vereadora Magali afirmou que a Câmara representa todos setores da comunidade, indicando para composição das comissões os vereadores conforme a área em que têm mais conhecimento. Magali destacou que os líderes de bancadas consultam os vereadores para indicação dos nomes.
     
      Em comunicação de liderança do PP, Anita Costa Beber falou sobre as informações na coluna Observatório, publicada último final de semana, sobre a participação dos vereadores nas comissões. Anita afirmou que as informações estão corretas, mas é preciso esclarecer porque participa apenas de uma comissão. A vereadora afirmou que gostaria de estar em várias comissões, mas foi indicada para apenas uma.

     
      O QUE SE ESCREVEU AQUI: ESPECIAL: Conheça as Comissões da Câmara 13. Os mais (e menos) ativos
      3/8/2005, às 10:37:51

      Como conclusão deste trabalho (uma série de notas sobre as comissões em funcionamento na Câmara), não custa fazer umas continhas. O objetivo é saber quais vereadores mais têm participação em Comissões. E aqueles que são menos requisitados (ou requisitam, no caso das especiais).
      O “placar final” deverá ser liderado por Sérgio Cechin (quem sabe com a companhia de outros dois parlamentares), pois aqui não se conta ainda a Comissão do Plano Diretor (da qual ele, certamente, fará parte). Desconsiderando esta, a ser instalada, Cechin, Magali Adriano, Vilmar Galvão, Tubias Calil e Jorge Trindade são os mais assíduos em comissões, participando de três delas.
      Com duas comissões no currículo legislativo, em 2005, estão Jorge Pozzobom, Ovídio Mayer, Luioz Carlos Fort e Isaías Romero.
     E os que menos participam desse tipo de organismo de ação legislativa são, com uma presença apenas, João Carlos Maciel, Anita Costa Beber e Cláudio Rosa.
     Em tempo: o presidente da Câmara, Júlio Brenner, por imposição regimental, não pode participar de nenhuma Comissão.
     
      O QUE SE ESCREVEU EM “OBSERVATÓRIO”, na edição de A Razão do último dia 6, sábado:
      Edis e comissões
      Que não se diga que os parlamentares fogem do trabalho. Pelo menos no que toca à participação nas Comissões (permanentes ou temporárias) da Câmara de Vereadores, há grande participação dos edis santa-marienses.
      Levantamento feito pelo site www.claudemirpereira.com.br, nesta semana, e que Observatório complementa agora, contando já com a reinstalada comissão especial do Plano Diretor, confira, abaixo, quantos e quais participam de comissões, neste primeiro ano de Legislatura:
      Sérgio Cechin, do PP, e Vilmar Galvão, do PT, são os campeões: participam de quatro comissões. São seguidos de perto por Magali Adriano, Tubias Calil e Jorge Trindade, titulares de três.
      Em duas participam Jorge Pozzobon, Ovídio Mayer, Luiz Carlos Fort, Isaías Romero e Cláudio Rosa. Os menos assíduos às Comissões da Câmara, com presença em apenas uma, são João Carlos Maciel e Anita Costa Beber.
      Em tempo: por imposição regimental, o presidente do Legislativo, Júlio Brenner, não pode ser incluído em qualquer delas.
     
      COMENTÁRIO MEU: Terá sido impressão minha ou os vereadores João Carlos Maciel e Anita Costa Beber estão insatisfeitos com o comportamento de suas lideranças de bancadas, das quais se queixaram por não fazer parte de mais Comissões? Ou estou enganado?
      Bem, o julgamento é seu, caro internauta. Quanto a mim, fico feliz por não ter havido contestação ao trabalho feito pelo jornalista, com a colaboração do estudante da UFSM, Leonardo Foletto.
      Ah, só para constar: estou preparando, para os próximos dias, nova reportagem especial e exclusiva para você. No âmbito do Executivo e sua relação com a comunidade. Aguarde!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo