ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Se ninguém quer, afinal quem será candidato pelo PT em 2012?

Luneta

Acredite: tem gente hoje filiada a partido político pequeno em Santa Maria – e que tem potencial de votos até mesmo para eleger-se vereador – que já pensa em mudar de sigla.

É político que está se dando conta que, se ficar onde está, não tem futuro eleitoral. Esse movimento se dá a partir da consciência de que serão proibidas as alianças proporcionais.

Erony Paniz. O pai, não o filho. Este é o nome que está sendo urdido para presidir o Partido Progressista a partir de maio.

As diversas alas (sim, elas também existem no PP) e especialmente a bancada na Câmara de Vereadores serão as avalistas de Paniz. Se forem, claro.

A ficha aparentemente caiu. O PT, organicamente falando, já se deu conta que Valdeci Oliveira e Fabiano Pereira não serão candidatos a prefeito.

Atenção: o que se diz ao microfone ou à caneta dos jornalistas conta, mas não é tudo, na hora de avaliar o que está acontecendo.

O PT também se deu conta, internamente, que é bastante improvável, para não dizer impossível, que Paulo Pimenta seja outra vez candidato à Prefeitura.

Então, qual a saída? Eis a questão, ainda sem resposta por quem detém poder no partido. Aliás, pode estar fora da sigla. Pelo menos até 6 de outubro deste ano, data última para filiação dos que concorrem em 2012.

Que a chamada esquerda-esquerda terá candidato a prefeito, ninguém duvida. Afinal, é recorrente em Santa Maria desde 1998. A questão é: quem?

Por falar em eleição, tem uma movimentando a cidade universitária na próxima semana. Trata-se do pleito para a nova direção do DCE da UFSM, no dia 27, quarta-feira.

Três chapas concorrem. A 1 (com muitos petistas) e a 3 (com vários alinhados ao PSOL e ao PSTU, junto a grupos independentes) são as consideradas favoritas.

Correndo por fora está a chapa 2, com majoritária presença de militantes ou simpáticos ao PMDB e ao PP. É considerada azarão. Mas…

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br (um milhão de acessos em março). Ah, igualmente pode ouvi-lo às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

35 Comentários

  1. Sabe tu é um cara que se haja sábio e inteligente,não conseguiu,eleger teu Deputado Estadual por burrice,e por se preocupar com o Deputado Jorge Pozzobom,e não tem capacidade de nos enfrenta com teu nome quer fazer joguinho puxando o PT pro teu lado dizendo que o Deputado só sabe bate no TUBIAS e no PT não sabe se assegura sozinho e pede aqua aos outros assuma o teu papel e diga que é cria do vereador TUBIAS
    Pra teu conhecimento com o PT se discuti a política ,e se faz oposi ção com proposição então só se fala na clareza.
    Com o teu secretario,vereador não se fala pois o atos dele não campanha já falaram ,eas urnas responderam.
    Mas podemos conversar quando quiser pois não precisamos pedir água a ninguém ,ou ajuda pois fizemos uma campanha clara e limpa não destruímos nada de ninguém e ajudamos muitos a realizar seus sonhos de estar na prefeitura. Este trabalho de jogar sujo ou fazer titi isto deixamos pra aprendiz como você. Que se esconde atraz de um anonimato para achar que sabe tudo.,e falar asneira papudo.

  2. Bom dia.
    Baixinho como diria um ex Presidente, ” cunpanhero isso tudo é uma marolinha ” da cumpanherada. Não tenho a menor duvida que vai dar pimenta na muqueca do Schirmer, ainda mais depois da miragem nas estradas de acesso a Boca do Monte. Vocês esqueceram que o nobre deputado usou o BR 158 como Cavalo de Batalha nas Eleições passadas apoiado por uma Rádio Local?

  3. Tá sujeito o Schirmer vencer por VO ou saltar das caixas o Fernando Meneses com o Loreni de vice.Hehehehehe

  4. Discorda da Passanal, anonimato para atacar as pessoas é covardia. Soh aceitável em programas de rádios com cartomantes de plantão dando consulta para os ouvintes.

  5. Que mundo pequeno esse nosso, ora veja, ser honesto passou a ser virtude! Se o nobre Deputado fosse coerente teria pulado da Carroça quando o Partido se juntou com os piores da politica Nacional, e esqueceu tudo que pregou.

  6. @sergio
    Sergio, todos sabemos da coerência e honestidade do Dep. Valdeci Oliveira, que não precisa de “comuna” com esse ou com aquele, muito menos ter CCs na prefeitura governada pelo partido que sempre foi seu opositor…, se tu me dizer que há muitos partidários só por cargos, seja qual for o P, te acredito… Mas não Valdeci Oliveira… O povo sabe disso, as urnas já confirmaram!

  7. Caro Jorge Pozzobom

    Anonimato é um direito de todos, uns nasceram para brilhar, gostam do holofote, outros(as) preferem a discriçao.
    Será que o nobre deputado pode explicar para esta sua fã o deficit zero da Yeda45Crusius?

    Geórgia Passamal

  8. Armando Guerra :
    @Jaci Borreau
    Acredito que o Claudemir não permitiria que alguém viesse aqui se passar por Jorge Pozzobom e que o próprio já teria se manifestado oficialmente protestando.
    Então pare de puxar o saco e deixe nós quetiona-lo.

    Armando Guerra… só entre nós. Tu entende de armar guerra e eu de guerrilha, desafiei ele para ver se ele se epxlica aqui… é facil ele puxar pros gmail, quero ver o Bom é se explicar publicamente… deixa eu com meus desafiso, vejamos se o Bom é BOm e explica aqui para anonimos de nome feio.

  9. ” Coragem para Fazer ”
    Fazer… O quê ???
    O Déficit Zero, no Estado do Rio Grande do Sul !!!
    Mas… BAH TCHE !!!
    Que propaganda enganosa.
    Foram… quatro anos, do Governo Yeda Cruzius, e nada foi feito, para a República de Santa Maria.

  10. Mudinho da Catedral :
    @Jorge Pozzobom
    O Pozzobom tá com encosto.
    Quer resolver tudo no soco!
    Tem que benser o homem.

    Primeiro, ninguems abe se este Pozzobom é o deputado Bom, pode ser alguem usando o nome dele. Fosse o verdadeiro Pozzobom não perderia a chance de dirimir dùvidas. aporveitaria este palanque e objetivamente responderia e esclareceria, sem medo de anônimos ou fakes, a menos que este nosso Bom seja um fake,… o bom Bom nao fugiria a boa luta, chamando para um debate de email a email.

  11. Este déficit é só publicidade…a Divida do caixa unico em 31.12.2010 era mais de 5 bi,precatórios mais de 10 bi,restos a pagar com fornecedores mais de 1 bi…fluxo de caixa(dinheiro vivo)para o governo novo ,este sim que era ZERO…O Governo novo assumiu o Estado sem nenhum centavo em Caixa.As urnas falaram…agora é bola no centro de campo e começar a reconstrução…

  12. Nobre deputado, poderiria ser objetivo ou ráspido curto e rasteiro e dizer, existiu o déficit zero ou é lorota do governador Tarso,quem fala á verdade?

  13. Pediria ao deputado Jorge,já que esta nos comentários,explicase o tão propagado inclusive por ele déficit zero do governo Ieda.

  14. @Muammar Kadaf
    Primeiro vem falar pessoalemnte comigo e sai do covarde anonimato que te digo o q já fiz e o q vou fazer por santa Maria. Por fim quem define se eu concordo ou nao sou eu e nao tu que és um anônimo. Nao falo mal do Pt e do tubias só falo a verdade, se quiseres saber mais me procura, mas sem ser anonimo

  15. Prof Guedes :
    Sempre achei que o futuro do PT na nossa SM seria feminino.
    Apostei fichas na Misiara. Depois que ela foi para Brasília não surgiu outro nome. Ela tinha, e tem, apoio do Pimenta.
    Acho que seguirei afastado de SM por mais uns anos, dará Schirmer por enrolação do pròprio PT.

    Citei o nome de Misiara dias atrás tentando introduzi-la na postagem sobre os destinos dos petistas. Nenhum comentário “vingou”, agora vejo o nome de Miss Iara em duas postagens. Acho que ela se envolveu com pessoas erradas, poderia ser a Dilma de Santa Maria. Tinha e tem apoio dos grandes, tanto que anda em Brasilia (dizem), mas sua base era fraca. Para retornar deve se ligar a pessoas do bem.

  16. O jorge pozzobon,dá um de leitão vesgo, mama na teta do schirmer. tm um monte de cc na pmsm. e fala mau do tubias p todo mundo. até as pedras na venancio sabem que o jorge não concorre a nada, vai apoiar o schimer e o mano bom, fica na dele não se queima com nada, não faz nada, me diga alguma obra do jorge p santa maria, uma só? a não ser falar mau do pt, do tubias.

  17. @Alexandre Durica
    Santa Maria da Boca do Monte. Vamos olhar o que temos de bom em nossa cidade, olhar para frente, pensar Santa Maria do futuro. Travessias Urbanas, investimentos de grande porte, incentivar nossas empresas da cidade. valorizar o que daqui.

  18. O Fabiano Pereira não disse que não quer. Aliás, todos os movimentos deles, trazendo pessoas de outros partidos para se filiar ao PT, indicam pretensão a alguma coisa…quem sabe a prefeito.

  19. Ai Paulo que consciência,mais afirmativa esta, só quero lhe dizer que o Deputado Pozzobon não precisa que o PT de a Vitória a ele pois tem capacidade própria pra buscar a Vitória. Sem ser preciso que lhe dem.
    Tanto que alguns Lideranças PETISTAS queriam ter o Deputado junto,em 2012 é só você conversar mais com seus companheiros munícipes.que vai ver se estou a inventar isto demonstra que tem capacidade e que seus adversários(políticos) o querem por perto .

    @Paulo Carvalho

    @Paulo Carvalho

    @Paulo Carvalho

  20. Sempre achei que o futuro do PT na nossa SM seria feminino.
    Apostei fichas na Misiara. Depois que ela foi para Brasília não surgiu outro nome. Ela tinha, e tem, apoio do Pimenta.

    Acho que seguirei afastado de SM por mais uns anos, dará Schirmer por enrolação do pròprio PT.

  21. Isso tudo porque segundo as mas liguas ate o ex. prefeito Valdeci tem ccs na comuna do Shirmer, (estamos investigando), o Fabiano se sair da secretaria e não for eleito vai fazer o que ir para Brasilia tambem, porque eles sempre dão um jeitinho, o Dep. Pimenta talvez não seja o momento, então pensen em um nome que não esta mamando nas tetas dos Governos, e indique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo