CongressoEconomiaTrabalho

CONGRESSO. Bancada trabalhista é a maior da história. Mas empresários são (quase) metade do parlamento

Não deixa de ser interessante. E, claro, objeto de análise. Ainda que, cá entre nós, isso tem se demonstrado de importância relativa no parlamento, dominado muito mais pelos interesses (ou não) do Executivo do que propriamente pelos grupos de pressão.

Mas o fato objetivo é que as urnas de outubro concederam aos parlamentares vinculados ao movimento sindical algo com 15% do Congresso – o que nunca antes havia sido atingido. Em compensação, os empresários (ou que se colocam como tal) ocupam praticamente a metade das cadeiras disponíveis.

Quem trata disso, em material bastante alentado, é o jornal O Estado de São Paulo, que encomendou o levantamento original ao Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). As duas reportagens abaixo são assinadas por Lucas de Abreu Maia. Confira:

Centrais perdem espaço no governo, mas elegem maior bancada da história

Apesar de a relação entre governo e centrais sindicais ter começado com estranhamento de ambas as partes, por causa da votação do reajuste do salário mínimo, a presidente Dilma Rousseff precisará, mais que qualquer um de seus antecessores, negociar com o movimento sindical. A bancada trabalhista na atual legislatura é a maior da história, com 87 parlamentares – ou 15% do Congresso…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 “‘Empresários’ são quase metade do Congresso

Não é apenas a bancada sindical que cresceu na atual legislatura. Quase metade dos congressistas eleitos em 2010 é de proprietários de estabelecimento comercial, industrial ou dono de grandes fazendas, segundo levantamento feito em outubro pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

É a maior bancada empresarial dos últimos 20 anos, pelo menos. Em 2006, foram eleitos 219 empresários. De lá para cá, o número subiu para 273 – crescimento de 25%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo