Prefeitura

CONTA FECHADA. Saúde-se a novidade: Schirmer conta tudo o que fez em Brasília

Entre os muitos papos do prefeito, um com o Vice-Presidente Temer

Sim, é uma boa notícia. É a primeira viagem, desde o início do mandato, já faz dois anos e três meses,que o prefeito Cezar Schirmer informa tim-tim-por-tim-tim à comunidade, o que fez, como fez e com quem fez de contatos. E olha que, em outras ocasiões, também havia boa notícias para ser contadas. E não foram.

Agora, não. Acabo de receber amplo material da Coordenadoria de Comunicação Social, com um relato repleto de informações, acerca do périplo do comandante do executivo. Saúde-se isso. É bom, sim. Ah, o texto é assinado por Fabrício Minussi, com foto de Bruno Fontenele. A seguir:

Brasília: creches, banda larga, RS 509, Centro de Eventos, UTI Neo-Natal e emendas

Agitado e produtivo. Assim foi o terceiro e último dia de agenda do prefeito Cezar Schirmer em Brasília. Desde segunda-feira (04), Schirmer percorreu gabinetes de deputados federais e senadores da bancada gaúcha buscando emendas para diferentes setores e projetos e esteve reunido com ministros de Estado gestionando a liberação de recursos já empenhados e o ingresso de Santa Maria em diferentes programas, especialmente nas áreas de saúde, agricultura, educação e tecnologia.

Grande parte dos encontros e audiências na capital federal contou com a participação da presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelato, e da diretora de Captação de Recursos do Escritório da Cidade, Valserina Gassen, responsável pela montagem da agenda do chefe do executivo. Nesta quarta-feira, as reuniões foram com os deputados Alceu Moreira, Osmar Terra, Jerônimo Goergen e Manuela Dávila e a solicitação foi a mesma: atenção para Santa Maria, seja na destinação de recursos de emendas, articulando junto ao Governo Federal proposições da cidade e cobrando investimentos defendendo os projetos do Executivo Municipal.

Nesta quarta-feira, numa audiência intermediada pela vereadora Sandra Rebelato, Schirmer esteve no Gabinete da senadora Ana Amélia Lemos. Durante o encontro, a senadora confirmou participação no I Congresso Internacional de Política e Direito em Santa Maria, que ocorre no mês de maio. O convite também foi feito ao senador Pedro Simon, que recebeu Schirmer ainda pela manhã.

O prefeito e a vereadora também reuniram-se com gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás), o santa-mariense Paulo Eduardo Kapp. Na oportunidade, Schirmer foi informado que Santa Maria deve ser beneficiada pelo Programa Nacional de banda Larga. De acordo com o gerente da Telebrás, Santa Maria seria, hoje, a terceira pior cidade do Rio Grande do Sul em termos de internet banda larga.

Entre um compromisso e outro na esplanada dos ministérios, Schirmer acabou encontrando o secretário de Estado de Infraestrutura e logística, Beto Albuquerque. Foi tempo suficiente para lembrar o secretário sobre os investimentos previstos na duplicação da RS 509 (faixa velha de Camobi). O projeto está pronto, é muito bonito. Coisa de primeiro mundo e vamos continuar trabalhando para que o Estado cumpra com os investimentos já anunciados”, disse o prefeito.

O prefeito também conversou nesta quarta-feira com a secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e esteve, novamente, no Ministério do Turismo, tratando de projetos como o do Trem Turístico e da liberação de recursos já empenhados, em 2010, para o andamento das obras do Centro de Eventos e das revitalizações da Avenida Rio Branco e Vila Belga.

Na área da saúde a agenda do dia foi com técnicos do Fundo Nacional da Saúde (FNS), quando se buscou mais informações técnicas para captar recursos com vistas à instalação de uma UTI pré-natal nas dependências do Hospital Casa de Saúde, no Bairro Perpétuo Socorro. Uma emenda de Schirmer, quando ainda era deputado federal, para a aquisição de remédios também esteve no assunto.

Os projetos relacionados ao Trem Turístico, Centro de Eventos, Avenida Rio Branco, Vila Belga e a inclusão de investimentos para iniciativas e projetos na saúde já haviam sido discutidos na terça-feira (05), com os ministros do Turismo, Pedro Novaes Lima, e da Saúde, Alexandre Padilha. Schirmer também solicitou ao ministro da Saúde a liberação de uma emenda de sua autoria, quando deputado federal, que destinava recursos para a aquisição de remédios.

“Conseguimos dar sequência no FNS àquilo que foi colocado nas reuniões com os ministros do Turismo e da Saúde e estamos certos de que os pleitos da cidade serão atendidos”, afirmou o prefeito.

Na tarde de terça-feira, Schirmer, acompanhado da presidente da Câmara e da diretora de Captação de recursos do Escritório da Cidade,  assinou um termo de compromisso para a construção de três creches em Santa Maria. As unidades, segundo informou o prefeito, serão construídas nas unidades de educação infantil, localizadas na Estação dos Ventos, na Vila Jardim e na Vila Oliveira. Schirmer também sinalizou que o Governo Federal deve liberar recursos para a construção de outras duas creches em Santa Maria.

A assinatura do termo de compromisso para a construção das creches ocorreu no gabinete do santa-mariense Tiago Lippold Radunz, que é coordenador Geral de Infraestrutura Educacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ainda pela manhã de terça-feira, Schirmer esteve reunido com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Gabinete da Presidência da República, Moreira Franco, e com o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, com quem tratou da liberação de recursos empenhados pelo Governo Federal ainda no ano passado para patrulha agrícola, equipamentos e extensão rural.

Ainda neste primeiro semestre, o ministro Wagner Rossi prometeu ao prefeito a liberação de R$ 500 mil para serem aplicados em projetos de incremento da agricultura na cidade. Um encontro do prefeito com o deputado federal Paulo Pimenta também assinalou a agenda do chefe do executivo.

Em seguida, foi a vez de um encontrou com o senador Pedro Simon. Schirmer também almoçou com o deputado federal Mendes Ribeiro Filho, quando discutiu a possibilidade de destinação de mais emendas para a cidade. À tarde, o prefeito esteve no Ministério das Cidades, para tratar de assuntos relativos ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e verbas para serem aplicadas em projetos de saneamento, habitação e controle e mobilidade urbana…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo