EconomiaPolíticaTrabalho

E ESSA, AGORA! Apenas um terço dos CCs federais não é concursado. Pooois é!

Temos, no jornal O Estado de São Paulo de hoje, um exemplo concreto de quanto é mito essa bobagem da imparcialidade no jornalismo. Coisa que aqui você não encontrará. Nada de imparcialidade. O que não se pode é ser venal – o que é outra coisa.

Mas, o exemplo aludido. Há 21,7 mil cargos de confiança federais distribuídos pelo país inteiro. Deles, coisa de dois terços é ocupada por servidores públicos concursados. Isto é, podem até estar na função por influência política, mas, em tese, são gabaritados para a função. Apenas um terço é de não-concursados (embora, também em tese, possam estar habilitados).

Como tratar desse assunto (ou de qualquer outro) de maneira imparcial? Bem, o “imparcial” Estadão preferiu enfatizar, já no título, os não concursados. Legítimo? Claro. Mas jamais imparcial. Da mesma forma que este sítio, que preferiu o número maior, o de concursados. É assim. E não me venham com essa história de imparcialidade, poooor favor.

Ah, nada tira o mérito da reportagem, que aliás, discurso a parte, traz importantes e relevantes informações. Seu autor é Daniel Bramatti. Confira:

Governo abriga 6,7 mil servidores sem concurso na ”elite” da burocracia

… O retrato da máquina pública no início do governo Dilma Rousseff revela a existência de 6.689 funcionários não concursados nos cargos de confiança da Presidência e dos ministérios – o equivalente a quase um terço do total de postos preenchidos por nomeações. Destes, quase 500 estão nas duas faixas salariais mais altas do funcionalismo.

Dilma herdou da gestão Luiz Inácio Lula da Silva uma estrutura burocrática que permite a nomeação de cerca de 21,7 mil pessoas para cargos de confiança – os chamados DAS, exercidos por quem tem função de chefia ou direção e pela elite dos assessores da presidente, de ministros e de secretários.

Em fevereiro deste ano, 31% desses cargos eram ocupados por não concursados, e 64% por servidores de carreira, segundo dados do Portal da Transparência do governo federal. Há ainda uma pequena parcela de servidores cedidos por órgãos de outras esferas – do Legislativo, de governos estaduais e de prefeituras municipais, por exemplo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo