CongressoPolítica

É RAPIDINHO. Enterro das alianças proporcionais poderá ser aprovado mesmo antes da tal reforma política

Tramita no Senado, em caráter “terminativo” – isto é, somente com o apoio de pelo menos 10% dos senadores, o assunto seguirá o rito do plenário -, proposta que acaba com a aliança partidária nos pleitos proporcionais. Isso significa que, se aprovada, em reunião marcada para quarta-feira, deverá ir direto para a Câmara dos Deputados.

E esta, aliás, é a tendência, fazendo com que pelo menos um dos pontos da propalada reforma política, como este sítio não cansa de repetir, tem boa chance de ser implantado, já no próximo ano. E, com certeza, acabará sendo apreciado mesmo antes de a tal reforma se transformar em projetos de lei.

As conseqüências, em Santa Maria, já foram até analisadas por este sítio. E serão novamente, em nota que publicarei provavelmente ainda neste final de semana, ou no início da madrugada de segunda. Enquanto isso, fiquemos com o material produzido e distribuído pela Agência Senado. A reportagem é de Paola Lima. A seguir:

CCJ analisa fim de coligações partidárias em eleição proporcional 

A proibição de coligação entre partidos para eleições de vereadores e deputados estaduais, distritais e federais é um dos itens na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, na reunião da próxima quarta-feira (20). O PLS 47/2011, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), propõe que as coligações de legendas sejam mantidas apenas nas disputas majoritárias.

O fim das coligações foi tema tratado também pela Comissão da Reforma Política, que propôs a extinção da medida em todas as disputas eleitorais. O projeto em tramitação na CCJ tem voto favorável do relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), e será votado em decisão terminativa…”

 PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo