Economia

ECONOMIA. Meta do governo: inflação de 5,26% em 2011. Previsão dos doutos: 6,29%

Há um claro descompasso entre o que projeta (ou pretende) o governo para a inflação de 2011. No máximo, estima-se em 5,26%, nos condutores da política econômica. Não é o que, imaginam os doutos do mercado financeiro, está a sinalizar o mundo real. Tanto que, nesta semana, já imaginam que o aumento de preços pode bater nos 6,29%.

As projeções dos analistas ouvidos pelo Banco Central, que edita o boletim semanal “Focus”, divulgado hoje, estão em material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Stênio Ribeiro. Confira:

Projeção para a inflação oficial este ano tem sexto aumento consecutivo

A expectativa dos analistas de mercado sobre a inflação está em alta há seis semanas, como mostra o boletim Focus, divulgado hoje (18) pelo Banco Central. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, que era de 5,80% no início de março, aumentou para 6,26% na semana passada, e agora está em 6,29%. O índice está muito acima dos 5,26% estimados pelo BC.

A pesquisa Focus, realizada na última sexta-feira (15) com uma centena de analistas financeiros da iniciativa privada, revela tendência de alta também dos preços administrados ou monitorados por contrato (combustíveis, energia, telefonia fixa, saúde, transporte público, educação e outros). A projeção de reajuste acumulado desses preços, que era de 4,70% na pesquisa anterior, subiu para 4,80%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo