DestaqueSanta Maria

CIDADE. Prefeitura informa os bloqueios de trânsito por conta do Desfile da Pátria, nesta quarta-feira, 7

Haverá mudanças importantes, também, nos itinerários de transporte coletivo

Nesta segunda-feira já era montado o palanque oficial das autoridades, na Avenida Medianeira (Foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Após dois anos sem a realização do tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência, a Avenida Medianeira está sendo preparada para receber o evento que irá comemorar os 200 anos da Independência Brasil nesta quarta-feira (7). Trata-se de uma grande integração entre as secretarias da Prefeitura de Santa Maria para melhor receber o público. Conforme a Comissão Executiva Municipal da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas, estão previstos mais de 100 representantes de entidades civis e militares. Às 8h, ocorre o hasteamento das bandeiras, com o começo do desfile às 8h30min.

Em função do desfile cívico-militar, as ruas do entorno da Avenida Medianeira terão bloqueios a partir das 6h30min desta quarta-feira. A previsão da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana é liberar as vias por volta das 13h, após o encerramento dos festejos (confira mais abaixo). A medida busca dar segurança às entidades que vão participar do desfile e evitar interrupções pelo tráfego de veículos. As áreas delimitadas dão conta da própria avenida, por onde transcorrerá todo o desfile, e das áreas de concentração das entidades. Também haverá alterações em linhas do transporte público urbano. 

Motoristas, atenção!

O bloqueio de veículos se dará do trecho da Avenida Medianeira entre a Rua do Acampamento e as avenidas Hélvio Basso e Angelo Bolson. Será possível transitar no sentido Centro-Bairro das avenidas Angelo Bolson e Hélvio Basso. 

Já pela avenida Dores com General Neto, passarão somente as instituições que vão participar do desfile. Agentes de trânsito estarão nos principais pontos de bloqueio para orientar o tráfego de veículos desde antes das 6h30min.

Em caso de chuva forte, a Comissão Executiva Municipal da Semana da Pátria 2022 avaliará a situação e vai definir, a partir das 7h, o cancelamento ou não do desfile. 

Desde o final de semana, uma equipe trabalhou na instalação do palco na Medianeira. Desde a última semana, melhorias ocorreram ao longo da avenida como limpeza e revitalização da sinalização.

Ainda, a partir da meia-noite de quarta-feira (7), será feito o serviço de marcação em trecho da Avenida Medianeira, no sentido Bairro-Centro. Assim, haverá desvio de veículos pela Rua Serafim Valandro.

Atenção aos usuários do transporte coletivo

O itinerário de linhas do transporte coletivo que transitam pela região será alterado a partir das 6h de quarta-feira até o término do desfile. Além disso, algumas paradas de ônibus serão suprimidas e transferidas. A relação completa segue abaixo…

PONTOS DE BLOQUEIO

1) Avenida Hélvio Basso, sentido Sul-Norte (Bairro-Centro), retorno no Maxxi Atacado
2) Hélvio Basso cruzamento Rua Carlos Uhr
3) Rotatória das avenidas Hélvio Basso com Medianeira 
4) Avenida  ngelo Bolson com Rua Dr. Zamenoff
5) Dr. Zamenoff com Rua Papa Leão XIII
6) Dr. Zamenoff com Rua Morotin
7) Rua Appel com Rua Farrapos
8) Rua Appel com Rua Inconfidentes
9) Rua Visconde de Pelotas com Rua Inconfidentes
10) Visconde de Pelotas com Farrapos
11) Visconde de Pelotas com Maurício Cardoso
12) Barão do Triunfo com Daltro Filho
13) Barão do Triunfo com Farrapos
14) Travessa Medianeira com Farrapos
15) Raposo Tavares com Felipe D’Oliveira
16) Avenida Presidente Vargas com Rua Duque de Caxias
17) Rua Serafim Valandro com Rua Francisco Manoel
18)  Serafim Valandro com Felipe D’Oliveira
19) Rua João Belém com Medianeira
20) Presidente Vargas com Floriano Peixoto
21) Floriano Peixoto com Felipe D’Oliveira
22) José Bonifácio com Acampamento
23) Acampamento com Gaspar Martins
24) Gaspar Martins com Dezenove de Novembro
25) Gaspar Martins com Medianeira
26) Medianeira com General Neto
27) Fernando Ferrari com João Rolim
28) Fernando Ferrari com Conrado Hoffmann
29) Dezenove de Novembro com Travessa Paraíba
30) Paraíba com Travessa Paraíba
31) Doze de Outubro com José Carlos Kruel
32) Floriano Peixoto com Vinte e Quatro de Fevereiro
33) Marquês do Herval com Dom Pedro II
34) Dr. Theodorico com Duque de Caxias
35) Heitor Campos com Dr. Thedorico
36) General Osório com retorno no Residencial Madre Paulina
37) Cândida Vargas com Dezenove de Abril
38) Viaduto da Uglione (BR-392 com BR-158)

Paradas de ônibus suprimidas e transferidas

Rua do Acampamento:
– A única parada de ônibus localizada na Rua do Acampamento será transferida para a Rua José Bonifácio (Ortopedia Rozaulo), entre as ruas General Neto e do Acampamento;
– Usuários da linha Santos/Urlândia, sentido Centro-Bairro, deverão realizar o embarque junto ao paradão da Rua Pinheiro Machado;

Avenida Medianeira:
– As paradas da Avenida Medianeira serão suprimidas nos dois sentidos (Centro-Bairro e Bairro-Centro);
– O mesmo vai ocorrer com as paradas de ônibus no sentido Centro-Bairro da Avenida Dores (em frente ao Supermercado Rede Vivo e da agência bancária do Banrisul). O embarque e desembarque deverá ser realizado na parada de ônibus da Rua José Bonifácio (Ortopedia Rozaulo) ou em frente ao Royal Plaza Shopping;

Na Avenida Angelo Bolson:
– No sentido Centro-Bairro, os usuários deverão se deslocar para a Avenida Presidente Vargas ou para a Rua Carlos Uhr;
– No sentido Bairro-Centro, os passageiros devem buscar as paradas da Avenida Presidente Vargas;

Na Avenida Hélvio Basso:
– No sentido Bairro-Centro, os usuários do transporte coletivo devem buscar as paradas da BR-392 ou da Avenida Presidente Vargas;

ITINERÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO:

A linhas Camobi Fernando Ferrari, Carlos Gomes, Universidade, São José – Km 3, Brigada Itararé no sentido Centro-Bairrro: Rua do Acampamento, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamin Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, seguem itinerário normal. No sentido Bairro-Centro, durante o bloqueio viário para estas linhas, não haverá alteração no itinerário.

As linhas Casa de Saúde no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamin Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, Avenida Dores, Alameda Buenos Aires, Travessa Cassel, Avenida Fernando Ferrari, seguem itinerário normal. No sentido inverso não haverá alterações no itinerário.

As linhas Santos, Passo das Tropas, Minuano, Pau a Pique, Capivara no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua Pinheiro Machado, Avenida Presidente Vargas, Rua Carlos, Gomes Rua Orlando Fração, Rua Maria Francisca da Conceição, Rua Carlos Uhr, Avenida Hélvio Basso, seguem itinerário normal. No sentido Bairro-Centro: BR-158, Travessa Moreira, Rua Orlando Fração, Rua Carlos Gomes, Avenida Presidente Vargas, seguem itinerário normal.

A linha Urlândia, no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua Pinheiro Machado, Avenida Presidente Vargas, Rua Carlos Gomes, Rua Orlando Fração, segue itinerário normal. Já no sentido Bairro-Centro: realiza o contorno da rótula da Uglione BR-287, Travessa Moreira, Rua Orlando Fração, Rua Carlos Gomes, Avenida Presidente Vargas, após segue itinerário normal.

A linha Circular Sul: Avenida Presidente Vargas, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamin Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, e segue itinerário normal.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo