PrefeituraSaúde

EM PRIMEIRA MÃO. Schirmer promove mudanças e reduz influência de Farret na Saúde

Não há a menor dúvida: Cezar Schirmer está pra lá de insatisfeito com o desempenho de um dos setores vitais de sua administração, a Saúde. Tirante a infraestrutura (inclui-se aí a área de habitação), com um montante de recursos próprios ou federais poucas vezes visto (se é que isso ocorreu algum dia), e que, na avaliação do Executivo, vai bem, há setores do governo que não conseguem funcionar. Pelo menos não como o prefeito quer.

O principal deles é exatamente a Saúde. Ali, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não deslancha e, sobretudo, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está encalacrado – embora à beira de fazer um ano que as primeiras ambulâncias estão disponíveis nas garagens da Prefeitura.

Há o entendimento, que não é tornado público – nem será agora – que o secretário José Farret patina. No entanto, afora as relações de amizade recíproca (Schirmer não esquece a quem deve a eleição de 2008), a última coisa que deseja o prefeito é estremecer politicamente com o seu vice-prefeito, ainda o principal nome do maior partido parceiro, o PP.

Então, o que fazer? Mudar o entorno. Isto é, oferecer parceria a Farret, reduzindo-lhe a influência sobre a operação da secretaria e colocando figuras de confiança absoluta do prefeito. Então, acompanhe, a seguir, em absoluta primeira mão, as medidas tomadas para tentar resolver o principal problema do governo:

1) O retorno de Luis Skinovski, que já foi da linha de frente, se desentendeu com Farret e foi embora. Agora, ocupa uma superintendência. E prestigiado pelo prefeito, o que quer dizer um mínimo de liberdade de ação em relação ao secretário;

2) Nomeou para o governo a médica Renice Maria Vaccari Coimbra. É especialista em auditoria. Com grande experiência. Amiga do secretário de Relações Institucionais e de Governo, Giovani Manica, que a chancelou, foi braço direito do ex-secretário estadual de saúde, Osmar Terra. Era a Coordenadora do Sistema Estadual de Auditoria da pasta. Agora, tem função chave em Santa Maria: cuida da aplicação de recursos e colabora para a melhoria da gestão; e

3) A qualquer momento será anunciado o nome do novo secretário adjunto da Saúde, cargo vago desde a saída do ex-reitor Clóvis Lima. Quem assume – e até já desempenha algumas missões, mesmo que em caráter informal – é outro com características de gestor: o médico cardiologista Luiz Gustavo Thomé. Além de amigo pessoal de Schirmer, foi diretor técnico da Casa de Saúde no início da administração da Sefas. Sua função específica, com plenos poderes: ser o efetivo gestor da pasta, com Farret na direção política.

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO é mais do que evidente a intenção do prefeito de fazer funcionar efetivamente um setor vital de qualquer governo. Mexe com o público. E com o eleitor – embora, cá entre nós, não deve ser a preocupação imediata de Schirmer. Por isso, coloca, ao lado de Farret, gente da confiança estrita dele. Skinovski, Renice Maria e Thomé estão nesta condição. Cá entre nós, se isso não quer dizer alguma coisa…

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

23 Comentários

  1. Digo de novo Sandra com essa respeitável votação de pouco mais de 8.000 votos pra deputado deve ter muita credencial pra ser vice mesmo,vice de síndica do prédio onde mora de repente,pq se não Schirmer afunda mais depressa…

  2. Adão Ripa :Farret já era!!! Agora é Sandra Rebelatto de vice.

    Concordo plenamente;…a hora agora é Sandra Rebelato; alguém tem alguma dúvida? Foi ela quem foi a Brasília recentemente acompanhar o prefeito.

  3. Márcio Dutra :A meu ver, se a intenção do Prefeito é preservar o Dr. Farret, está tomando as piores medidas possíveis. E isso certamente trará impactos negativos para a tão problemática saúde de Santa Maria.Reconduzir e prestigiar servidores que teriam sido afastados pelo Secretário Farret, “encostar” no secretário figuras da confiança do Prefeito só escancara mais ainda a fragilidade com que é conduzida a saúde. Lamentável em todos os sentidos e, embora tenha a opinião de que o Dr. Farret não fazia um bom trabalho, a sua trajetória política, e o seu desprendimento nas últimas eleições municipais, não merecia um processo de “fritura” como este que estamos assistindo.

    Até hoje ninguem me respondeu como o Farret atende em seu consultório em pleno horário comercial. DEvia dar plantão como secretário ou viceprefeito… Atende nos finais de semana, tardinha…

  4. Alarico :
    Repito, o médico Farret não entende nada (e não quer entender) de políticas de saúde, nada! Somente sabe USAR a saúde pra fazer política. É vergonhosa a situação da saúde em nossa cidade.
    Essa “administração” foi conivente com a Yeda (Cruzes!) quando esta deixou de repassar milhões pra nossa cidade.
    Os médicos não aceitam o salário pago pela prefeitura e os poucos ainda em atividade não cumprem a carga horária; quem se ferra é a população pobre.
    Se é verdade que o Farret teve peso importante na eleição do Xirme, hoje ele é um peso do qual o Xirme não pode se livrar. E a secretaria da saúde tem um desempenho pífio, não destoando do conjunto do governo municipal.

    Interessante, se tem tanta coisa errada na saúde no município, por que será que a ptzada (pimenta e fabiano) estão cortejando o Dr. Farret? Minto? Acesse o link: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,43,3245038,16726

  5. Bah pelo bom desempenho q a Sandra teve como candidata a deputada realmente deve ser uma ótima candidata a vice…assim o barco afunda de vez.

  6. A meu ver, se a intenção do Prefeito é preservar o Dr. Farret, está tomando as piores medidas possíveis. E isso certamente trará impactos negativos para a tão problemática saúde de Santa Maria.
    Reconduzir e prestigiar servidores que teriam sido afastados pelo Secretário Farret, “encostar” no secretário figuras da confiança do Prefeito só escancara mais ainda a fragilidade com que é conduzida a saúde. Lamentável em todos os sentidos e, embora tenha a opinião de que o Dr. Farret não fazia um bom trabalho, a sua trajetória política, e o seu desprendimento nas últimas eleições municipais, não merecia um processo de “fritura” como este que estamos assistindo.

  7. Repito, o médico Farret não entende nada (e não quer entender) de políticas de saúde, nada! Somente sabe USAR a saúde pra fazer política. É vergonhosa a situação da saúde em nossa cidade.
    Essa “administração” foi conivente com a Yeda (Cruzes!) quando esta deixou de repassar milhões pra nossa cidade.
    Os médicos não aceitam o salário pago pela prefeitura e os poucos ainda em atividade não cumprem a carga horária; quem se ferra é a população pobre.
    Se é verdade que o Farret teve peso importante na eleição do Xirme, hoje ele é um peso do qual o Xirme não pode se livrar. E a secretaria da saúde tem um desempenho pífio, não destoando do conjunto do governo municipal.

  8. Achei que o Schirmer ia abrir uma licitação de carroças para usar de ambulancias, eu já tava pronto prá vender os pneus.Hehehehe

  9. O que me impressiona é o PP!
    Deram a eleição para o schirmer e depois?
    Nada…
    Exceção da saúde o resto é inexpressividade total
    E na câmara de veredores? A bancada pepista dá a maioria tranquila que o prefeito precisa e é de uma fidelidade canina.
    …e agora?
    Cada vez menor dentro do governo, cada vez mais fiel na câmara.
    Pensei que já tinha visto tudo!

  10. Inconveniências políticas a parte, demorou!!! O governo Schirmer já está a caminho da reta final e continua padecendo na área da saúde. Com todo o respeito ao dr.Farret, medicina é uma coisa, gestão é outra e, a meu ver, falta gestão na saúde santamariense.São inconcebíveis acontecimentos como erro na aplicação de vacinas(repetidas vezes), ambulâncias novas estacionadas por entraves burocráticos, SAMU estagnado, atolado, Postos de Saúde sem médicos… Coisas que, para uma cidade do porte de Santa Maria são inaceitáveis. Independentemente de interesses eleitorais, por favor, pela dignidade dos cidadãos dessa terra, já está na hora de colocar esse trem nos trilhos.

  11. Só resta saber se o dr Farret ficará no mesmo barco do Schirmer,pq o Pozzobom já o abandonou,tomara que o prefeito não esqueça que o seu vice teve um peso fundamental nessa eleição.O tempo dirá.Abcs.

  12. Mas podem ter certeza que o Schirmer sabe bem onde até pode ir,jamais se desencompatibilizaria com quem teve grande peso na sua eleição,só não sei se tem consciência plena disso,mas deve começar a ter,pois logo vem eleições aí…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo