Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Se a Feira do Livro não é o maior evento cultural de Santa Maria, qual será?

Um leitor, anteontem, se espantou com a observação peremptória do editor, no título de uma nota. Afinal, aqui se afirmou (é a opinião do sítio) que a Feira do Livro é o principal evento cultural de Santa Maria. É mesmo? Aqueeele leitor deu a entender que se teria que discutir mais o assunto. Pois bem, essa é a chance. Dê sua opinião.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. A Feira do Livro é um evento que faz parte da história contemporanea da Cidade, nos anos de chumbo serviu como um espaço de discussão e sustentação da luta pela redemocratização.
    É um evento que sempre poderá e deve ser melhorado.

  2. @Márcio Dutra
    Pode ser, márcio, mas como em Passo Fundo, um lugar mais amplo se faz necessário. Acredito que Santa Maria deva ter um Centro de Eventos com toda a estrutura necessária. O espaço da Economia Solidária se faz pelo seu nome, e não pela estrutura que têm, na minha opinião. Mas acredito que aqui possamos abrir um fórum permante para discutir sobre uma feira do livro em patamares maiores. Abraços

  3. @marcio rocco
    Agora que li o teu questionamento sobre em que local poderia ser realizado um evento nos moldes da Jornada de Literatura de Passo Fundo. O melhor local que me ocorre seria no Centro de Referencia de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, inclusive com a utilização do “lonão”, como ocorre em Passo Fundo. Fica a ideia.

  4. Claudemir, eu dei a ideia de uma ENQUETE, cada um com direito a um voto por IP para não termos lunáticos querendo vencer a enquete como se fosse um paredão do BBB votando milhares de vezes pelo mesmo computador, acho que seria MUITO mais interessante do que a opinião dos “quase” mesmos da oposição e/ou situação que sempre comentam no sitio. Afinal, ao que parece, muitos aqui são apenas “fantasmas” na sociedade.

    Um abraço e viva a democracia do VOTO.

  5. Obrigado pela oportunidade de esclarecer o meu comentário @marcio rocco
    Quando escrevi, INFELIZMENTE, não foi uma forma de diminuir a importância da Feira do Livro, e sim,de expressar minha opinião sobre a carência de outras iniciativas de igual ou maior porte na área da cultura. Sou um fã absoluto da Feira do Livro, do contrário, não estaria comentando publicamente. Simplesmente “daria de ombros”.

  6. Como excessão do infelismente é a maior e princiapl, é muito boa a observação do meu Xará, Marcio Dutra, como relação a feira do livro sem “linkado” a uma jornada literária, assim como é a de passo fundo. Quem foi sabe que é um dos maiores eventos de literatura do Brasil, e tem como viés não só a comercialização e alguns pequenos eventos, mas somam-se diversas atividades nesse quisito. Santa Maria poderia potencializar essa feira para esse sentido. Já existe um ensaio, lembro de ter levado minha filha para a hora do conto, onde as crianças ouviam histórias e participavam ativamente. Aqui fica a sugestão de pensar maior para o ano que vem, mas daí vem uma outra pergunta: onde?

  7. Vou falar de um que não é, não foi e tomara que nunca seja!!
    O Tal do SANTA MARIA EM DANÇA, que o prefeito fez muito bem em não apoiar!
    Motivos para esta minha opinião.. Quem conhece o festival e suas intenções sabe bem!
    Ainda bem que o povo (na urna) decidiu que não queria compactuar com determinadas ações…

  8. Éverton Severo Maciel :De fato, a Feira do Livro é o MAIOR e PRINCIPAL evento cultural da dita cidade cultura. Ou vão me dizer que é o carnaval? Bah, Claudemir, um pouco de Olina não faria mal para alguns estômagos revoltados e azedos que ilustram este precioso espaço.Um abraço.

    Carnaval bom é o de POA, lá enram 80 mil, aqui 20 mil e ponto… Olina Essência de Vida…

  9. De fato, a Feira do Livro é o MAIOR e PRINCIPAL evento cultural da dita cidade cultura. Ou vão me dizer que é o carnaval? Bah, Claudemir, um pouco de Olina não faria mal para alguns estômagos revoltados e azedos que ilustram este precioso espaço.Um abraço.

  10. O editor tem razão. A Feira do Livro é, infelizmente, o maior evento cultural de Santa Maria. Espero que o modelo que vem sendo utilizado não se torne “engessado” como a Feira do Livro de Porto Alegre.
    Acho muito mais interessante o modelo utilizado por Passo Fundo, por exemplo, com a Jornada de Literatura, onde a literatura é abordada de forma mais ampla. Acho que Santa Maria teria as condições para seguir este modelo de Passo Fundo. Segue o link da Jornada Literária de Passo Fundo: http://www.jornadadeliteratura.upf.br/2011/
    EM TEMPO: Está circulando nas redes sociais algumas críticas ao material de divulgação da Feira do Livro. Sobre isso, afirmo que também não gostei das abordagens utilizadas, mas não discutirei isso neste momento, apenas trago ao conhecimento: http://bit.ly/esfThA

  11. Desculpe a minha ignorância, senhor Claudemir, mas a que que o senhor Copetti se refere mesmo? Maior, melhor, principal? Hã? Nâo se trata de de discutir sobre a Feira do Livro? Dito isso, caso ainda exista dúvidas sobre o fato de eu ter dito maior, sendo principal, bom, se entendermos como maior sendo um dos eventos de maior repercursão cultural, logo, torna-se principal. Era essa a dúvida, ou somente estamos discutindo uma questão de semântica. Sugiro ler mais a respeito. Dica, vem aí a feira do livro… Quem sabe…
    Outra se digo comprar se entende ler. Como disse, algumas pessoas estão com problema de semântica…

  12. COMPRAR livro não significa cultura, muitos só servem para encher “parteleiras”…

    Maior evento cultural: Colheita de Arroz. Orizicultura pura.

    Podia ser pior… Encantado é terra da suinocultura…

  13. O que o Editor afirmou é que era o MAIOR evento Cultural,não o PRINCIPAL como postou agora.Ao Editor e aos CCs de plantão continuo com o firme pensamento de que principal,maior,melhor,mega,super,internacional,sedutor,bonitão,gostosão,e DAÍ ???? Para fechar,se Eu fosse CARECA,os CABELUDOS seriam melhores do que Eu.
    (NOTA DO SÍTIO – o editor não cansa de dizer que algumas coisas não conhecem limites. Quem o conhece pessoalmente sabe dessas expressões. Uma delas é a demagogia. Aparentemente, o mau gosto também. Mas, pelo menos por enquanto, isso não fere as regras do sítio. Por isso, quando ocorre, o editor não veta. Mas talvez fosse o caso de rever isso)

  14. Sem sobra de dúvida alguma a Feira do Livro é o maior evento cultural de Santa Maria. O Santa Maria Vídeo e Cinema também é um grande evento, mas a Feira já se estabeleceu permanentemente, assim como a FEISMA. É um grande evento, todos nós, Santamarienses, temos que prestigiar, e comprar livros, muitos, e ler também, muito. Estamos precisando um pouco de literatura em nossas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo