Eleições 2012PartidosPolítica

ESTRATÉGIA. Como FH, Lula e PT também miram na classe média. A “sua” classe média

Foi o maior (e até jusfitificado) forrobodó. Em artigo, Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB defendeu que seu partido esqueça dos mais pobre e busque conquistar a classe média. Embora faça sentido, afinal as camadas médias da população cresceram muito nos últimos anos e seriam majoritárias na composição social, houve críticas à esquerda e à direita. Nem os próprios correligionários de FH o defenderam nessa.

Pois bem. Os tucanos correm o sério risco de perder (e nas últimas eleições, os números comprovam, perderam) a classe média exatamente para… Isso mesmo, Lula e o PT. O ex-presidente, responsável pela política de ascensão social dos hoje integrantes das ditas classes C e D, não quer perdê-los. E até avança (isso sim, pode ser passível de crítica mais forte) para redutos à direita do espectro político.

Quem conta dessa estratégia, que já estaria sendo montada, exatamente por inspiração de Lula, é o jornal Folha de São Paulo. A reportagem, reproduzida no blogue de Luis Nassif, é assinada por Bernardo Mello Franco. Confira:

Lula quer atrair malufistas e nova classe média em SP

O ex-presidente Lula quer forçar o PT a abrir o leque de alianças em São Paulo para avançar sobre a chamada nova classe média e os “órfãos do malufismo e do quercismo” nas eleições de 2012. Em reunião fechada com petistas, ele prometeu ontem (terça) subir no palanque de candidatos a prefeito, mas afirmou que o partido precisa fazer concessões para minar a hegemonia do PSDB no Estado.

Lula orientou a legenda a concentrar esforços nas áreas onde houve maior ascensão social em seu governo, como a periferia da capital e a região metropolitana. Ele defendeu que o PT busque alianças à direita, com políticos de perfil conservador, para “quebrar resistências” à sigla nesses redutos. Citou seu convite ao empresário José Alencar, em 2002, como exemplo a ser seguido…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo