Santa MariaSaúde

SAÚDE. HUSM ofertará 50 exames de câncer de laringe. Agendamento inicia nesta segunda-feira

Por MAIQUEL ROSAURO, Especial para o Site

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), através dos serviços de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, de Otorrinolaringologia e da Unidade de Reabilitação-Núcleo de Fonoaudiologia, irá realizar diversas ações para celebrar o Dia Internacional da Voz, comemorado em 16 de abril. Destaque para os 50 exames de diagnóstico de câncer de laringe, que serão realizados entre os 17 e 27 de abril.

Conforme a médica e cirurgiã de Cabeça e Pescoço, Maria da Graça Vidal, caso o diagnóstico precoce não seja realizado, a doença pode levar a morte. Tabagismo, alcoolismo e, mais recentemente, o HPV (vírus do Papiloma Humano, transmitido por relações sexuais desprotegidas), estão entre os fatores de risco.

“Voz é vida, é a identificação da pessoa. Quando o paciente é diagnosticado, a primeira pergunta que ele faz é “vou perder a voz?”. Com o diagnóstico precoce, conseguimos preservar a voz do indivíduo”, explica a médica.

Entre os sintomas do câncer de laringe estão a ronquidão, dificuldade para engolir, nódulos na região do pescoço e dor de garganta. Segundo dados dos Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é predominante nos homens e costuma se manifestar depois dos 40 anos de idade, tendo seu pico de incidência entre os 50 e 60 anos. Em 2016, a estimativa foi de 7.350 casos no país, sendo 6.360 em homens e 990 em mulheres.

“Se a doença alcançar um estágio avançado, não há cura. A insuficiência respiratória será o primeiro problema enfrentado, seguido por uma cirurgia mutiladora que pode acarretar na perda da voz”, argumenta Maria da Graça.

Em 2013, conforme o INCA, a doença provocou 4.141 mortes no Brasil, sendo 3.635 em homens e 506 mulheres. Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e pescoço. Com diagnóstico precoce, as chances de cura são de 80%.

Ciente dos números, o HUSM irá ofertar dez exames de laringe no dia 17 de abril. Profissionais da Cabeça e Pescoço farão a avaliação de pessoas com os sintomas. Já entre os dias 18 e 27 de abril, serão ofertados outros 40 exames de laringe nos Ambulatórios da Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia na Ala II do HUSM.

Para ser atendido no dia do mutirão ou para marcar exame durante a segunda ação, é preciso agendamento prévio. Ligue para (55) 3213-1784, a partir de segunda-feira (3). Quem tiver algum outro exame da laringe, deve trazer para mostrar ao médico.

No dia 28, das 14h às 18h, no Auditório Gulerpe, será realizado o Seminário da Voz, com a participação do Serviço de Fonoaudiologia do HUSM. A primeira palestra será sobre Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Laringe. Na sequência serão abordados temas como: Métodos de Diagnósticos e Prevenção do Câncer, doenças benignas da laringe e desafios da fonoterapia para o paciente oncológico e profissionais da voz.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo