HistóriaMemóriaPolítica

HISTÓRIA. Sim, a República brasileira já teve condenado a morte. Saiba por que e quem

Foi um período de exceção. E queee exceção. Tortura e morte eram a regra. E oposição armada, guerrilha urbana e outros quetais. E um condenado a morte. Sim, a morte. Quem era? Por quê? E o que está acontecendo hoje?

Vale a pena rever, nem que seja pelo necessário registro histórico. O material é do sítio especializado Espaço Vital, sobre reportagem originalmente publicada no jornal O Globo. A seguir:

A vitória pessoal do juiz contra a ditadura

Primeiro condenado à pena de morte no Brasil no período republicano, como ele mesmo se apresenta, o hoje juiz titular da 9ª Vara do Trabalho em Recife (PE) Theodomiro Romeiro dos Santos, 59 de idade, foi um ativo militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), um grupo de esquerda que defendeu a luta armada na ditadura militar. Atualmente, de forma eventual, ele também presta jurisdição em Fernando de Noronha.

Por ter matado um sargento do Exército no momento de sua prisão, em outubro de 1970, em Salvador (BA), Theodomiro foi condenado à morte cinco meses depois, aos 18 anos, em março de 1971.

No incidente, Theodomiro disparou contra um sargento da Aeronáutica, dentro de um jipe militar, logo após ser preso no Dique do Tororó com o companheiro Paulo Pontes da Silva.

Os dois estavam desmontando “pontos” do PCBR, locais de encontros dos opositores do regime. Eles tinham informações de que o cerco estava se fechando.

Exatamente no último dia 31 de março, 40 anos depois da sua pena capital, o esquerdista requereu ao governo sua condição de anistiado político…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo