Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. O acesso a cultura em Santa Maria é elitizado?

Postado por MAIQUEL ROSAURO

Na semana passada, um grupo de empreendedores e produtores culturais divulgou um manifesto em favor da cultura santa-mariense. O documento chamado de “Carta Cultural” foi entregue à Prefeitura Municipal com uma série de reivindicações.

Uma delas (mais precisamente o item número 15 da carta) dizia: “Promover eventos culturais nos bairros da cidade, envolvendo a comunidade para que conheça mais o seu bairro. Incluir mostra por bairros – cultura, economia, turismo.”

Eu não sei em qual bairro que você mora, mas no meu o único evento cultural que ocorre anualmente é o Dia do Vizinho (e mesmo assim restrito a algumas ruas), promovido pelo jornal A Razão.

Os eventos culturais em bairros seriam uma ótima alternativa para levar cultura para públicos variados, uma vez que o preço cobrado nas sessões de cinema e peças de teatro, por exemplo, são elevados para a maioria dos santa-marienses.

Também acredito que falte uma maior valorização de nossos museus. Estes espaços únicos sofrem de uma maior divulgação.

Enfim, está aberta a discussão. O acesso a cultura em Santa Maria é restrito para quem possui maior poder aquisitivo?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Nem simpatizo com a secretária Iara Druzian, mas dizer que ela não é do povo… Acho até que ela é demais do povo. Menos, né, gente! Vamos criticar de forma coerente. Crítica pela crítica não afz o perfil do Astrogildo teixeir Porto

  2. Acho que o Astrogildo está correto. Aposto que a sra. Iara Druzian entende de cultura menos que eu. Talvez tanto quanto a ex-governadora Yeda (Cruzes!).
    Aliás, alguém aí assitiu ao discurso dela ao passar o cargo para o governador Tarso? Fiquei envergonhado de pertencer à mesma espécie biológica. Cruzes!!!

  3. E fui revisar os IPTUs passados e SEMPRE a TAXA DE LIXO do box é GRANDE frente ao apartamento… Este meu Uninho relaxado, produz muito lixo… Querioa saber a taxa de lixo das oficinas, não devem ter pois cobram o lixo na minha garagem…

  4. Atenção ECONOMISTAS E ADVOGADOS…
    Vi que no meu boleto o desconto de 15% (na cota única) não fecha! Só ganho 10%…. ERRRRRO.
    Peguei VALOR DO IMPOSTO (pois o a TAXA DE COLETA DE LIXO não incide desconto!!!). Tirei 15% e somei a taxa de lixo.Não ganhei.
    Tambem não entendo se os descontos de 5% e 3% das cotas unicas se aplica a tudo ou parte… O Boleto apesar do numero de páginas não se explica.

    VEjamos: quando falam das opções de pagamento COTA UNICA, 5 e 3% há um asterisco que diz: O desconto previstos nas alineas não incide sobre valor da coleta de lixo.

    Qual é este desconto?
    No descritivo dos daso do imóvel fala do desconto de ADIMPLENCIA!!! 15% na cota unica e 10% nas parcelas….

    Este desconto incide sobre a Coleta de Lixo?

    Que confusão… O pior é que emitem boleto nas vespera do vencimento… Queria pagar com 5% mas acho que vou perder estes 2% e questionar tudo, pois pelo que vi pode valer a pena espera pelos 3%, pois quero mexer é no VALOR DA COLETA DE LIXO da minha garagem… aquela relaxada que produz tanto lixo como tres do apartamento em que resido…

    Economistas e Advogados… os carnes de IPTU podem ser um filão para voces.

  5. Aproveito esta caixa de comentários para “levantar uma lebre”… quem tem apartamento e box/garagem, por favor verifiquem a relação de área entre ambos imóveis ou vejam qual a relação entre os valores venais, ou valor tributavel… qualquer valor que voces imagem ser básico para o VALOR DO IMPOSTO. Encontraram uma lógica? Eu achei. O box que alugo, beeem menor que o imóvel onde resido, tem uma VALOR DE IMPOSTO alguns % do imóvel principal (o apto), diria que a percentagem é coerente, ele é % menor que o apartamento e o VALOR DO IMPOSTO é proporcional, ou quase.
    Até aqui TUDO BEM.

    Queria que todos olhassem e vissem o VALOR DA COLETA DE LIXO… Meu box produz tanto lixo quanto eu!!!!
    NO meu imóvel moramos entre 4, pois meu box produz quase tanto lixo como tres de nós!!!

    Alo arrecadação! Alo prefeito! Por que uma taxa de lixo TÃO grande para os box? Qual a explicação?

    Uso este blog pois sei que aqui a demanda será pública.

    VALOR DA COLETA DE LIXO de BOX!!!! Mais cara, proporcionalmente que a coleta de apartamentos. Preciso que me expliquem.

    Outra coisa: no Iptu do box que alugo exiuste um erro nos descontos. PArcelar dá um valor X, os desconto de 3 e 5% estão ERRADOS!!!!
    Fiquem atentos.

    E o aspecto ambiental da cobrança: Por que emitir um carne com 22 folhinhas! Nos IPTU do Valdeci eu ganhava um boleto coringa, com o desconto ou primeira parcela. O sistema era inteligente, se eu pagasse a primeira parcela recebia os demais boletos.
    Usando o desconto, nao recebia mais nada. (NOTA DO SÍTIO – o editor interrompe outra vez suas férias, que por sinal estão acabando, para observar a importância doq ue o leitor está trazendo. Sem entrar no mérito do caso, embora seja relevante, que tal os outros leitores levantarem outras questões como esta? Tenho certeza que poderíamos contribuir efetivamente para que o bom exercício da cidadania. Atenção: é apenas uma sugestão)

  6. Com um prefeito que toma posse desfilando em carro antigo aberto lembrando os costumes da oligarguia do passado e ainda por cima anda falando em instalar o seu gabinete no prédio da SUCV para trazer glamur ao cargo, não resta dúvida que a cultura na cidade cada vez mais vai para as mãos da elite, basta ver que a escolha da atual secretária mostra este viés afinal trata-se de uma senhora distante do povo e voltada para as colunas sociais.
    Na comunicação que deveria aproximar o prefeito do povo está no comando um sujeito que representa a fina flor da elite na cidade.

  7. Não vou falar que em SM não hava produção cultural pq realmente não acho que esteja informado o suficiente, mas concordo com o Marco em achar que o que temos de cultura é bancado pela LIC, ou seja, é dificil termos projetos culturais autosuficientes, mas creio que no brasil é assim, veja o caso do Chico Buarque, imagine se ele precisaria de incentivos e patrocinios publicos, mas deixa isso para lá. O que eu queria mesmo era manifestar a minha indignação com o que chamamos de museu… Meu deus aquilo lá tirando uma amostra que contava um pouco sobre a criação da UFSM e da vida de seu fundador, alguns poucos bichinho empuleirados, o resto… bom, o resto é o resto lá naquele lugar, pelo menos foi o que vi esses dias que resolvi entrar lá para ver o que tinha a oferecer, fiquei triste pq acredito que Sm poderia ter um Museu melhor. Fico por aqui, mas creio ser boa a ideia de levar cultura aos Bairros, gostaria de ver mais obras de arte nas vias públicas, nos canteiros, nos trevos, tudo bem iluminado, ver grafitti nas paredes do burado do behr na túnel da gari, nos muros abandonados da cidade, queria ver tanta coisa, mas a prefeitura não deve ser a única culpada a cidade também é reflexo daquilo que seus cidadãos fazem dela. E se em SM gastassemos em cultura de certeza ela nao precisaria tanto de apoio público.
    Em tempo, posso estar falando as maiores das INVERDADES, e se assim for, me desculpem gostaria de saber que o contrário é verdadeiro. Não sou contra a cultura que vive do apoio público até pq vi nasceu a CUICA em Camobi que tenho muito orgulho do que é feito com aquelas crianças através da arte e do carinho.

  8. Acesso a que? Ouais os produtos culturais que tem sido oferecido para qualquer público, seja ele mais ou menos elitizado? Os espaços culturais – públicos ou privados – são poucos, e carentes de programação e de política cultural consistentes. Tampouco há empreendimentos culturais. Enfim, um cenário desolador para a cultura da dita Cidade Cultura, pois não se vive apenas de show business ou de assistencialismo cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo