Câmara de VereadoresEducaçãoSaúdeTrabalho

PROTESTO. Na praça, 500 balões em ato em defesa da Saúde e contra a MP 520

Os balões coloriram o céu azul de Santa Maria, enquanto, na praça, o ato acontecia, inclusive com a...

Um protesto original movimentou a praça Saldanha Marinho, na manhã de hoje. Quem o organizou foi a Seção Sindical dos Docentes da UFSM, que está em campanha, junto a outras entidades, contra a Medida Provisória 520, que cria a empresa gestora dos hospitais universitários.

Balões, ao lado dos discursos, marcaram o evento ao qual compareceu, entre outros, por exemplo, o vereador Manoel Badke, do DEM, da comissão de Saúde da Câmara e, também ele, professor da UFSM. Para mais detalhes sobre o que aconteceu na manhã, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto e as fotos são do jornalista Fritz R. Nunes. A seguir:

Céu colorido de balões em defesa da Saúde

Uma atividade promovida pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) em defesa da saúde pública coloriu o céu de Santa Maria na manhã desta quinta, 7. Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o sindicato dos docentes soltou 500 balões na praça Saldanha Marinho. Os balões continham uma mensagem contra a Medida Provisória (MP) 520, que ameaça os Hospitais Universitários (HUs) de privatização. Acompanhado do professor da UFSM e vereador da comissão de Saúde do Legislativo, Manoel Badke, o presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro, destacou que a manifestação estava relacionada a outras atividades no país, organizada pelos movimentos sindical e social, em defesa da saúde, contra o processo de privatização do setor.

...presença do vereador Manoel Badke, ao lado do presidente da Sedufsm, Rondon de Castro

Dentre as centenas de balões, um total de 50 possui um cupom “premiado”. Qualquer pessoa que encontrar um desses balões poderá trocar o cupom por uma camiseta que contém uma mensagem contra a MP 520. A troca pode ser efetuada na secretaria da SEDUFSM, na rua André Marques, 665. Alguns transeuntes que acompanhavam a atividade não perderam tempo. Arrecadaram alguns balões desgarrados e imediatamente buscaram trocar cupons por camisetas.

MP 520– A Medida Provisória (MP) 520 foi assinada pelo presidente Lula, em 31 de dezembro de 2010. A MP, que está em apreciação no Congresso Nacional, cria uma empresa pública de direito privado – a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH- para gerenciar os Hospitais Universitários. A partir da atuação dessa empresa, os Hospitais Universitários passam a ser regidos por normas do setor privado, seja no estabelecimento de convênios com outras entidades ou na contratação de servidores, que passará a ocorrer através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Gladis Salgado :Esse Randon é um coorporativista vaidoso.Se junta com até com a direita para chamar a atenção.

    Corporativista vaidoso é o adjetivo pelo qual a PTlhada chama aqueles que no passado lhes foram úteis para enganar as pessoas e chegar ao poder (ou “ao púdê”, como diz o cumpanhêro Sarney).

    Bem-feito Rondon!

    Quem mandou acreditar nessa gente no passado?

    Foste usado quando tnha suco, e agora que eles estão no poder você é apenas um bagaço…

  2. Boa noite.
    Que debate razo esse da cumpanherada, soh oque eles fazem que presta (ah coitados!!!), como ultimamente soh fazem M, sobra soh a critica para quem faz.

  3. Muito legal a idéia de homenagear o secretário Tubias usando balões. Parece que no festival de balonismo haverá uma balão 520.

  4. Parabéns, Rondon pela luta e a atividade bastante criativa. Uma pena que não pude estar presente, uma vez que estava em Brasília no Seminário sobre a MP 520, promovido pela procuradoria Geral da República.
    Cada vez mais precisamos alertar à população sobre esta ameaça ao SUS e ao patrimnônio público. Somente não vê quem não quer, que esta MP 520 é a entrega da saúde Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo