CidadaniaEducaçãoUFSM

RACISMO. Amplia-se repúdio a palavras e atos de Bolsonoro. Inclusive na UFSM

Quevedo: “o que Bolsonaro prega é absurdo e merece o repúdio”

As atitudes, posições, atos, palavras e manifestações em geral do deputado Jair Bolsonaro – que não eram novidade, mas foram REALÇADAS a partir da participação dele em programa de televisão em rede nacional – repercutem fortemente. E podem, por que não, fazer com que seus pares dêem um basta a cada vez mais evidente falta de decoro do homofóbico e racista parlamentar.

Nesta quinta-feira, em Santa Maria, houve repercussão, por exemplo, no interior da UFSM. Quem conta isso, com informações adicionais da Agência Câmara de Notícias, é Mathias Rodrigues, estagiário da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. A foto (e a edição) é de Fritz R. Nunes. A seguir:

 “Alunos da UFSM repudiam racismo de deputado Bolsonaro

Um dos temas mais comentados dos últimos dias são as declarações racistas do deputado Jair Bolsonaro no programa CQC da TV Bandeirantes. Durante o programa, em resposta à cantora Preta Gil, que perguntou ao deputado o que ele faria se seu filho se apaixonasse por uma mulher negra, Bolsonaro respondeu: “Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu”.

O deputado garantiu não ser racista e alegou que entendeu errado a pergunta. Bolsonaro disse que achou que a cantora havia questionado o que ele faria se seu filho tivesse um relacionamento gay, e não se namorasse uma mulher negra.

O vice-presidente da SEDUFSM e membro do GT Etnia, Gênero e Classe, professor Julio Quevedo, repercutiu o caso em sala de aula. Quevedo criticou fortemente o deputado e os alunos também repudiaram a atitude de Bolsonaro.

“Discutimos isso na disciplina de História e Cultura Afro-brasileira, e a turma toda repudiou a atitude e as declarações do deputado Jair Bolsonaro. O que ele prega é um absurdo! Nós concordamos, durante a aula, com os deputados que querem entrar no Conselho de Ética da Câmara contra o Bolsonaro pelo crime de racismo. Racismo é crime por lei. Achamos também que o deputado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Boa tarde, se a LEI HOMOFOBICA, passa no Congresso Nacional. Como fica quem prega a PALAVRA DE DEUS, onde diz que Deus em Cristo condena o SODOMISMO e diz que efeminado não herderá o Reino dos Céus. Alguém, por favor me responda??? Será que vão querer calar a Bíblia Sagrada. Daqui há pouco os bandidos, drogados e outros também vão querer exigir seus direitos. E, quanto ao Bolsonaro sobre racismo tem que responder mesmo. E nao adianta me chama de FUNDAMENTALISTA.

  2. @Luiz
    Cobrar o prof. Quevedo, que não tem nada a ver com o Lula, sobre um episódio de mais de 10 anos atrás? Por favor, a pauta do momento é o fascista do sr. Bolsonaro, que já deveria ter sido cassado há muito tempo. Vir com essa conversa de que tinha que ter falado também da história desse diálogo (Lula X Marroni), isto sim é boçalidade.

  3. Sou de família miscigenada de negros e brancos, e isso para mim é muito natural, não faço da “negritude” uma bandeira.

    Racismo é boçalidade, é pequenez humana, tanto do branco contra o negro (o mais comum e odioso em relação ao nosso passado e presente) quanto do negro contra o branco (que existe também e só não vê quem não quer), pois a própria ciência confirma que não existe “raça” branca ou negra… existe raça humana.

    Bolsonaro representa um passado que graças a Deus está fadado a não se repetir. Pesa contra ele não só seu habitual comportamento irascível mas também a forte marcação do PT sobre ele, principalmente depois que destratou a então deputada Maria do Rosário no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
    Terá que arcar com o peso de sua afirmação e o “conjunto da obra” contra o partido que está no governo.

    Lendo sobre a afirmação do professor Quevedo lembrei de um diálogo ocorrido entre o então candidato Lula e o candidato a deputado gaúcho Fernando Marroni antes de um comício do PT em Pelotas:
    Lula: Pelotas é cidade-pólo né?
    Marroni: Claro!
    Lula: Exportadora de viado… rs…
    Marroni: 320 mil habitantes… Tudo Lula-lá…

    Pergunta:
    Discriminação por gênero não é crime?
    Generalização de gênero para toda uma população de 320 mil habitantes não é crime?
    O professor Quevedo também levou este assunto à discussão em sua aula?

    Se não levou, então significa que atua com dois pesos e duas medidas, que foi oportunista e mal-intencionado, antes… agora… ou em ambos os casos.

  4. O senhor Bolsonaro sempre pensou assim. É daquele que ainda acham que a ditadura foi uma revolução a favor do Brasil. Parabéns quem combate esse tipo de pessoa preconceituosa e homofóbica. Personas como o senhor Bolsonaro não deveriam fazer parte de nossa cultura brasileira. Devem ser estirpados de nosso convívio pessoas que não tem como direito a igualdade entre os seres humanos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo