Artigos

Uma nova cara para Santa Maria – por Carlos Costabeber

Essa foi uma semana marcada por boas noticias para Santa Maria. De longe, a mais importante tratou da apresentação do projeto para a TRAVESSIA URBANA da cidade.

Esse é um sonho antigo, e que parecia inatingível. A cidade vem crescendo para o Sul, a partir da Av. Presidente Vargas, depois para a Av. Medianeira, e hoje, para a BR-158 – que na verdade, é uma rodovia que se transformou na mais nova “avenida” de Santa Maria.

Com a duplicação do trecho entre o trevo do Castelinho e a Ulbra, e com a construção de importantes obras de engenharia, resolveremos em parte o problema com o trânsito pesado que circula por aqui.

Claro que já existem perspectivas para a construção de um ENTORNO DA CIDADE, fazendo com que o tráfego de caminhões pesados ocorra por fora dos nossos limites urbanos. O exemplo de Caxias do Sul é bem visivel, pois lá existe uma bela rodovia, que desvia todo o fluxo de caminhões pesados, contornando a cidade.

Aliás, hoje é inadmissível o convívio, em áreas urbanas, do tráfego de carros leves com os grandes caminhões de carga. Ainda mais em Santa Maria, por ser a rota de escoamento da safra agrícola de toda a região missioneira.

Por isso a importância das lideranças locais, lideradas pelo Prefeito Cezar Schirmer e pelo Deputado Paulo Pimenta, e também pelos dois deputados estaduais, para que já se trabalhe fortemente no projeto de uma nova estrada que contorne Santa Maria.

Além dessa duplicação agora anunciada, teremos também a duplicação da Faixa Nova de Camobi, e a duplicação do trecho entre o Trevo da Uglione e o acesso à Estância do Minuano. É muita coisa !!!!!

Falta, nesse grande contexto de obras, a DUPLICAÇÃO DA FAIXA VELHA DE CAMOBI. Como é de responsabilidade do Estado, nossa missão é pressionar o Governador Tarso Genro e o Deputado Valdeci, a executarem essa obra. Como está, a Faixa Velha é um caos, com o asfalto em degradação, sem faixa de acostamento, sem iluminação, sem calçadas e carecendo de uma ciclovia. É um inferno para veículos e pedestres!!!

Mas tudo acabará dando certo !

Santa Maria vive um grande momento de revitalização, de crescimento, de afirmação. Nos transformamos num verdadeiro “canteiro de obras”, com investimentos se concretizando nas mais diversas áreas. Finalmente!!!!

E, para finalizar, nessa semana estará acontecendo no Rio de Janeiro, uma feira internacional na área de equipamentos e de serviços militares. E lá estarão presentes o Prefeito Cezar Schirmer e o Ministro Nelson Jobim, para sacramentarem a instalação em definitivo da fábrica de blindados KMW em Santa Maria – aproveitando a visita ao Brasil do Presidente Mundial da KMW. Esse será um passo importantíssimo para o nosso desenvolvimento industrial e tecnológico.

Vivemos, enfim, um grande momento ! Talvez o melhor da nossa história.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Só posso vir aqui e parabenizar o empresário Carlos Costabeber por seu excelente artigo.
    Devo lembrar que o CEO da KMW (Frank Haun) anunciou hoje, no Rio de Janeiro, que a empresa alemã FFG( Flensburg Fahrzeugbau) também se instalará em Santa Maria.

  2. Sim, é um novo momento. Enquanto que ainda restam uns resquícios do rancinsmo mal curado de alguns, a cidade começa a respirar a revitalização, o crescimento, a parceria, o ombro-a-ombro, independente de partidos e ideologias, todos em pról de Santa Maria. Sempre afirmo que esse tem que ser o mote da vez. O senhor Carlos Costabeber foi feliz em seu texto. Não há predileção por ninguém, há realização por Santa Maria. Por todos com todos. Quem quiser somar, some, quem quiser subtrair, suma.

  3. O schirnóquio não fez nada para a travessia urbana, foi o dep Pimenta e o forum das entidades empresariais que foram a Brasilia falar com Hideraldo no DNIT e com Estilac na Casa Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo