Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (35). Promotor João Marcos Adede y Castro: quase tudo que construiu foi em Santa Maria

Por MAIARA BERSCH (texto), com foto de arquivo pessoal

Adede y Castro: cidade propícia para construção de um grande futuro

“Mistura de cidade grande com o espírito de cidade pequena, em que as pessoas podem se conhecer”, é essa característica marcante de Santa Maria que o Promotor de Justiça e escritor, João Marcos Adede y Castro, mais gosta. Vindo de Sobradinho, a primeira vez que Adede morou em Santa Maria foi em 1975 para estudar. Após um período fora da cidade, o Promotor voltou em 1989 para assumir a 2ª Promotoria Criminal.

Hoje, Adede é titular da Promotoria de Defesa Comunitária e membro da Academia Santa-mariense de Letras, com 16 livros publicados. Como morador da cidade há mais de 20 anos, ele só ressalta coisas boas de Santa Maria. Considera a cidade agradável, com boas condições de vida para os habitantes, excelente para o comércio, para os meios de comunicação e também para a educação. “Eu seria muito ingrato se tivesse queixas de Santa Maria. Sendo um “estrangeiro” fui recebido e acolhido muito bem. Quase tudo que tenho e sou construí aqui”.  

Outro motivo pelo qual o promotor gosta da cidade, é o fato de que em Santa Maria nasceram os seus dois últimos filhos e também moram os outros três primeiros, segundo ele “trabalhando e vivendo felizes”. Questionado sobre sua paixão por Santa Maria, Adede não titubeia e afirma: “Por que não seria apaixonado pela cidade? Afinal, aqui fiz minha vida, minha família e meu futuro”.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo